09 janeiro 2020

Raidho!


A runa sagrada: Raidho!

Raidho, Raido ou Rad
Significado: Jornada a cavalo
Número: 5
Correspondência fonética: R
Palavras chave: notícia recebida ou transmitida, viagem, reunião espiritual, mudança, união.
Invertida: Má notícia, desunião, ruptura, decepção.
Esta runa geralmente indica que os planos de viagem serão concretizados e os planos de viagens já empreendidos serão bem sucedidos.
Indica ainda umperíodo propício a negociações e debates (pela ligação de Mercúrio – viagem – com a palavra falada).
Significando „jornada a cavalo‟ tem tudo a ver com deslocações, mudanças, viagens, comunicações e por vezes encontros por poder indicar dois seres irem ao encontro um do outro.
Pode significar não só viagem, como mudança (mudança de profissão, de lugar o ucaminho espiritual).
Pode indicar uma viagem física ou um acontecimento na jornada espiritual, podendo significar a união racional do “acima” e “abaixo”, céu e terra ou simplesmente justiça.
Para meditar: Uma comunicação incorreta pode dar-lhe as respostas erradas que deseja.
Seja paciente, pois a ordem, racionalidade e justiça voltarão.
RAIDHO Invertida
Nesta posição, a runa anuncia uma má notícia, decepção ou desilusão.
Alerta contra uma reunião que não se realizará como previsto ou pode indicar que uma viagem ou reunião não se realizará ou sofrerá numerosos obstáculos pelo caminho.
Raidho, Rad ou Reid é a runa do carro, representando o carro de Thor, que percorre os céus em sua patrulha diária. Raidho também significa roda e, por extensão, qualquer círculo. Tendo isto em mente podemos entender o significado dos versos rúnicos:
É fácil para um herói manter-se na sela no saguão seguro.
Muito mais difícil é cavalgar em disparada
E permanecer firme nas longas caminhadas
Tradução livre de Mirella Faur
Era comum os vikings se reunirem para contar façanhas de uma batalha, e, como acontece hoje em dia, quem contava exagerava seus feitos e às vezes mentia descaradamente. Por isso a advertência: ficar sentado e contar histórias de heroísmo é mais fácil do que cavalgar de verdade e enfrentar as agruras de uma campanha.
O carro puxado por cavalos ou outros animais aparece em várias mitologias, como o carro de Apolo, o próprio carro de Thor, O Carro do Tarot, a diligência nos filmes de Western e Ben Hur e sua corrida de bigas. Em comum nestas histórias está a firmeza de propósito e a necessidade de controle. O carro hoje em dia ganhou motor, mas o simbolismo permanece nas corridas de Fórmula 1 em filmes como Velozes e Furiosos.
Pode-se pensar neste arquétipo como tipicamente masculino, porém pode (e deve) ser vivenciado pelas mulheres, como vemos neste cartaz do início do século XX, de um espetáculo de reconstrução história das corridas de biga pode-se perceber que o cavaleiro de uniforme azul é claramente uma mulher.
No arquétipo o Carro o simbolismo permanece, mas ele está colocado como necessidade de controle. Escolhemos para mostrar o Tarot Suíço do final do século XIX, pois ele deixa explicita esta condição. Nele vemos um rei num balcão apreciando uma provável corrida. Logo abaixo dele, abra-se uma porta e, saindo dela, vemos um carro puxado por cavalos onde cada um puxa para um lado e não há condutor no carro.
Meditação
O tema para meditação será a mudança de uma atitude passiva diante da vida para uma atitude ativa.
Feche os olhos. Relaxe seguindo seu método de relaxamento preferido.
Feche os olhos. Imagine que está numa carruagem. Você está tranquilo, cavalos seguem sozinho por caminho que já conhecem e você pode relaxar o controle do carro.
No início sente o prazer da jornada. Entretanto percebe que o cavalos começam a acelerar. Algo deve tê-los assutado!
Você está com dificuldade de pegar as rédeas e percebe que a estrada está indo para uma bifurcação.
Pela atitude dos cavalos, você percebe que cada escolheu uma direção diferente para seguir e isso poderá provocar um acidente.
Com algum esforço você consegue pegar as rédias, mas não há tempo para frear.
Você escolhe uma das direções e assume o controle para qua ambops os cavalos sigam na mesma direção.
Pronto você está aliviado. Aos poucos consegue diminuir a velocidade e parar.
Abra os olhos.
Pontos a observar:
O que sentiu quando os cavalos dispararam?
Diante da bifurcação, e da eminência de um acidente, o que você sentiu?
Ao assumir o controle você escolheu qual direção a seguir?
Uma vez assumido o controle, você continuaria o passeio, ou voltaria pra casa?
Em geral, as pessoas sente primeiro surpresa, depois medo e senso de urgência.
Para a maioria das pessoas, quem escolhe o lado esquerdo é mais intuitivo, e quem escolhe o lado direito, mais racional.
Quem continua o passeio tem uma postura mais descontraída diante da vida. Para quem volta, a cautela é mais importante que o prazer.
A Viagem
Pronúncia: ráido
Nomes Alternativos: rad, rit, radh, reid, reda, rait, rat, raidha
Significados Tradicionais: carruagem, deslocamento, jornada
Palavras-Chave: medida, controle e direção, equilíbrio e ritmo, desenvolvimento cíclico, julgamento equilibrado
Usos Práticos: favorável para expandir a atenção, ganhar acesso à sabedoria interior, ficar afinado com os próprios ritmos pessoais, fazer julgamentos equilibrados, ver as coisas em sua perspectiva adequada
Usos Mágicos: para proteção dos viajantes, facilitar ou provocar mudanças, religar
Desafio: tome controle de sua própria vida para que assim possa governar sua direção

Correspondências:
Fonema: R
Regência Planetária: Mercúrio e Nódulo Norte
Pedra: Crisópraso
Flor: Boca-de-Dragão
Árvore: Carvalho
Número: 4
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Preto
Mitos e Deidades: Thor, a Jornada de Sigurd
Tarô: Mundo
Período do Dia: das 10 às 11 hs
Significados Gerais e Simbólicos:
RAIDO diz respeito à conexão entre dois lados, à aproximação de dois elementos. É movimento e direção, sem a qual não se saberia onde se está. Já que implica em movimento de um lugar para outro, pode significar uma visita aos amigos, férias, ou qualquer peregrinação com algum evento comemorativo como ápice. Algumas vezes, essa runa expressa uma viagem segura e agradável, sem atrasos, acidentes ou frustrações, e, ao invés de amigos e celebração na chegada, pode indicar uma jovial companhia, ou companhias.
Em tempos remotos, o único modo de uma mensagem ser despachada era por escrito, ou através da palavra oral, se o remetente não soubesse escrever. Portanto, assim como o seu significado ativo é “sair em viagem”, RAIDO possui o significado passivo de “receber uma mensagem”. Hoje em dia, temos muitas maneiras pelas quais as notícias podem nos chegar, e RAIDO pode significar quaisquer delas: telefone, telegrama, carta — a mensagem pode não ser dada face a face, apesar de ser mandada verbalmente. O meio de comunicação moderno que melhor responde a essa descrição é o telefone; então, no presente, RAIDO enuncia, no mais das vezes, uma mensagem telefônica, quando significando recebimento de notícias. Essa mensagem pode ser inesperada ou súbita. Tanto a notícia pode ser inesperada, como vir em um momento inesperado.
RAIDO pode ainda apontar que o período é bom para iniciar debates ou negociações. Nesse contexto, em todas as questões relativas a diferença de opinião, o aparecimento de desta runa em um lançamento rúnico sugere que, apesar de ter de existir concessões de ambas as partes, uma solução satisfatória e mutuamente benéfica pode ser obtida.
Pode se estender a ideia de movimento, intrínseca a essa runa, para cobrir qualquer forma de ação. RAIDO pode, portanto, simbolizar que qualquer ação contemplada no momento deve ser executada agora, pois essa runa é um augúrio afortunado, indicando que se pode prosseguir confiante com seus esquemas. Pode ainda significar que se passa por um período propício a todas as formas de pensamento lógico: tática, estratégia, e a formulação e revisão de planos em geral.
Além dos mensageiros ou buscadores de notícias, outros viajantes nos tempos antigos incluíam negociantes e comerciantes, e devido a essa associação com o comércio, RAIDO geralmente é sinal de que o momento é bom tanto para comprar, como para vender, dependendo das circunstâncias. Pode pressagiar uma viagem de negócios — especialmente quando emparelhada com outras runas de negócios ou runas de dinheiro.
Com runas adversas, RAIDO às vezes menciona uma situação ambivalente e ambígua. Pode ser um aviso para que não se espere muito das palavras ditas pelos outros, e que mesmo as palavras escritas podem ser falsas. É necessário ler documentos e contratos, prestando atenção particular às proverbiais “letras miúdas”, e deve assegurar-se de que as palavras significam exatamente aquilo que se está entendendo. Provavelmente, outras runas no lançamento revelarão onde mora o perigo; por exemplo, com PERTH reversa, ela designa rompimento de compromisso; com ALGIZ reversa, há a possibilidade de se ser passado para trás.
RAIDO pode também indicar que se têm duas escolhas de mesma importância em certo curso de ação, onde ambas as propostas parecem igualmente convidativas e não se consegue decidir qual delas escolher. Isso pode se relacionar a uma escolha entre dois amores, ou empregos, ou duas oportunidades de carreira, onde todas as opções parecem boas.
Essa runa pode ocasionalmente referir-se a educação formal, estudos, exames, ou ensinamentos. Mas isso é muito mais um sentido auxiliar, que usualmente se aplica somente quando RAIDO se encontra emparelhada com ASS, quando ela reforça o simbolismo desta. Algumas vezes, então, se reportará ao seu sentido primário de viagem, implicando que será necessário para o estudante em perspectiva abandonar o lar para frequentar uma universidade, um colégio ou uma escola.
Significado Reverso:
Essa runa reversa chama a atenção para a necessidade de se fazer uma viagem numa época imprópria, ou por uma razão inconveniente. Normalmente significa uma viagem súbita para visitar um parente ou amigo doente. Alternativamente, RAIDO reversa pode querer dizer que parentes ou amigos podem decidir prestar uma visita em tempo inoportuno.
Para o viajante, pode denotar dificuldades em trânsito: atrasos, transtornos, quebras, conexões perdidas, perda de direção, perda ou troca de bagagem — enfim, quaisquer problemas que podem acometer a um viajante atualmente.
Não importa qual área inquirida, RAIDO reversa mostra as intenções sendo arruinadas. Não importa quão bem fundamentados os planos estejam, alguma contingência imprevista os estragará.
A intransigência faz com que as negociações se interrompam. Ou argumentos que ocorrem porque cada parte quer impor seu ponto de vista sem qualquer consideração pelas outras pessoas envolvidas.
Em consequência, tende-se a ser um perdedor nas transações comerciais, às vezes através de fraude deliberada, outras vezes por não se assumir uma atitude profissional condizente.
Que sejam prósperos.
Raffi Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário