OS PRETOS VELHOS
O Preto-Velho é uma entidade cultuada nas religiões
afro-brasileiras, sendo espíritos de velhos africanos (homens e mulheres) que
viveram nas senzalas maioritariamente como escravos e morreram de velhice.
Na Umbanda estas entidades apresentam-se estereotipadas:
são anciãos negros, com o cachimbo na mão, grandes sábios, conhecedores da
ervas e sua manipulação, bem como da magia divina.
No Cadomblé, são considerados Eguns (almas
desencarnadas).
Na Umbanda, os Pretos-Velhos são homenageados no dia 13
de Maio, dia da abolição da escravatura, dia em que foi assinada a Lei Áurea.
O Preto-Velho é fruto de circunstâncias únicas que
existiram no Brasil, sendo a mais carismática entidade dos terreiros de
Umbanda.
Os escravos eram trazidos de África para o Brasil, e após
a sua chegada pouco tempo sobreviviam. As árduas condições de vida, má
alimentação, muito trabalho, falta de salubridade, resultavam numa média de
vida de sete anos. Alguns conseguem sobreviver e alcançar uma idade avançada, e
assim surge a figura deste escravo “Preto-Velho”, que personifica o patriarca
da raça, com cabelos brancos, experiência de vida e uma enorme sapiência. O
“Preto-Velho” é então o sábio que deve ser consultado, o sábio que deve ser
ouvido, é aquele a quem se recorre quando se procura um conselho e uma
orientação.
O Preto-Velho é uma entidade marcada pela tolerância,
pela caridade e simplicidade, pelo amor ao seu semelhante.
OS PRETOS-VELHOS NOS TRABALHOS ESPIRITUAIS DE UMBANDA:
Nos trabalhos espirituais os médiuns incorporam entidades
com diversos níveis de evolução, níveis evolutivos esses que se dividem em 3:
AS CRIANÇAS:
São chamadas de eres ou ibejis.
Representam a pureza e a inocência.
OS CABOCLOS:
Nestes incluem-se os boiadeiros, caboclos e caboclas.
Representam a força e a coragem. Apresentam a forma de um adulto.
OS PRETOS VELHOS:
Nestes se incluem os tios e tias, pais e mães, avôs
e avós, todos na sua forma idosa, que representa o conhecimento e sabedoria, a
fé.
NOMES DE ALGUNS PRETOS-VELHOS:
Os Pretos-Velhos podem apresentar-se como Tio, Tia, Pai,
Mãe, Avó, Avô, no entanto são todos Pretos-Velhos, sendo que, os que são
tratados por vovô ou vó são os mais velhos.
Os Pretos-Velhos apresentam-se com nomes que permitem
identificar a sua nação de origem, tal como acontecia na época da escravidão
(ex. Guiné, Moçambique…), seu orixá regente, evidenciando a sua actuação
propriamente dita. Assim temos:
- Aruanda:
Ex. Pai Francisco de Aruanda.
Aruanda significa “céu”. Refere-se a Pretos-Velhos
activos na linha de Oxalá.
- Calunga, Cemitério ou das Almas:
Ex: Pai Francisco da Calunga, Pai Francisco do Cemitério
ou Pai Francisco das Almas.
Refere-se a Pretos-Velhos ativos na linha de
Omulu/Obaluayê.
- Congo:
Ex. Pai Francisco do Congo.
Refere-se a Pretos-Velhos ativos na linha de Iansã.
- D’Angola:
Ex. Pai Francisco D’Angola.
Refere-se a Pretos-Velhos ativos na linha de Ogum.
- Matas:
Ex: Pai Francisco das Matas.
Refere-se a Pretos-Velhos ativos na linha de Oxóssi.
Os Pretos-Velhos masculinos, nomeadamente são:
Pai João, Pai Joaquim de Angola, Pai José de
Angola, Pai Francisco, Pai Jacó, Pai Benedito, Pai Anastácio, Pai Jorge, Pai
Luís, Pai Maneco, Pai Mané, Pai António, Pai Cipriano, Pai Roberto,
Pai Tomás, Pai Guiné, Pai Jobim, Velho Liberato…
Os Pretos-Velhos femininos, nomeadamente são:
Maria Conga, Vó Catarina, Mãe Maria, Mãe Cambina; Mãe
Sete Serras, Mãe Cristina, Mãe Mariana, Mãe Cambinda, Vó Cecília, Vó Quitéria,
Vó Ana….
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