11 dezembro 2014

Ganesha, o Deus elefante

Ganesha, o Deus elefante



      Primeiramente não conheço muito os deuses Hindus, mas vou escrever sobre o aprendi sobre ele.
     Ganesha dizem ser o primogênito de Shiva e Parvati, embora tenha a ideia dele ser um semideus, mas dependendo da história. Como deus da renovação (destruir para criar algo totalmente novo), Senhor de todos os seres, símbolo de sabedoria, das experiências e do intelecto.
     O que me chama atenção a este deus benevolente que é muito invocado já que é o Deus da Fortuna, é a rica simbologia empregada no seu corpo, vou listá-la em tópicos:
  - As “marcas”, que se assemelham a um “tridente” em sua testa simboliza o paraíso, a terra e a região iferior, formando as três dimenções ou até mesmo o passado, presente e o futuro;
  - Seus olhos enxergam além da dualidade do espírito de um Deus em cada um;
  - Sua tromba indica capacidade intelectual, e a capacidade facultativa de discriminar o irreal do real;
  - Suas presas (uma sendo quebrada), representa a a dualidade do Yin e Yang, e de “quebrar” as ilusões, a presa “inteira” do Senhor Ganesha indica que devemos ter determinação intelectual, por isso ele é chamado de "Ekadantha," que significa "Ele que tem apenas uma presa";
  - As orelhas simboliza o conhecimento e a capacidade de escutar o outro semelhante que pede ajuda e refletir sobre as verdades espirituais;
  - A cabeça de elefante simboliza a fidelidade, o conhecimento e a força dricriminativa;
  - A “grande barriga” simboliza “absorver” os males do Universo e protegê-lo;
  - Os quatro braços representa os atributos do ser, a mente, o intelecto, o ego e conhecomento, na sua mão direita (acima), carrega uma machadinha, que decepa os apegos do mundo material; na outra (abaixo), o sinal do OM, que abençoa com prosperidade e destemor; na mão esquerda (acima), o laço significa a fertilidade, a própria natureza; na outra (abaixo), gadu, um doce feito de grão-de-bico com açúcar granulado ou doce-de-leite com arroz, que representa a satisfação e a plenitude do conhecimento.
 Seu animal é o Rato (Mushika ou Akhu), é também o seu veículo divino que representa a sabedoria, talento e inteligência. E a investigação a fundo de um assunto difícil. Um rato vive na clandestinidade dos esgotos. Então ele é também um símbolo da ignorância que é dominante nas trevas e que teme a luz do conhecimento. Como veículo do Senhor Ganesha, o rato nos ensina a estar sempre alerta e iluminar nosso eu interior com a luz do conhecimento. Uma curiosidade, Ganesha e Mushika amam modaka, que é um doce tradicionalmente oferecido para os dois durante cerimônias de adoração.

Ritual para Ganesha

   Materiais para o ritual:
- 1 imagem ou gravura representando Ganesha;
- 1 vela amarela e 1 vela vermelha;
- 1 incenso de sândalo;
- ½ xícara de arroz cozido em água;
- 1 pequeno pedaço de papel e lápis;
- flores coloridas frescas.

Sequência:
- mostre as flores e o arroz (colocado num pires branco) para a figura ou estátua de Ganesha;
- acenda o incenso de sândalo e coloque-o num incensário;
- curve-se diante da estatua com as mãos unidas, com as pontas dos dedos tocando sua testa.
- diga: "Regozijem-se, pois esta é a época de Ganesha! Senhor dos obstáculos vem a galope para seu festival. Com sua ajuda posso obter sucesso completo. Eu o saúdo, Ganesha. Todos os obstáculos de minha vida serão removidos. Eu me regozijo com sua presença, Ganesha. Boa sorte e novos recomeços se derramam sobre mim. Eu o louvo, Ganesha. Eu me regozijo, pois a boa sorte e as mudanças se aproximam!"
- acenda as velas amarela e vermelha, colocando cada uma num castiçal ao lado da imagem;
- pense e sinta, no seu coração, seus obstáculos, dizendo-os a Ganesha;
- ouça com atenção e fé as sugestões para um novo caminho a seguir (perceba, neste momento, se você é o criador desses obstáculos);
- escreva no papel, a lápis, o que você deseja atingir e coloque o papel embaixo da imagem;
- diga: "Deus risonho da criatividade, divindade amorosa e cuidadosa, com prosperidade, paz e sucesso, abençoe minha vida, é o que peço. Vire a roda da vida, para que a mudança positiva possa ser sentida."
- curve-se novamente diante da imagem com a ponta dos dedos tocando a testa;
- apague as velas;
- repita o ritual por mais dois dias;
- no último dia deixe as velas queimarem até o fim;
- deixe a estátua e o papel onde estão por mais três dias;
- seus desejos só precisam ser escritos uma vez.


Este ritual, na verdade, tem a duração de uma semana. E no final da semana, quando acabar seu ritual, junte todas as oferendas e coloque-as num jardim florido, inclusive os eventuais restos de velas. Queime seu papel e sopre as cinzas ao vento. Guarde a imagem no seu altar para ser usada em outros rituais a Ganesha.

Christopher Gray

2 comentários:

  1. Christopher Gray, muito legal, amei o Deus Ganesha!!! Que ele abra ps caminhos de todos nós.
    Que assim seja!!! E assim será !!!

    ResponderExcluir