30 julho 2019

A deusa da fartura e plenitude: Fulla!


A deusa da fartura e plenitude: Fulla!


Na mitologia nórdica, Fulla é uma deusa de cabelos loiros, uma das servas e muito provavelmente irmã de Frigga, que cuida de sua caixa mágica. Pode ser que seja uma das Asynjor (termo feminino para Aesir) Na mitologia nórdica, Fulla é uma deusa de cabelos loiros, uma das servas e muito provavelmente irmã de Frigga, que cuida de sua caixa mágica. Pode ser que seja uma das Asynjor.
a deusa escandinava da Terra e da abundância, cujo nome originou a palavra inglesa “full” (cheio). Considerada equivalente da Deusa Celta Habonde e da Deusa Romana Abundita, Fulla era descrita como uma mulher linda e robusta, com cabelos louros presos por uma tiara de ouro e carregando um cofre com riquezas da terra.
” Se quiseres tentar desvendar os Mistérios do Universo reservados a ti, desenha ou constrói para ti uma pequena caixa.
Dentro dela descreves todas as tuas habilidades que te são naturais. Depois escreves também, tudo que te é mais precioso nesta Vida: tua Saúde, teus filhos, teu Amor, Riquezas do Espírito e Materiais. E guarde-as como seu tesouro, para que os Deuses e Deusas possam todas as Auroras abençoar.”
Fulla é considerada a guardiã dos “Mistérios Femininos”. A mulher pode pedir a ela que, da mesma maneira que abre o cofre de Frigga, ajude-a a ter acesso a seu tesouro oculto, revelando todo seu potencial inato. Para invocar o poder de Fulla, deve-se antes refletir sobre o que se deseja descobrir ou revelar e qual a ajuda ou orientação específica que se deseja receber dela.
ELEMENTOS: terra, metais
ANIMAIS TOTÊMICOS: lebre, esquilo, vaca
CORES: verde, dourado, prateado
ÁRVORES: frutíferas
PLANTAS: jacinto, mil-folhas, rododendro
PEDRAS: pedra-da-lua, jade, pedra-do-sol
DATAS DE CELEBRAÇÃO: 06/08, 31/12
SÍMBOLOS: joias, pedras preciosas, ouro, cofre com moedas, cornucópia, lua cheia, potes com mantimentos, vasilhas cheias, colheita, caixa de música, caixa de joias.
RITUAIS: para atrair abundância e realizar suas aspirações materiais; para revelações e orientações; para desenvolver o potencial inato e latente.
PALAVRA-CHAVE: abundância (interna e externa)
RUNAS: feoh, jera, perdhro, berkana
Fulla é a Deusa Virgem Nórdica da Abundância, também era a Guardiã das joias da Poderosa Deusa Frigga, a Deusa do Amor.
A Caixa de Frigga segundo as Antigas Lendas, guardaria todos os Mistérios da Mulher.
Fulla neste contexto representaria a única Deusa de total confiança de Frigga, que por sua Pureza de Alma seria a única criatura capaz de abrir a Caixa Mágica de Frigga respeitando e preservando em segurança os Mistérios e Tesouros jamais revelados a nenhum Mortal.
Para aqueles que desejarem a interseção de Fulla, a linda Deusa Nórdica da Abundância lhes envia a seguinte Mensagem:
" Se quiseres tentar desvendar os Mistérios do Universo reservados a ti, desenha ou constrói para ti uma pequena caixa.
Dentro dela descreves todas as tuas habilidades que te são naturais. Depois escreves também, tudo que te é mais precioso nesta Vida: tua Saúde, teus filhos, teu Amor, Riquezas do Espírito e Materiais.
Feito isto guarda está tua preciosa caixinha em um local onde ninguém possa vê-la exceto ti mesmo (a).
E lembra : Se desejares do fundo de tua Alma pedires meu auxílio em alguma necessidade, pedes com Fé e respeito e que Digno seja teu propósito, pois assim não me furtarei em te ajudar de pronto, porém sempre que desejares meus favores não te esqueças de levar contigo tua Caixa Mágica, nela estão guardados os Mistérios e Tesouros que nesta Vida a ti estão reservados e que eu Fulla, Deusa da Abundância humildemente te ajudarei a compreender e conquistar ! "
Fulla era uma deusa misteriosa, citada em algumas fontes como sendo irmã de Frigga, guardiã do seu baú com tesouros. Essas riquezas eram tanto materiais, quanto mentais e espirituais, a sua abundância representando os dons ocultos ou não desenvolvidos. Em outras fontes é descrita como irmã de Eir, auxiliando-a nas práticas curativas. Como seu nome equivalia a “cheio”, supõe-se que Fulla representasse a lua cheia, enquanto Bil era associada à fase crescente e Hel à luz minguante e negra. Seu arquétipo permaneceu na literatura medieval e nos contos populares como “a fada das riquezas” ou a deusa Habondia ou Abundia, cultuada pelas bruxas europeias como a padroeira da prosperidade.
Fulla era descrita como uma linda jovem, com longos cabelos dourados e soltos, tendo na cabeça uma tiara de ouro; os cabelos soltos eram típicos das moças solteiras na antiga sociedade nórdica, enquanto a tiara era um sinal de nobreza.
A principal função de Fulla era de companheira, conselheira e confidente de Frigga, guardiã das bênçãos de fertilidade e prosperidade, simbolizadas pelos tesouros do baú. Dizia-se também que ela cuidava dos sapatos de Frigga, outro símbolo de fertilidade, riqueza e prestígio, além de indicar viagens e o papel de mensageira, que era assumido às vezes por Fulla além da deusa Gna. A presença de Fulla nos encontros e concílios dos deuses confirmava a sua posição de destaque e a sua participação em certas decisões. No mito de Baldur, é mencionado um anel de ouro que a deusa Nanna enviou do reino de Hel para Fulla, reforçando o aspecto de abundância da terra fertilizada pelas riquezas contidas no seu escuro ventre.
Fulla representava as qualidades de lealdade, apoio, generosidade, amizade e irmandade entre mulheres, que sabiam preservar seus segredos e se apoiavam mutuamente nos momentos difíceis, complementando assim as qualidades maternais de Frigga. Ela personifica o lado jovem e alegre de cada mulher, mesmo quando sobrecarregada pelos deveres maternais, familiares e profissionais, que não anulam a personalidade original, mesmo obscurecendo-a às vezes e que se manifestam nos momentos de alegria, celebração e prazer.
Fulla era considerada a “guardiã dos mistérios femininos”, que permitia e auxiliava as mulheres a terem acesso a seus tesouros ocultos, resgatando e expressando assim seu potencial inato. Ela também favorecia a prosperidade e o bem-estar familiar e, quando invocada, sua energia estava presente nos mantimentos das despensas, nos estábulos e granários, nos pomares e terras cultivadas, nos recursos familiares, nas joias e bens de cada mulher, sendo honrada como guardiã e protetora de todas as mulheres.
No seu papel de confidente e hábil estrategista, Fulla era vista como uma boa conselheira em vários assuntos, principalmente os que requeriam sutileza e perspicácia, atuando também como uma emissária que intercedia para obter a ajuda de Frigga nos assuntos ligados à família, lar, bens e bem-estar. Nos Eddas menciona-se que Fulla partilhava dos segredos de Frigga, agindo como colaboradora nos seus planos e, muitas vezes, como sua conselheira ou mensageira.
Que sejam prósperos.
Raffi Souza.