19 março 2019

As Zorya!


As Zorya!


Na mitologia eslava, as Zorya (Zora, Zarja, Zory, Zore, Zvezda, Zwezda, Danica) são as duas deusas guardiãs, conhecidas como Auroras. Elas guardam e vigiam o cão do dia do juízo final, Simargl, que está acorrentado à estrela Polaris na constelação Ursa Menor. Se a corrente se quebrar, o cão vai devorar a constelação e o universo vai acabar. As Zorya representam a Estrela da Manhã e a Estrela da Noite.
As Zorya servem ao deus sol Dažbog, que em alguns mitos é descrito como seu pai. Zorya Utrennyaya, a Estrela da Manhã, abre as portas de seu palácio todas as manhãs para a partida da carruagem do sol. Ao anoitecer, Zorya Vechernjaja - Estrela da Noite - fecha os portões do palácio mais uma vez após seu retorno.
Estrela da Manhã
A estrela da manhã é Zorya Utrennjaja (do russo utro, que significa "manhã", também conhecido como Zvijezda Danica, Zvezda Danica, Zvezda Dennitsa, Zwezda Dnieca, Zvezda Zornitsa, Gwiazda Poranna, Rannia Zoria, Zornica, Zornička), que abre as portas de Dažbog cada manhã de modo que o sol possa começar sua viagem. É uma patrona dos cavalos, da proteção, do exorcismo, e do planeta Vênus, e os Slavos rezam a ela cada manhã quando o sol se levanta.
Há relatos conflitantes sobre sua situação conjugal. Em alguns mitos, ela é descrita como a esposa de Perunú e acompanharia seu marido nas batalhas. Neste papel ela era conhecida por proteger os guerreiros diante a morte, baixando o seu véu. Em outros relatos, tanto ela quanto Zorya Vechernjaja eram esposas da versão masculina de Myesyats, o deus da lua, e por ele carregava todas as estrelas. No entanto, alguns têm as Zorya como deusas virgens, ao descrever Myesyats como uma deusa lua feminina não relacionada.
Estrela da Noite
A estrela da noite é Zorya Vechernjaja (do russo vecher, significando a "noite", igualmente conhecido como Večernja Zvijezda, Večernja Zvezda, Zvezda Vechernaya, Zorya Vechernyaya, Zwezda Wieczoniaia, Zwezda Wieczernica, Zvezda Vechernitsa, Gwiazda Wieczorna, Vechirnia Zoria, Večernjača, Večernica), que fecha os portões do palácio ao anoitecer, depois do pôr-do-sol e do regresso de Dažbog. Ela era associada com o planeta Vênus ou Mercúrio. Alguns mitos descreveram tanto ela como sua irmã Zorya Utrennyaya como as esposas do deus da lua Myesyats e mães das estrelas, mas outros relatos lançam as Zorya como deusas virgens.
Atribuições: Proteção, morte, renascimento, sabedoria, misticismo, magia.
Símbolo: Estrelas, carruagens, cavalos.
Local: Rússia
A mitologia eslava conta que três Deusas (às vezes apenas duas) protegem o universo contra o juízo final. Elas são as Zorya (ou Zarya, Zvezda ou Zwezda), conhecidas também como Auroras.
As três Deusas servem o Deus Sol Dažbog, seu pai.
A Zorya da estrela matinal chama-se Utrennyaya (“manhã” em russo), é ela quem abre todas as manhãs o portão do céu para que a carruagem do sol ilumine o mundo. Representada como uma guerreira armada e corajosa, é patrona dos cavalos e associada com o planeta Vênus. Ela é invocada para proteção contra a morte em batalha.
A Zorya da estrela vespertina chama-se Vechernyaya (“noite” em russo), e é a responsável por fechar o portão do céu quando o sol se recolhe. Associada com o planeta Mercúrio, também é representada como uma Deusa guerreira, porém serena.
A Zorya da estrela da meia noite chama-se Polunochnaya (“meia noite” em russo), mas algumas lendas a omitem, afirmando a existência das outras duas Auroras somente. A aparência dessa Deusa é um mistério e dizem que o Sol morre todas as noites em seus braços e renasce ao amanhecer. Ela é uma divindade de morte, renascimento, misticismo, magia e sabedoria.
Devido à sua natureza, as Zorya com frequência são associadas à Deusa Tríplice, com as Auroras da Manhã, Tarde e Noite representando a Donzela, a Mãe e a Anciã, respectivamente.
O juízo final
Para o povo eslavo, as Zorya tem um dever acima dos outros: As três Deusas seguram o cão do apocalipse, Simargl, que fica acorrentado à estrela Polaris, da Ursa menor.
Se a corrente se quebrar ou soltar, o cão devorará a constelação e o mundo como o conhecemos.
As Zorya na cultura pop
Em Deuses Americanos, livro de Neil Gaiman adaptado em série em 2017, as Zorya aparecem como três irmãs.
Os protagonistas, Shadow Moon e Sr. Quarta-Feira, são recebidos em seu apartamento localizado em Chicago. O local é humilde e já viu dias melhores, como o próprio Quarta-Feira diz à Zorya Vechernyaya, que, segundo ele, estava acostumada a ser idolatrada em outros tempos.
As três tomam turnos para vigiar o céu constantemente, impedindo que o cão do dia do julgamento, Simargl, fuja. Ele está preso à estrela Polaris da constelação da Ursa Menor, e caso seja liberto, devorará o mundo.
Elas moram com o Deus Czernobog, divindade eslava da escuridão.
Essas entidades fazem parte dos velhos Deuses, trazidos à América pelos imigrantes que os adoravam.
As Zorya - Deuses Americanos
As Zorya são Deusas presentes no Tarot da Deusa. A carta número XIX, As Zorya, representa o Sol.
Na mitologia russa, as três Zoryas são as Deusas servas do Deus Sol. Assim como traz calor e luz ao mundo, o Sol representa o brilho do intelecto, da criatividade e da fertilidade.
Zaria ou Zoria é a deusa da beleza na mitologia eslava. Uma deusa outrora popular, também associada com a manhã, Zaria foi conhecida por seus devotos como "a noiva celeste". Era saudada na aurora como "a mais brilhante solteira, pura, sublime, honrosa". Era também conhecida como uma sacerdotisa da água que protegia guerreiros.
Zarya (заря) é a palavra russa para o "nascer do sol", ou "estrela da manhã".
Celebração eslava  de Zorya ou Zarya, a deusa tríplice  das estrelas. Às vezes, Zorya pode ser descrita como três irmãs: Zorya Utrennyaya, a deusa da estrela matutina; Zorya Vechernyaya, a deusa da estrela Vespertina e Zorya, a deusa da meia-noite. Elas são guardiãs do mundo e cuidam para que o cão preso à constelação  de Ursa Menor não quebre
sua corrente, o que poderia acabar com o mundo. As Zoryas também têm seu aspecto guerreiro, como Amazonas, protegendo seus afilhados, escondendo-os no campo de batalha com um espesso véu de neblina.
Ritual do Dia:  Oração pela Saúde -
Amados Senhor e Senhora,
Deus e Deusa da criação.
Peço que sua divina luz de cura restaure e tome conte de mim.
Peço que seu divino espírito de cura restaure e tome conte de mim.
Peço que seu divino amor e graça  restaurem e tomem conta de mim.
Peço isso em nome do Senhor e da Senhora.
Abençoados  sejam o Deus e a Deusa.
texto e fonte: http://www.luzemhisterio.com.br
Zorya é a Deusa tríplice do céu estrelado. Em todas as suas manifestações. Zorya surge como guardiã do mundo e da humanidade.
Hoje celebra-se a Deusa Tríplice das Estrelas, Zorya, venerada na Rússia. Pode ser descrita como as três irmãs: a Zorya da estrela da Manhã, a da estrela da Tarde e a da estrela da Meia-noite.
A da estrela da Manhã abre os portões do Céu para a carruagem com o deus Sol passar. Ela vem montada num cavalo e vestida como um bravo guerreiro.
A estrela da Tarde abre as portas do Céu quando o Sol retorna.
E é nos braços da estrela da Meia-noite que o Sol morre todos os dias antes de ser lançado de volta à vida para ela.
São como guardiãs do mundo e cuidam para que o cão preso à Constelação da Ursa Menor, não quebre sua corrente e devore as estrelas. Se ele se soltar pode acabar com o universo, acontecendo o Juízo Final.
Zorya é uma deusa associada com a morte, o renascimento, a magia e a sabedoria.
Na mitologia eslava, também é a Deusa da Aurora, uma grande guerreira que nasceu armada para dissipar as forças da noite.
Geralmente as deusas guerreiras são representadas vestindo uma armadura flamejante ou coberta de ouro, prata e joias. 
Um dia ótimo, portanto, para realizar um feitiço de proteção astral. Acenda uma vela de cor azul e concentre-se em sua chama. Imagine que a luz que ela irradia vem de uma estrela distante, Zorya. Peça à Deusa que ilumine seu caminho e cubra-o com sua poderosa proteção.

Que sejam prósperos.
Raffi Souza.