18 novembro 2015

Os Deuses Gregos dos sonhos

Os Deuses do Sonho Grego: Oneiros!

Hipnos (do grego Ὕπνος, Hýpnos, “sono”) era a personificação do sono; seu equivalente romano era conhecido como Somnus (Sono) ou Sopor. Segundo a Teogonia de Hesíodo, era filho de Nix, sem pai; segundo o pseudo-Higino, era filho de Érebo e Nix. Em qualquer dos casos, é irmão gêmeo de Tânatos, a Morte.
Nos poemas homéricos, Hipnos habita a ilha de Lemnos, mas Virgílio o deslocou para os Infernos e Ovídio para o país dos Cimérios, às bordas do reino dos mortos. Nesta concepção, Hipnos residia no Érebo, a terra da escuridão eterna, além dos portões do sol nascente, de onde se ergue a cada noite no cortejo de sua mãe Nix. Hipnos era frequentemente representado junto com Tânatos e os Oneiros, principalmente Morfeu, que é seu principal servidor e impede que ruídos o acordem. Em Esparta, a imagem de Hipnos era sempre acompanhada pela de Tânatos.
Os gregos representavam Hipnos como um jovem nu com asas nos ombros ou na testa. Às vezes é mostrado como adormecido em um leito de penas com cortinas negras à volta. Seus atributos incluem um chifre contendo ópio, um talo de papoula, um ramo gotejando água do rio Lete (Esquecimento) e uma tocha invertida.
Para Hesíodo e o pseudo-Higino, Hipnos é irmão dos Oneiros (Sonhos), enquanto para Ovídio, é o seu pai. A cada noite os Oneiros emergem de seu cavernoso lar no Érebo como morcegos, através de dois portais. Um dos portais, de chifre, saem os sonhos proféticos enviados pelos deuses, enquanto do outro, de marfim, saem os sonhos falsos e sem sentido. O termo grego para pesadelo era melas oneiros (sonho negro).

OS ONEIROS
MORFEU
Deus dos sonhos, ele dispunha de grandes asas que o fazia vagar silenciosamente pelos mais distantes lugares do planeta Terra. Ao aproveitar do repouso dos homens, Morfeu assumia formas humanas e ocupava os sonhos de quem quisesse, aparecendo nos sonhos das pessoas como se fosse a pessoa amada por aquele determinado indivíduo. Desse modo, os gregos acreditavam que uma noite bem dormida e seus vários efeitos positivos só seriam explicados pela presença dessa divindade em seus sonhos. Morfeu foi mencionado na obra Metamorfoses de Ovídio como um deus vivendo numa cama feita de ébano numa escura caverna decorada com flores. Em nosso cotidiano, é comum muitas pessoas celebrarem uma noite bem dormida dizendo que “caiu nos braços de Morfeu”. Foi justamente por meio dessa expressão e da história de Morfeu que um dos mais potentes analgésicos existentes, a morfina, ganhou esse nome.

ÍCELO
Na mitologia grega, Ícelo (Ikelos, “aparência”) ou Fobetor (Phobetor, “assustador”) era um dos Oneiros, personificações do ato de sonhar. De acordo com Hesíodo, Fobetor era filho de Nix, deusa primordial da noite, produzido partenogeneticamente ou, segundo o autor romano Cícero , com Érebo, a personificação da escuridão.
Fobetor tinha a capacidade de aparecer no reino dos mortais na forma de diversos animais, e alterar sua forma física para interagir com os mortais neste mundo; personificação dos pesadelos aparecia nos sonhos na forma de animais ou monstros. Entre os próprios deuses, no entanto, era conhecido pelo seu nome real, Ícelo; juntamente com seus irmãos vivia na terra dos sonhos (Demos Oneiroi), parte do Hades, o mundo inferior dos antigos gregos.





FÂNTASO
Fântaso (possivelmente do grego Φαντασος, transl. Phantasos, pelo latim Phantasus) era o deus da fantasia. Foi, nas mitologias greco-romanas, o filho de Hipnos, e um dos Oneiros. Aparecia nos sonhos, na forma de objetos inanimados.




 oferendas: silêncio, sono.
cores: Branco, preto, prata.
velas: brancas.

espero que tenham gostado! que os deuses lhe abençoem!

Raffi Souza