01 novembro 2018

A erva sagrada: Mastruz!

A erva sagrada: Mastruz!



O mastruz é uma planta medicinal também conhecida por erva de santa maria, lombrigueira, quenopódio, ambrosina ou mentruz. É uma planta muito utilizada, pois seus óleos essenciais contêm propriedades vermífugas, antibióticas, antifúngicas, digestivas, antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes, por isso, é muito utilizada no tratamento de situações como bronquite ou pé de atleta, por exemplo.
Esta planta, que tem o nome científico Chenopodium Ambrosioides, cresce espontaneamente em terrenos arredores de habitações, possui folhas verde escura, alongadas e de diferentes tamanhos, suas flores são pequenas e de cor esbranquiçada, tem cheiro forte e desagradável e atinge até 70 cm de comprimento.
O mastruz pode ser comprado em alguns mercados ou em lojas de produtos naturais, na sua forma natural ou em folhas desidratadas.
Para que serve o mastruz
As propriedades do mastruz são muito utilizadas para situações como:
Tratamento de vermes, devido a sua ação antiparasitária;
Eliminação de infecções fúngicas ou bacterianas, pois tem efeito antisséptico;
Combate a problemas digestivos, por aumentar o suco gástrico. Confira outras opções de excelentes remédios caseiros para gastrite;
Trata a prisão de ventre, por aumentar a secreção e a contratilidade intestinal;
Ação anti-inflamatória e antirreumática;
Efeito expectorante nas doenças respiratórias, pois estimula a movimentação dos brônquios e secreção de muco.
Além disso, o mastruz pode ser passado na pele, devido a sua ação emoliente, que ajuda na cicatrização de feridas e na irritação da pele, além de ser repelente contra insetos. Também pode ser utilizado como compressa, para alívio de inflamações causadas por contusões ou pancadas.
Mastruz com leite
A mistura das folhas de mastruz batidas com leite é muito utilizada popularmente para ajudar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquites e tuberculose, devido a associação dos efeitos fortificantes do sistema imune e expectorantes destas substâncias.
Modo de uso do mastruz
A forma mais comum de utilizar as propriedades do mastruz é com a infusão de suas folhas, preparando um chá:
Infusão de mastruz: colocar uma xícara de café, da planta fresca com sementes, em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber uma xícara de 6 em 6 horas. Esta infusão é indicada para o tratamento de problemas de estômago.
Além das folhas, podem ser usadas as flores e sementes em infusões, misturado com leite, tintura, xarope, extrato ou essência, no tratamento de uso interno ou compressas.
Efeitos colaterais do mastruz
Os efeitos colaterais do mastruz incluem irritação na pele e mucosas, dor de cabeça, vômito, palpitações, danos no fígado, náuseas e transtornos visuais caso seja usado em doses elevadas.
Matruz é abortivo?
Em altas doses, as propriedades do mastruz podem atuar alterando a contratilidade dos músculos do corpo, por isso, pode ter um efeito abortivo, em algumas pessoas, sendo desaconselhado o seu uso por mulheres gestantes.
Quem não deve usar
O mastruz é conta indicado no caso de gravidez e em crianças com menos de 2 anos. O mastruz é uma erva medicinal que pode ser tóxica, e a orientação médica é necessária para definir a dose recomendada.
Remédio caseiro ou alimento? A informação é de que o mentruz, mastruço ou outro nome dependendo da região do Brasil ou país são ervas aromáticas comestíveis e com poder terapêutico. Os tipos de mentruz são três, veja abaixo o nome de cada um deles, seus nutrientes e benefícios para a saúde, nome científico, família, como usar e fotos para reconhecer cada um deles.
Erva de Santa Maria ou mentruz (Chenopodium ambrosioides L)

Erva de Santa Maria ou mentruz (Chenopodium ambrosioides L. ou Sancta Maria Vell.) é da família das Amarantaceae (antiga Chenopodiaceae), também conhecida como mastruço (norte do Brasil), epizote (México), cambrozia, erva-das-lombrigas, chá-dos-jesuítas, erva formigueira, matruz, mentruço, ambrósia, ambrisia, quenopódio e canudo.
Galho com folhas alongadas, serreadas, denteadas ou inteiras como as superiores e sementes, planta anual podendo chegar de 1 a 2 metros de altura. Na medicina doméstica se usa suas folhas e sementes em forma de chás, tintura, extratos e como erva aromática na culinária.
Composição da Erva de Santa Luzia ou mentruz
Nas folhas e sementes são encontrados óleos essenciais como ascaridiol, cineal, cimeno, salicilato de metila, cânfora, histamina, salicílico, limoneno, quenopodina, ácido salicídico e butírico.
Vitaminas A, do complexo B e C e minerais como cálcio, fósforo, zinco.
Benefícios da Erva de Santa Luzia ou mentruz
Antibacteriana e antifungicida, usada para combater a acne, estimulante, expectorante, combate vermes como Oxyurus, Tênia ou solitária, lombriga ou Ascaris lombrigóides entre outros, cólicas, gases, úlceras, é digestivo, detox.
Como repelente para pulga, percevejo, formiga, onde seus ramos são deixando sob camas, colchões ou usados para varrer o chão. É possível fazer inseticida com esta planta usando suas sementes.
Como preparar
Batida com leite, a erva de Santa Maria é considerada um remédio poderoso.

Para combater vermes faz-se um chá com 10 gramas das folhas para 1 litro de água, beber um gole de hora em hora e depois óleo de rícino, sem exceder a quantidade no chá e nem as doses.
Contraindicações
Deve ser evitado por grávidas por ser uma planta abortiva.
O óleo da semente é contraindicado para problemas com doenças renais, afecções estomacais ou intestinais e crianças desnutridas devido à toxicidade
O Mentruz (Lepidium virginicum L.)
tipos-mentruz-como-identificar

O Mentruz (Lepidium virginicum L.) é da família da Brassicaceae ou crucíferas, têm folhas bem finas e alongadas, flores brancas miúdas em galhos compridos e em cachos e muitas sementes em longas espigas verdes. Usa-se as folhas, flores e sementes do mentruz em forma de chá, tintura, extrato ou cataplasma.  As folhas e sementes podem ser usadas na culinária em patês, saladas, sobre pães, em batatas cozidas ou assadas e tem sabor que lembra a mostarda.
Este tipo de mentruz é também conhecido como mastruço da Virgínia, erva-fome, mentruz de galinha, mentruz dos índios.
Composição do Mentruz (Lepidium virginicum L.)
Com vitaminas C, ferro, flavonoides, polifenóis, alcaloides, lepidina, clorofila, arsênico e óleo.
Benefícios do Mentruz (Lepidium virginicum L.)
Expectorante usado para tratar de doenças respiratórias, usado nas afecções urinárias, ajuda tratar problemas estomacais.
Dicas de uso medicinal
Suas folhas em forma de cataplasma ajuda tratar a sinusite, quando aplicada topicamente. O mesmo efeito tem nas luxações e dores musculares.
O chá da planta é feito com 25 gramas da erva para 1 litro de água, beber de 2 a 3 xícaras das de chá ao dia.
Contraindicações
O mentruz do tipo (Lepidium virginicum L.) pode causar em algumas pessoas irritação, alergia e coceira na pele, diarreia, palpitação cardíaca e azia.
Mentruz rasteiro (Coronopus didymus)
tipos-mentruz-rasteiro-foto

Também conhecido como mastruz, mastruço, mastruz miúdo, da família das crucíferas o mentruz rasteiro tem sabor picante.
Planta invernal, época em que se desenvolve mais e melhor, podendo ser encontrada no verão em lugares úmidos, mas em menor quantidade como mostra a foto acima. Com folhas miúdas, crespas e recortadas, de um verde intenso, que se ramifica e se enche de sementes.
Com sabor picante, que lembra a mostarda, rica em óleos essenciais e muito usada em remédios caseiros e na culinária.
Muito usado em feijões, grãos, pães, patês, saladas, a dica é usar esta plantinha rasteira muitas vezes ignorada como tempero em receitas.
Benefícios do mentruz rasteiro para a saúde
Muito usado como digestivo, expectorante, problemas do fígado e como cicatrizante.
Nome científico: Chenopodium ambrosioides L.
Nomes populares: ambrosina, ambrisina, ambrósia, ambrósia-do-méxico, anserina-vermífuga, anserina-vermes, apazote, canudo, caacica, canudo, chá-da-espanha, chá-do-méxico, chá-dos-jesuítas, cravinho-do-campo, cravinho-do-mato, erva-mata-pulgas, erva-das-cobras, erva-formigueira, erva-vomiqueira, erva-das-lombrigas, erva-de-bicho, erva-embrósia, erva-pomba-rota, erva-do-méxico, erva-formiga, erva-lombrigueira, erva-pomba-rola, erva-santa, lombrigueira, mastruço, mastruz, matruço, mata-cabra, mata-cobra, matruz, menstruço, mentrasto, mentraz, mentrei, mentrusto, mentruz, menstruz, pacote, quenopódio, trevo-de-santa-luzia, uzaidela.
Partes utilizadas: folhas e frutos
Utilização:
- medicinal: é indicada no tratamento de angina, asmas, aumentar a transpiração, bronquite, cãibras, catarro bronquial, cicatrização, circulação, contusões, estômago, fraturas, fortificante dos pulmões, fungos de solo, gripe, hemorragia interna, hemorroidas, infecção pulmonar,  laringites, má circulação, parasitas do intestino em geral (principalmente ascárides, nemátodas, oxiúros), pé-de-atleta, picadas de insetos, relaxar espasmos, tosse, tuberculose, varizes, vias respiratórias.
- Caseira: ligada à preparação para os usos medicinais e às aplicações culinárias.
- Cosmética: não foram encontrados relatos de utilização cosmética da planta.
- Culinária: embora pouco se saiba sobre isso no Brasil, o mastruz é muito apreciado como erva aromática no México e em países do Caribe, por isso, suas aplicações culinárias estão ligadas ao tempero e à preparação de saladas.
- Magia: o uso mágico se resume à ritualística da Umbanda e do Candomblé.
Na ritualística: em Umbanda, é utilizada para banhos de purificação e de harmonização, bem como na preparação de amacis de cabeça e de guias.
Que sejam prósperos.
Raffi Souza