10 janeiro 2019

Erva sagrada: Dama-Da-Noite


Erva sagrada: Dama-da-noite!


Lembrando que o uso medicinal de toda e qualquer planta, seja ela fruta, flor ou em essência e perfumes devem ser consultados a um médico, e se apresentar reações alérgicas, devera ser suspenso seu uso imediatamente!
Nome Científico: Cestrum nocturnum
Nomes Populares: Dama-da-noite, Coerana, Coirana, Flor-da-noite, Jasmim-da-noite, Jasmim-verde, Rainha-da-noite
Família: Solanaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Plantas Daninhas, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Norte, América do Sul
Altura: 1.2 a 1.8 metros, 1.8 a 2.4 metros, 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
A dama-da-noite é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e muito popular devido ao aroma inebriante de suas flores. Ela apresenta caule ereto e ramificado, com ramos sinuosos, a princípio eretos, mas tornam-se pendentes nas pontas. Seu porte é médio, geralmente 1,5 metros, mas pode atingir até 4 metros de altura. Suas folhas são simples, perenes, ovais a lanceoladas, brilhantes, coriáceas e sustentadas por longos pecíolos. As abundantes inflorescências surgem na primavera e verão, carregando numerosas flores tubulares, de coloração creme-esverdeada, que exalam um intenso perfume, principalmente à noite. Os frutinhos que se seguem, são bagas, de coloração branca, translúcidos.
A dama-da-noite é uma planta vigorosa e de rápido crescimento, ela é utilizada geralmente isolada, mas fica bem em pequenos grupos. É uma peça indispensável em jardins aromáticos, “dos sentidos” e borboletários. Pode ser conduzida como arvoreta e trepadeira também, através de podas e tutoramento, perfumando assim calçadas, pátios e cobrindo caramanchões, arcos, treliças, entre outros suportes. Para atenuar-lhe o forte perfume, deve ser plantada à meia-sombra, desta forma sua floração será menos intensa.
Não deve ser utilizada próximo a janelas de dormitórios, principalmente em quartos de pessoas sensíveis e crianças. Diz-se que sua pungente fragrância é uma dos mais fortes entre as plantas; algumas pessoas a acham enjoativa. Suas flores atraem diversas espécies de abelhas, beija-flores e borboletas.
Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Não tolera salinidade, geadas fortes ou frio intenso. Também pode ser plantada em vasos, com adubações e regas mais freqüentes. As podas devem ser efetuadas após a floração principal. Multiplica-se por sementes e estaquia dos ramos semi-lenhosos.
Alerta:
Todas as partes da planta são tóxicas e podem provocar vômitos, irritação das mucosas e alucinações, entre outros sintomas. A dama-da-noite é considerada planta invasiva, principalmente em pastagens.
Também conhecida como cactus, mandacaru, jamacaru, dama da noite e cardeiro, a flor da noite é uma planta pertencente à família das cactáceas, cujo nome científico é Cactus cereus giganteus L. A planta, comum no nordeste brasileiro, pode chegar a alcançar mais de 5 m de altura, tendo inclusive uma variação sem espinhos que é muito usada na alimentação de animais da região.
A mais comum, no entanto, é cheia de espinhos e tem estes queimados ou cortados para que possa ser usada. Resistente às secas, a planta possui flores brancas e bonitas com, aproximadamente, 30 cm de comprimento. Os botões surgem na primavera e suas flores duram apenas um período noturno cada, desabrochando ao anoitecer e murchando ao amanhecer e possuem um cheiro muito agradável e bastante parecido com o aroma da baunilha.
Benefícios e propriedades
As partes utilizadas para fins medicinais são os botões florais, os brotos, os caules frescos e as flores secas. É indicada para tratamento de doenças cardíacas, sintomas cardíacos decorrentes da dispepsia, pulso fraco, congestão hepática, doenças reumáticas, arritmias, afecções urinárias, cistites, paralisia da bexiga, dismenorreia, hemorragias ginecológicas, afecções pulmonares, hepatização pulmonar, asma por congestão, opressão crônica da respiração, tosse catarral com sibilos asmáticos.
Pode ser usado ainda para o tratamento dos sintomas mais comuns da menopausa como calor, dores articulares e musculares, formigamentos, depressão, insônia, fadiga, zumbidos, cefaleia e palpitação.
Chá de flor da noite - Benefícios e propriedades
Como preparar o chá?
O chá dessa planta pode ser feito com:
– 2 colheres de sopa da erva
– 500 ml de água
Em um recipiente, adicione os dois ingredientes e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, deixe por mais 15 minutos e então desligue, tampe e deixe em repouso. Ao perceber que a mistura amornou, coe e consuma. A dose indicada é de 1 xícara 3 vezes ao dia.
Cuidados
O medicamento natural feito com a flor da noite é contraindicado para pacientes gestantes, lactantes, crianças, ou aqueles que têm hipersensibilidade aos componentes da planta. Existem relatos de que, para uso interno, pode causar urticária, dermatose, queimação da boca, enjoo, vômitos e diarreia.
Não existem relatos de efeitos colaterais desde que a planta seja usada na dose indicada. Caso ocorra uma superdosagem, devem ser tomadas as medidas usuais para qualquer outro tipo de intoxicação. Seu consumo não é indicado por longos períodos, e é recomendado o acompanhamento médico caso o paciente faça uso de outros medicamentos contínuos.
DAMA-DA-NOITE
FAMÍLIA: Solanaceae
NOME CIENTÍFICO: Cestrum nocturnum
SINONÍMIA: Cestrum leucocarpum, Cestrum parqui
NOME POPULAR
dama-da-noite ,flor-da-noite, jasmim-da-noite, rainha-da-noite, coirana, coerana, jasmim-verde
PARTES TÓXICAS: frutos imaturos e folhas
PRINCÍPIO ATIVO: glicosídeo do grupo das saponinas
SINTOMATOLOGIA
Náuseas e vômitos, seguidos de agitação psicomotora, distúrbios
comportamentais e alucinações, midríase e secura das mucosas.
Gastrenterite, dermatite, midríase, hipertermia, ataxia, fraqueza muscular, dispneia e coma
TRATAMENTO
Pronto atendimento, lavagem gástrica e procedimentos para neutralizar os componentes..
DESCRIÇÃO BOTÂNICA
A dama-da-noite é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e muito popular devido ao aroma inebriante de suas flores. Ela apresenta caule ereto e ramificado, com ramos sinuosos, a princípio eretos, mas tornam-se pendentes nas pontas. Seu porte é médio, geralmente 1,5 metros, mas pode atingir até 4 metros de altura. Suas folhas são simples, perenes, ovais a lanceoladas, brilhantes, coriáceas e sustentadas por longos pecíolos. As abundantes inflorescências surgem na primavera e verão, carregando numerosas flores tubulares, de coloração creme-esverdeada, que exalam um intenso perfume, principalmente à noite. Os frutinhos que se seguem, são bagas, de coloração branca, translúcidos.
Origem: América Tropical
Há mais de uma flor que é conhecida com o nome popular de Dama-da-Noite. Mas a que pessoalmente denomino como Dama-da-Noite é a da foto ao lado, e somente ela é que chamo assim. A Dama-da-Noite (Cestrum nocturnum) também é conhecida com os nomes de Rainha-da-Noite, Flor-da-Noite, Jasmim-da-Noite, Coirana, Coerana e Jasmim-Verde. Em espanhol é chamada de Cotí, Dama-de-la-Noche e Galán-de-Noche. Em inglês é chamada de Night-blooming Cestrum, Lady-of-the-Night entre outros nomes.
Seu habitat original são as regiões tropicais da América, principalmente nas Antilhas e México, assim como também é nativa da Índia.
A Dama-da-Noite é uma planta arbustiva de ciclo de vida perene. Pode atingir alturas de até 4 metros, apesar de seu tamanho médio girar em torno de 1,5 m. Chega a 1,5 m de diâmetro. Tem caule com textura semi lenhosa, começando reto e ramificando-se de forma sinuosa, com terminações pendentes. As folhas são simples, ovais e brilhantes na parte superior. Possui flores de aroma inebriante que só se abrem e exalam este perfume durante a noite. O perfume da Dama-da-Noite é um dos mais fortes entre as plantas. As flores são pequenas em forma de cálice, com uma terminação que lhe dá o aspecto de uma estrela. São em grande número, de pequenas dimensões na cor branca, havendo uma variedade de flores amarelas. Enquanto estão fechadas as flores tem uma coloração esverdeada. Quando estão abertas são brancas em sua parte interna. A época de floração é a Primavera e o Verão. A polinização fica a cargo de abelhas, beija-flores e borboletas. Caso queira atrair borboletas para seu jardim a Dama-da-Noite é um bom chamariz. Os frutos são bagas de cor branca, translúcidos em sua parte interna.
Toda a planta é tóxica, mas nas folhas e frutos verdes há uma maior concentração de glicosídeo. A intoxicação provoca vômitos e náuseas, seguido de agitação psicomotora, distúrbios comportamentais e alucinações, midríase e secura das mucosas.
A Dama-da-Noite é utilizada tanto no paisagismo como na perfumaria. Segundo dizem, o óleo essencial é utilizado para manter o vigor sexual.
Em sua utilização como planta ornamental pode ser utilizada junto a cercas para recobri-las. Pode ser conduzida através de podas e tutoreamento, sendo utilizada como trepadeira. Normalmente é utilizada isolada mas pode ser em pequenos grupos que também dá um belo efeito. Deve ser cultivada a pleno sol para que produza mais flores. Caso se deseje que produza menos flores, pode ser cultivada a meia sombra, florindo menos e sendo menos perfumada. É indispensável em jardins aromáticos. Como toda planta de odor forte, não é conveniente tê-la próximo à casa, caso haja pessoas sensíveis a fortes odores, pois podem causar alguma reação alérgica.
É uma planta rústica que exige poucos cuidados, adaptando-se melhor a locais de clima quente e úmido. Deve ser cultivada em sol pleno. Ainda que esteja em uma área sombreada, deve receber luz solar direta a maior parte do dia. Não se dá bem com a salinidade, não sendo conveniente para jardins de casas próximas à praia. O fato da planta ser tóxica exige cuidados em seu manuseio. Lave muito bem as mãos após tratar da planta, e preferencialmente utilize luvas. Só deve ser regada quando a terra estiver seca, sendo que o solo deve ser arenoso e rico em matéria orgânica. Na adubação utilize adubos que contenham fósforo. Em relação aos adubos naturais pode-se utilizar tanto farinha de osso (pó de osso) como farinha de peixe. A adubação deve ser feita ao menos uma vez ao ano e sem exageros. Ao adubá-la não deixe o adubo exposto na superfície, no caso dos adubos em pó, removendo um pouco a terra e misturando-o a ela. Se plantadas em vasos devem ser adubadas e regadas com maior frequência. Pode ser podada, sendo o momento ideal para isto o período logo após o fim da floração, dando preferência a tirar-lhe apenas galhos secos ou doentes. É uma planta invasiva sendo que, a qualquer descuido pode espalhar-se facilmente.
A multiplicação é feita na Primavera, Verão e Inverno. Sua reprodução pode ser feita através de estaquias dos ramos ou por sementes. As sementes têm apenas 1 mm, sendo esféricas e achatadas. Como é comum, plantas de maiores dimensões levam um tempo considerável para atingirem a maturidade quando multiplicadas através de sementes, sendo mais prático a produção através de estaquia pela maior rapidez a atingir a maturidade.

Uso magico:
(essência): Dama da noite –  Afrodisíaco aumenta a sensualidade feminina.

Dama-da-noite – Com forte movimento interior noturno, propicia momentos de introspecção profunda e de questionamento, auxiliando o indivíduo a reavaliar idéias e verdades pessoais até então consideradas imutáveis.
Que sejam prósperos.
Raffi Souza.