17 março 2015

Obsessão e suas fases

Obsessão e suas fases


A obsessão é um tipo de influência energética sobre o ser humano e vai além do campo alma/mente podendo atuar no organismo como um todo. Ela pode nos provocar mal-estar, insônia, queda de cabelo, tristeza, entre outras coisas.
É o domínio que um espírito exerce sobre alguém. Infelizmente, nas últimas décadas, essas influências energéticas vêm aumentando esse tipo de perturbação em nosso planeta.
Certamente, é uma doença, mas doença da alma, ou seja, nossa alma fornece as condições necessárias para as obsessões poderem se instalar.
Saibamos que em todos os casos de obsessão, temos o obsessor e o obsedado. Sendo assim, podemos ter os seguintes casos de envolvimento obsessivo:

- desencarnado para encarnado.
- encarnado para desencarnado.
- desencarnado para desencarnado.
- encarnado para encarnado.
- auto-obsessão.

Allan Kardec explica: “Obsessão é uma ação permanente que um espírito mal exerce sobre um indivíduo”.


No livro dos médiuns, Kardec ainda menciona as obsessões divididas em quatro fases: obsessão simples, fascinação, subjugação e possessão.

Obsessão simples
Nesta fase, o espírito não-evoluído não domina as faculdades psíquicas de forma profunda , ele é somente uma espécie de incômodo para a pessoa obsedada.

Fascinação
Nesta fase, existe o domínio das faculdades mentais, fazendo com que o obsedado não se julgue como tal, isto é, ele perde a capacidade de fazer julgamentos. Aqui o espírito não-evoluído engana e explora constantemente a fraqueza do obsedado o qual se torna extremamente orgulhoso.
Há também a fascinação em grupo comandada por mais de um espírito mau, não-evoluído, por isso, a necessidade de se ter normas e condutas de trabalho bem definidas nos centros e grupos espíritas para que não caiam em determinadas armadilhas espirituais.

Subjugação
Aqui o espírito não-evoluído envolve a vítima, o obsedado de tal forma que paralisa suas vontades, controlando-a intensamente. Isso valendo tanto no aspecto moral e físico. No moral, a vítima tomará decisões comprometedoras, consideradas muitas vezes, absurdas. Já no aspecto físico, o espírito age sobre os órgãos da vítima, provocando movimentos involuntários.

Possessão
Nesta fase, ocorre o domínio bastante intenso das faculdades morais e corpo físico do obsedado, provocando as crises conhecidas como possessão. Tal influência inicia-se na questão da moralidade, posteriormente, evolui para o domínio fluídico perispiritual e por último, chega ao corpo físico provocando as terríveis crises.


Por Márcia Fernandes
Editado por André Boneberg