19 setembro 2019

O cristal da fluidez: Fluorita!


O cristal da fluidez: Fluorita!


A fluorita (pt-BR) ou fluorite (pt) é um mineral comum, cujo nome provém do latim fluere devido à sua fácil fusão; é composto basicamente de fluoreto de cálcio (CaF2) usualmente encontrada em cristais cúbicos (sendo frequente também o hábito octaédrico), transparentes a translúcidos, de cor muito variável, com clivagem perfeita. Apresenta brilho vítreo, densidade relativa 3.18. É o quarto termo da Escala de Mohs de dureza. São frequentes maclas de interpenetração.
Este mineral não reage com HCl,ou seja, não ocorre efervescência.
Tipos de ocorrência
Cristais cúbicos de fluorita da China.
Pode ocorrer em veios hidrotermais juntamente com minerais metálicos, como a esfalerita, galena, barita, quartzo e calcite. Pode estar presente em granitos e calcários.
As jazidas mais importantes situam-se na Alemanha, Suíça, Inglaterra, Noruega, México, Canadá e Estados Unidos.

Usos e aplicações
Utilizada em siderurgia como fundente, na obtenção do ácido fluorídrico de onde se tira flúor e ítrio, bem como na indústria de vidros, esmalte, instrumentos ópticos e cerâmica. A fluorita é relativamente pouco tóxica, quando comparada a outros compostos fluoretados sendo, inclusive, usada em ornamentos como colares, cristais captadores de energia dentre outros. Entretanto, como qualquer outro composto, sua ingestão é extremamente prejudicial nas doses acima do tolerável para fluoretação da água (p.p.:1,5 mg/litro (PARA FLUORETO).Segundo a CETESB: Prejudicial se ingerido. Não é irritante para a pele e para os olhos. É comum encontrá-la a venda em lojas de artigos místicos.
No Brasil
A fluorite vem sendo produzida no Brasil para o uso principalmente na industria siderúrgica, para a fabricação de ferro-ligas. Encontra-se nos estados do Rio de Janeiro (Tanguá), Bahia, Paraná e Santa Catarina.
No Mundo
A fluorite ocorre, em quantidade, na Inglaterra. Encontra-se, comumente, nas minas da Alemanha, Suíça, do Tirol, da República Tcheca e da Noruega. Os grandes produtores de fluorita comercial (espatoflúor) são China, Mongólia, México e África do Sul, além de Canadá, Alemanha e Argentina (Fluorite Córdoba).
Fluorescência
A fluorita dá o nome ao fenômeno de fluorescência, uma vez que muitas amostras fluorescem fortemente sob luz ultravioleta. A fluorescência pode dever-se a impurezas como o ítrio ou matéria orgânica contidas na estrutura cristalina. Exibe ainda termoluminescência.
A Fluorita é um belíssimo cristal que aumenta nosso brilho pessoal, fortalece muito o intelecto e aumenta nosso poder de atração.
Ela emite uma vibração especial que bloqueia ataques psíquicos, neutraliza radiações nocivas de celulares e aumenta nossa força de atração e capacidade de estudo.
Esta também purifica a Aura, favorece o progresso em todos os níveis, aumenta a consciência das realidades espirituais e afasta as forças do mal.
Energias e Significado da Fluorita
A Fluorita é o Cristal de Luz Pessoal, Inteligência e Proteção Psíquica.
Este cristal aumenta luz, afasta a inveja e forças manipuladoras, combate ataques psíquicos e todas as formas de vibrações negativas.
Ela corrige danos no DNA, ajuda a expandir a consciência, melhora a sexualidade, amplia a capacidade de aprendizado, eleva a intuição e nos conecta a mente Universal.
A Fluorita é também um poderoso cristal para a limpeza dos campos de energia, ativa o poder do pensamento, foco e concentração.
Se usada na meditação, acelera o despertar espiritual, fortalece a percepção das realidades mais elevadas e possibilita acessar os níveis divinos do nosso ser.
Efeitos Terapêuticos da Fluorita
A Fluorita combate as infecções, fortalece os ossos e a energia das células, ajuda nos casos de reumatismo e é capaz de corrigir danos no DNA.
Esse cristal auxilia no processo de regeneração da pele, ajuda na cura de úlceras e feridas, combate a gripes e a sinusites e alivia a artrite.
Ela também reduz as dores e desconfortos relacionados aos nervos, ajuda a eliminar as rugas e favorece muito o rejuvenescimento da pele.
Limpeza e Energização da Fluorita
A limpeza da Fluorita pode ser feita através da lavagem em água corrente e sal. Para isso, tome a pedra em mãos e lave-a  esfregando-a levemente com o sal.
Sua energização é realizada a partir da exposição a uma fonte natural de energia, a luz do Sol por até 1 hora ou a luz da Lua por até 6 horas.
Evite a exposição a luz do Sol por longo períodos, pois os cristais coloridos como a Fluorita podem perder a cor devido a energia intensa do Sol.
Como usar a Fluorita
Para aumentar seu brilho pessoal e poder de atração, use uma joia de Fluorita ou mantenha ela bem próxima a você nos seu dia a dia.
Para proteger e melhorar a energia de sua casa, escolha uma Fluorita bem luminosa e de bom tamanho e deixe a em ponto fixo da sala de estar ou de seu quarto.
Se deseja elevar sua espiritualidade e purificar seu campo de energia, medite com uma Fluorita no centro da testa ou próxima ao Coração (próxima ao timo).
Usos Típicos da Fluorita
Aumentar nossa luz e brilho pessoal
Purificação de ambientes
Rejuvenescer a pele
Acelerar nossa evolução espiritual
Fortalecer a mente e facilitar os estudos
Aumentar nosso poder de atração
Ampliar nossa percepção espiritual e intuição
Acalmar as emoções e reduzir a ansiedade e os medos
Propriedades pedra fluorita
A beleza da fluorita é uma das coisas que mais chama a atenção, devido a sua mescla de cores e com um brilho discreto, mas repleto de energia.
Trata-se de um cristal cujo foco é ajudar a nossa psique, aumentar nossa luz pessoal e melhorar a nossa inteligência.
A pedra fluorita conta com uma vibração bastante especial, que é logo percebida pelas pessoas mais sensitivas. Além de nos beneficiar em diversos aspectos, o cristal é um dos poucos que tem o poder de neutralizar radiações celulares.
Ela purifica nossa alma, desperta a nossa consciência e afasta espíritos e forças malignas.
Significado da fluorita
Composta por fluoreto de cálcio, é conhecida pelos especialistas com uma associação ao flúor, daí o seu nome. Tanto que, ela também tem o poder de tornar nossos dentes e ossos mais saudáveis. Alguma civilizações antigas já utilizavam a pedra fluorita com esse objetivo.
Trata-se de uma pedra multidimensional, poderosa para tratar aspectos da mente e espirituais. Alguns gnósticos usam a fluorita para ajudar na interação com outras realidades e dimensões.
A pedra era muito utilizada pelos egípcios, inclusive para esculpir estátuas.  Até nos dias de hoje, os chineses costumam usar-la como sendo um amuleto da sorte.
Trata-se de uma pedra relativamente comum, e que é encontrada mais facilmente em países como Alemanha, Tailândia, Estados Unidos, Canada. África do Sul, Peru, Polônia, Hungria, México, Noruega e República Tcheca.
Benefícios da fluorita
A partir do século XVIII se tornou muito utilizada para tratar pessoas que sofriam com doenças renais. Para isso, a pedra era moída e o seu pó ela colocado na água para que o doente pudesse beber.
É uma pedra bastante especial, e uma das “queridinhas” dos praticantes de cristaloterapia. A fluorita pode ser encontrada em diversas cores como por exemplo em verde, e é uma pedra de superação, podendo atuar de muitas formas para beneficiar o ser humano.
Ela amplia nosso campo de visão, devido a suas diversas cores, nos fazendo enxergar diferentes ângulos de uma mesma situação.
Benefícios do cristal:
Tem ação calmante
Estimula a energia sexual
Combate distúrbios mentais
Desperta a espiritualidade
Nos torna mais conscientes
Afasta a inveja
Aumenta o brilho pessoal
Fortalece o coração
Combate doenças e infecções dentárias
Combate artrose
Ajuda no bom funcionamento do pulmão
Coloração da pedra fluorita
Como mencionamos anteriormente, a pedra fluorita chama muito a atenção devido à sua beleza e diferentes cores. Algumas pedras podem ser translucidas, com aspecto transparente. Já outras, são bem coloridas e podem ser encontradas no roxo, marrom, vermelho, púrpura, azul, entre outras.
Efeitos terapêuticos
A fluorita é um cristal muito marcante, e que pode atuar em diferentes efeitos terapêuticos. Inclusive, quando uma pessoa está machucada e sangrando muito, colocar a pedra sobe a ferida ajuda a estancar o sangue.
A pedra fluorita tem o poder de regenerar a pele muito rapidamente, mas não é apenas isso. Você pode, inclusive, colocar uma pedrinha no seu creme de rosto ou creme corporal para receber os benefícios dela em sua pele.
Outro efeito terapêutico curioso deste cristal é atuar como flúor, beneficiando nossos dentes e ossos. Pessoas que sofrem de dores na coluna, artrite e reumatismo, podem recorrer à fluorita, porque ela tem esse poder de cura.
Quando se está com a energia sexual baixa, o cristal também é eficaz, pois ela tem o poder energizante e aumenta o nosso brilho pessoal.
É importante ressaltar também que, de acordo com especialistas, a pedra fluorita é a única que carrega um pouco da energia de todos os demais cristais. Por isso ela é tão especial para os terapeutas.
Ela é reconhecida como a pedra da intuição, capaz de transformar a nossa sorte e o amor. Ela nos ajuda a despertar sentimentos que estão escondidos, inconscientes dentro de nós.
Aliás, uma forma bastante prática de fazer uso da fluorita a e receber todos os seus benefícios terapêuticos é através da água. Coloque uma pedrinha em sua garrafa de água e vá bebendo ao longo do dia.
Signo ligado
Está ligada diretamente com o signo de peixes. Quem é do signo de peixes pode utilizá-la como anel, pingente, ou até mesmo dentro do quarto, como objeto de decoração.
Profissões ligadas
O cristal tem uma conexão com os profissionais dentistas, cirurgiões e cientistas.
A Fluorita na sua estrutura original, compõe-se de várias cores: amarela azul, verde, branco, roxo e marrom. É uma excelente pedra no uso como calmante, muito bom contra insonia, os edemas, a febre, o excesso de agressividade e a ansiedade. Pode ser usada a vontade. Fluorita possui um grande poder de cura. Acumula e absorve os nutrientes vitais. Fortalece os dentes, os ossos e os vasos sanguíneos. Ajuda na concentração quando meditando. É uma pedra multidimensional, manifestando os maiores aspectos da mente que está conectado com o espírito. Ajuda a compreender e a se interar das realidades físicas da 4º, 5º e 6º dimensões. Usado também no chakra do terceiro olho. Permite que a mente se mantenha em perfeito equilíbrio. Como atuação especifica, ela funciona como uma pedra se superação das situações. Nos faz ver, encarar e entender os diversos ângulos de uma questão, de modo cru e direto. Funciona como um calço, um apoio sobre o qual nos firmamos para compreender que temos motivos suficientes para não permanecer mais naquela vivencia, superando-a, esgotando-a e seguindo adiante. Como um amigo de verdade faria, uma crítica honesta- por isto, é a pedra que representa a amizade, a mão que seguramos para nos apoiar e seguir em frente com confiança. No entanto, atenção: não adianta usar a fluorita se não estamos em condições ou realmente dispostos a encarar a situação e sair dela. A Fluorita é a pedra da superação, do apoio e da amizade.
A Fluorita tem uma grande variedade de cores que inclui amarelo, rosa púrpura e verde. É um cristal muito lindo e interessante pois pode apresentar mais de uma cor em uma única pedra. A Fluorita foi muito usada pelos antigos egípcios quando esculpiam suas estátuas e os chineses a utilizaram com esse mesmo fim por mais de trezentos anos. Os chineses, ainda, a usavam como pedra da sorte, protegendo contra magia negra e afastando os pensamentos suicidas. É encontrada no Canadá, Estados Unidos, China, África do Sul, Tailândia, Peru, México, Polônia, Hungria, República Tcheca, Noruega, Inglaterra e Alemanha.No século XVIII, a Fluorita passou a ser moída e seu pó adicionado à água para curar as doenças renais.
Entre suas indicações estão a capacidade de absorver e neutralizar as vibrações negativas, liberta e limpa todo o corpo e alivia gripes e resfriados. Ótima para os pulmões, a Fluorita também atua sobre as alergias. A Fluorita mantém a flexibilidade da pele e ativa a atração sexual até a idade avançada.
É uma pedra única que contém um pouco de todos os cristais dentro de si e, por esse motivo, a Fluorita é considerada um cristal de confiança, intuição, sorte e amor. Se você quiser liberar seus desejos inconscientes e a sua sabedoria, use a Fluorita. Ela tem o poder de libertar nossos sentimentos inconscientes, aqueles arraigados no mais profundo de nossas almas.
A Fluorita pode ser usada em conjunto com outras pedras. Ela ajuda a liberar os poderes das outras pedras . Pode ser usada na meditação para liberar o poder de concentração. É uma pedra curativa de úlceras e de doenças do trato respiratório por estimular a regeneração das células nessas áreas. Fortifica os ossos, auxilia nos problemas de artrose e artrite. Atenua problemas cerebrais, renais, do fígado. Ótima para combater as enxaquecas, problemas nos dentes e gengivas. A Fluorita amarela atua sobre o intelecto e potencializa os poderes mentais.
Ajuda a ver a realidade e a verdade por detrás das ilusões.
Na antiga China, essa pedra foi usada como condutora da sorte, que protegia contra magia negra e pensamentos de suicídio.
Considerada uma pedra com poderes de cura semelhantes aos da ametista, a Fluorita liberta e limpa todo o corpo, regenera os pulmões e atenua alergias, infecções, resfriados e gripes. A água de Fluorita tem propriedades regeneradoras e curativas sobre os rins e fígado; guia o caminho dos hormônios da vida sexual, ativa a atração sexual até a idade avançada e mantém a flexibilidade da pele e de todo o organismo.
A multicolorida Fluorita tem em si partes de todas as pedras curativas em virtude disso, nos traz um esplêndida unissonância entre corpo e a alma. Através do uso da Fluorita, passamos a sentir mais amor em parcerias e amizades. Ela atua como inspiradora sobre o cérebro e os pensamentos, estimulando a concentração. Na meditação ela traz infinito aquecimento e distensão. No terceiro olho e no plexo solar, sentimos a penetração dessa poderosa pedra. Ela nos alivia de irradiações libera o caminho para nossos desejos e sentimentos de conhecimento das ignoradas profundezas da alma. A Fluorita representa uma proteção que não permite a penetração de nenhum poder maligno.
Indicado para: Concentração, alegria no amor, autoconfiança, compreensão, percepção da realidade, dissipa marcas do passado, infunde calma profunda. Cérebro, coração, rins, pulmões, dentes, gengivas, artrite, artrose, gravidez, cabeça, enxaqueca, infecções, estimulante sexual.
Formas existentes: Pedra bruta, lapidada, pingente, cordão.
Signos: Peixes (20/2 a 20/3).
Elemento: água, ar.
Profissões: Cientista, Cirurgiões, Dentista. 
Chakras: Sexto (frontal), Sétimo (coronário); dependendo da cor da pedra, pode ser relacionado aos outros chakras.
A fluorita dá o nome ao fenômeno de fluorescência, uma vez que muitas amostras fluorescem fortemente sob luz ultravioleta. A fluorescência pode dever-se a impurezas como o ítrio ou matéria orgânica contidas na estrutura cristalina. Exibe ainda termoluminescência.
Você já ouviu falar da pedra fluorita? Ela está muito ligada ao flúor – o preventivo padrão à saúde dos dentes – e também ao fenômeno da fluorescência, que está presente nessa pedra e faz parte da sua beleza natural. Mas além dos aspectos físicos essa pedra também participa de forma eficaz em processos de cura de terapias alternativas. Conheça o poder dessa pedra e como utilizá-la.
POR QUE A PEDRA FLUORITA É TÃO PODEROSA?
A pedra fluorita é tão poderosa pois ela reúne dentro de si um pouco de todos os outros cristais. É considerada uma pedra de confiança, de consciência, de intuição, de limpeza, de sorte e do amor. A pedra fluorita possui inúmeras cores, pode ser amarela, roxa, branca, verde, azul, rosa, alaranjada, marrom e outras misturas de cores. Todas elas têm poder de cura, mas cada tonalidade tem um poder diferente por se conectar com um dos chakras do corpo. Por ser uma pedra multidimensional, ela é capaz de aumentar a percepção dos maiores aspectos da mente conectados o espírito, trazendo a cura de dentro para fora. Muitas pessoas pensam: então ela é boa para tudo? Quando bem utilizada sim, é uma pedra plural com tantos benefícios já descobertos e outros por descobrir que trabalha de acordo com a necessidade do utilizador. Veja suas propriedades.
AS PROPRIEDADES DA PEDRA FLUORITA PARA O CORPO EMOCIONAL E ESPIRITUAL
É uma pedra que facilita e induz o estado meditativo, sendo indicado para quem tem dificuldade em meditar ou deseja aprofundar na meditação. Ela é uma pedra da consciência, ajuda a equilibrar a mente, balancear ideais e encontrar soluções e saídas para as diferentes situações difíceis da vida. Nos faz ver, encarar e entender os diversos ângulos de uma questão, de modo direto, sem rodeios. Há quem diga que essa pedra é uma verdadeira amiga, pois ela nos dá apoio nos ajuda a superar como uma crítica honesta, sem panos quentes, apenas direta ao assunto, dando confiança e coragem. Mas atenção: não adianta usar a fluorita se você estiver em estado de negação, sem querer mudar os problemas da sua vida, ela não vai fazer milagres por você, vai apenas te ajudar, impulsionar, dar apoio e iluminação à sua mente.
Além de ser uma pedra da consciência, ela também é uma pedra de limpeza, pois é capaz de absorver toda a energia negativa de ambientes e pessoas. Ajuda a liberar desejos inconscientes, sentimentos e sabedoria que existe dentro de nós. Através pedra da Fluorita, sentimos um despertar espiritual e passamos a sentir mais amor em parcerias e amizades.
AS PROPRIEDADES DA PEDRA FLUORITA PARA O CORPO FÍSICO
A pedra fluorita é considerada um cristal de cura. Ela é calmante, ajudando a libertar da insônia, da agressividade e da ansiedade – e o melhor: não tem contraindicação ou risco de uso excessivo. Além de favorecer a saúde mental, ela também é uma aliada nos tratamentos do sangue, gengiva, das articulações, dos dentes e dos ossos, pelo flúor contido em sua composição. É indicada para quem está gripado, constipado ou com alergias, pois favorece o funcionamento dos pulmões fazendo com que ele se recupere mais depressa. A pedra fluorita ainda ajuda na flexibilidade da pele, evitando o envelhecimento precoce, e estimula a atração sexual até mesmo nas idades mais avançadas.
COMO UTILIZAR A PEDRA FLUORITA
Para curas físicas, coloque a pedra fluorita limpa e energizada sobre a região a ser tratada diariamente e deixe-a atuar por pelo menos 30 minutos.
Para limpar e proteger de energias negativas, deixe a fluorita em um espaço central do ambiente ou utilize-a em acessórios ou como um amuleto.
Para meditação, recomenda-se coloca-la sobre o 5º, 6º ou 7º chakra, dependendo da cor da pedra. Mas a pedra fluorita consegue atuar bem em todos os chakras.
Que sejam prósperos.
Raffi Souza.