18 dezembro 2014

Guiné

GUINÉ



Essa planta dá o que falar. Conhecida e utilizada por muitos povos, ela recebe diversas denominações: tipi, pipi, erva-de-guiné, raiz-de-gambá, pipiu. Apesar dos vários nomes, o uso é muitas vezes único: escudo mágico para fechar o corpo contra malefícios. O cheiro forte de alho que a planta exala inspirou o seu nome científico: Petiveria alliaceae.
Utilizado na medicina popular, o guiné sempre é manuseado com cuidado, pois é uma planta muito tóxica. A raiz, segundo Sangirardi Jr. (1984), pode provocar  superexcitação, insônia, alucinações e, posteriormente, levar a lesões cerebrais, convulsões tetaniformes, mudez por paralisia da laringe e finalmente a morte. Esses sintomas foram verificados nos efeitos do "amansa-senhor", beberagem preparada pelos escravos com as raízes da planta. Servido pela mucama em alimentos líquidos, o guiné levava o "senhor" à demência ou à morte, também devido à propriedade hipoglicemiante da planta. Uma arma botânica contra a tirania dos escravocratas.
Petiveria alliacea, esta planta cria um forte campo magnético ao seu redor. Ela tem o dom de bloquear a ação de energias negativas; espalhando bem estar onde se encontra. A guiné no Brasil é muito utilizada, junto com a arruda, em vasos de proteção colocados à porta das casas. A planta funciona como uma espécie de "antena"que capta as más vibrações, que serão então neutralizadas pelo poder desinfetante da arruda. Essa erva afasta o mal criando um "escudo" protetor ao redor de quem a utiliza. Alivia dores quando aplicada na pele sobre um ferimento ou dores de cabeça. 
O uso interno dessa planta é desaconselhado por ser muito tóxica, é inclusive abortiva.


http://lugalante.blogspot.com.br/2012/04/guine-arma-botanica-dos-escravos.html

André Boneberg


Umbanda, 100% Brasileira

Umbanda, 100% Brasileira



Primeiramente devemos respeitar TODAS as religiões existentes, nenhuma está com a verdade toda. Eu posso até estar sendo um pouco defensivo ao falar sobre esta religião.
 A Umbanda é uma religião nova, com mais ou menos um século de existência. Não se pode negar que a Religião de Umbanda nasceu da mistura de diversas crenças, vindas de outras religiões. Talvez por isso a Umbanda seja a religião que recebe a todos, sem discriminações, principalmente de credo religioso, muito ao contrário do que acontece com o umbandista quando este é recebido por outras religiões.
Ela foi criada pelo Senhor Caboclo das Sete Encruzilhadas por intermédio de Zélio Fernandino de Moraes. (Leia a história de Pai Zélio). A Umbanda deferente dos cultos de nação é não recorre aos sacrifícios de animais para assentamento de orixás e não tem nessa prática legitima e tradicional do Candomblé um dos seus recursos ofertatórios às divindades, pois recorre às oferendas de flores, frutos, alimentos e velas quando as reverencia. E abole a ideia de sacrificar um animal para feitura de um iniciado, pois na Umbanda a fé é o que a move e trás beneficio a ambos (Orixás, guias e o próprio médium). Com uma raiz do culto do Candomblé, temos os Orixás que são louvados como entidades de um ser Supremo Criador, Olorum.

As Sete Linhas de Umbanda

        Assim como Deus cria em si as Divindades e cria de si seres e criaturas.

Deus cria de si seres, uma semente inconsciente que pela evolução voltará para Ele de forma consciente, iluminado e ascêncionados e as divindades é criada por Ele. Qualificamos Deus em sete qualidades. Ele cria, sustenta e se manifesta nestas sete qualidades que irradiam sete Fatores (por isso temos sete chacras). E são esses os fatores:

  FATOR CRISTALIZADOR
  FATOR AGREGADOR
  FATOR EXPANSOR
  FATOR EQUILIBRADOR
  FATOR ORDENADOR
  FATOR EVOLUCIONISTA
  FATOR GERADOR

 Assim quando o Criador pende à uma de suas qualidades se manifesta através de uma divindade, aquela que manifesta uma qualidade fatoral (Arcanjos, Devas ou Co-criadores). Ex: é como se o Criador fosse um presidente e as divindades seus ministros.
 E dessas qualidades só sete nos chega em terra, apenas sete nos aparam. E somos formados por estes fatores.
 O Trono das Sete Encruzilhadas é apesar de tudo é uma gerada por Deus dentro dele, e estes fatores são o que sustentam toda criação do planeta. E ela está limitada a sete, formando o Trono Planetário e formado pela Coroa Planetária. Gerado a partir do Criador os sete fatores e será absorvido os TRONOS FATORIAIS. São Sete os Tronos Fatorais:

TRONO CRISTALINO
 TRONO MINERAL
 TRONO VEGETAL
 TRONO ÍGNEO
 TRONO EÓLICO
 TRONO TELÚRICO
 TRONO AQUÁTICO

 “Estes Tronos são a individualização do Trono das Sete Encruzilhadas, assim como o Trono das Sete Encruzilhadas é uma individualização o Criador.
O Trono Planetário gera sete fatores que são absorvidos pela Coroa Divina, que são irradiados pelos seus Tronos Fatorais. As irradiações destes tronos Fatorais serão absorvidas pelos TRONOS ESSÊNCIAIS que irão absorver os fatores e irradiar essências puras, casa essência gerando (carregando) um sentimento.


-TRONO FATORAL CRISTALINO absorve Fator Cristalizador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência CRISTALINA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA FÉ que irá absorver a essência cristalina e irradiar gerando um sentimento de Fé.

-TRONO FATORAL MINERAL absorve Fator Agregador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência MINERAL que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DO AMOR que irá absorver a essência mineral e irradiar gerando um sentimento de Amor.


-TRONO FATORAL VEGETAL absorve Fator Expansor do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência VEGETAL que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DO CONHECIMENTO que irá absorver a essência vegetal e irradiar gerando um sentimento de Conhecimento.

-TRONO FATORAL ÍGNEO absorve Fator Equilibrador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência ÍGNEA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA JUSTIÇA que irá absorver a essência ígnea e irradiar gerando um sentimento de Justiça.

-TRONO FATORAL EÓLICO absorve Fator Ordenador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência EÓLICA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA LEI que irá absorver a essência eólica e irradiar gerando um sentimento de Lei.

-TRONO FATORAL TELÚRICO absorve Fator Evolucionista do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência TELÚRICA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA EVOLUÇÃO que irá absorver a essência telúrica e irradiar gerando um sentimento de Evolução.

-TRONO FATORAL AQUÁTICO absorve Fator Gerador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência AQUÁTICA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA GERAÇÃO que irá absorver a essência aquática e irradiar gerando um sentimento de Geração.” (http://www.seteporteiras.org.br/index.php/deus-e-as-divindades).


 No fim, temos as Sete Linhas de Umbanda e cada linha tem um casal de Orixás, e cada ser denominados os DIVINOS ORIXÁS que em sua essência polariza e irradia cada pólos UNIVERSAIS e CÓSMICOS - MASCULINOS e FEMININOS - IRRADIADORES e ABSORVEDORES. E esses tronos pode “cruzar” as irradiações de outo trono. Por ex: “O Trono que Gera Justiça (Yemanjá/Xangô) cruzará com as vibrações do Trono do Amor(Oxum) e lá assentará outra divindade Com as funções de Yemanjá (Gerar) qualidade de Xangô (equilibrar) no campo de Oxum (amor), uma Orixá com o atributo de gerar equilíbrio no campo do amor.”

OS TRONOS E AS DIVINDADES ASSENTADAS:

TRONO DA FÉ = OXALÁ / OYÁ TEMPO

TRONO DO AMOR = OXUM / OXUMARÊ
TRONO DO CONHECIMENTO = OXÓSSI / OBÁ
TRONO DA JUSTIÇA = XANGÔ / IANSÃ
TRONO DA LEI = OGUM / EGUNITÁ
TRONO DA EVOLUÇÃO = OBALUAYÊ / NANÃ
TRONO DA GERAÇÃO = YEMANJÁ / OMULU 



Zélio e a Sagrada Umbanda, pensava em escrever sobre esse grande homem mas iria tomar muito tempo de vocês leitores então irei passar um link de um texto que achei muito bom sobre o Pai Zélio.
 (http://www.paimaneco.org.br/filosofia/historia-da-umbanda)


Christopher Grey

Deus dos ferreiros: Hefesto

Deus dos ferreiros: Hefesto



Vamos lá a mais um deus, hoje vou atender um dos pedidos pelo blog(creio que estamos tendo muitos)

O deus grego Hefesto, quando escutam esse nome já pensam em um deus aleijado e horripilante, mais me digam alguém que é capaz de forjar o trono da Deusa Hera, os raios de Zeus e ate mesmo o tridente de Poseidon, é alguém que merece esse título?

Hefesto ou Vulcano para os romanos, sendo filho de Zeus e Hera, irmão de muitos deuses, quando nasceu contam que era um bebe deformado, com a aparência de um anão(geralmente um bebe anão é mau agouro) sua mãe quando o viu, simplesmente foi ate a beira do Olimpo(morada dos deuses) e o jogou ao mar, porém Hefesto foi salvo pela titã Tetis a qual o amamentou, e o ensinou as artes de ferreiro, quando chegou a idade adulta(a dos mortais) seus trabalhos eram algo incrível, chamando a atenção de todos os deuses mais em especial sua mãe Hera, a qual foi ver suas obras, assim que chegou lá Hera reconheceu seu filho e pediu-lhe que retornasse com ela ate o Olimpo, porém Hefesto se recusou dizendo que ele não pertencia aquele lugar, Hera continuou pedindo por inúmeros dias, ate que Hefesto para se vingar de sua mãe forjou um trono de ouro, e deu-lhe de presente a sua mãe, porém quando Hera sentou-se, o trono a aprisionou, e Hefesto disse que só a libertaria em troca da mão da deusa mais bela que existisse. Outros dizem que logo após aprisionar sua mãe, recusou-se a libertá-la, porém Dionísio o embriagou e levou ate o olimpo, onde foi obrigado a libertá-la.

Com isso Hefesto casou-se com Afrodite, que é a deusa mais bela entre todas, com isso ele passou a viver no Olimpo, se tornando o ferreiro dos deuses, ate que descobriu que sua esposa o traia com seu irmão o deus Ares (deus da guerra), Hefesto se vingou inumerosas vezes, fazendo com que Ares e Afrodite sempre fossem humilhados, porém Hefesto nunca se separou dela, afinal o divórcio é proibido.

Hefesto foi o criador de Pandora, em alguns mitos ele criou seu corpo e Atena lhe deu a sabedoria, sim a mesma Pandora da caixa, na verdade a caixa seria um recipiente idêntico a um vaso, em outros mitos pandora foi criada por vários deuses, em  outros ela seria resultado da ejaculação de Hefesto na coxa de Atena, mais a história que mais parece ser verídica é a primeira, fora isso Hefesto nunca teve filhos com sua esposa.

Hefesto entre suas obras estão em alguns mitos, o tridente de Poseidon, o arco de Apolo e Ártemis(mesmo essa preferindo fazer seu próprio arco) o escudo de Zeus, e o cinturão de Afrodite, como em todos os mitos, Hefesto é pouco lembrado já que sempre que procuram sobre as guerras, ele é retratado como o deus traído, ou o deus que não possui beleza.

Hefesto para esse fiel escritor é sim um deus belo, menos sendo retratado como alguém feio, e sempre manco, o porque de eu dar minha opinião dizendo que ele é um deus belo? É por que ele constrói coisas belas, me diga vocês que leem o blog, já não viram algo construído com paixão? Aquelas peças que você olha e pensa: deuses eu queria saber fazer isso! Então ele pode não tem o corpo mais belo, mais certamente é belo.

Continuando depois da minha opinião, Hefesto sendo deus dos ferreiros sempre teve o auxílio da deusa Héstia, já que os dois são tidos como deuses do fogo, Hefesto do fogo que queima e transforma, Héstia do fogo que acalma e auxilia, então creio que podemos dizer que os dois se dariam bem!

Abaixo segue uma lista de associações a este Deus:

Deus do: fogo, ferreiros, construção
Animais: animais que vivem perto de vulcões creio eu

Simbolo: o martelo, a bigorna, e o fogo

Velas: marrom, ou branca

Como se conectar: construa algo, mesmo que simples, acenda velas e observe sua chama, sinta o calor que ela emana, ajude alguém que possui alguma deficiência!


Bom, por hoje é só, encerro aqui a matéria sobre esse deus magnífico que é Hefesto, espero que assim como eu tenham se sentido atraído por esse deus, se quiserem ou tiverem dúvidas me mandem eu responderei, então ate o próximo artigo. Que Hefesto lhe ajude a construir algo bem produtivo!

Raffi Souza