21 maio 2017

Quais deuses devemos invocar?

Quais deuses devemos invocar?


Uma coisa que muitos devem ter dúvidas sejam se está começando ou já está a um tempo no caminho, muitos magistas (me refiro como magistas a todos os bruxos, magos, pagão, etc., que praticam magia) tem dúvidas é na hora de chamar uma divindade\entidade para um ritual, ficam na dúvida se podem ou não chamar elas, ou ficam com essas perguntas “se eu chamar deus tal acontece isso? ” “Ouvi falar que não podemos nunca chamar deusa tal, porque ela é deusa de algo negativo”, “é verdade que se chamar dois deuses pode dar muita briga? ”.
Bem as respostas para elas podem ser bem diferentes dependendo da onde você está lendo, eu em particular quando vou fazer qualquer coisa pesquiso muito bem antes de chamar elas, vejo com quais deuses eles tem alguma rixa, ou quais eles trabalham juntos, mas nunca chame deuses de panteão diferentes, mesmo que eles sejam do tipo que trabalha com as mesmas energias (exemplo: Afrodite e Rudá, são deuses do amor? São, mas um é daqui do brasil e outro lá da Grécia, chame os dois juntos pode esquecer todos os seus relacionamentos).
Agora sobre isso de não poder invocar algum deus pelo que ele trabalha, esqueça, existem sacerdotes de vários deuses, até de deuses ligado a morte, eu mesmo já trabalhei com Hécate, Perséfone, Hades, e vários outros que tem aspectos negros, e olha estou aqui ainda pra escrever no blog pra vocês, tudo depende se vocês estão receptivos a energia deles, alguns tem uma energia muito forte que até os mais experientes tentam se manter afastado, como é o caso de Hécate, dizem que depois que fazer algo com ela ficam com dor de cabeça, passando mal, outros já não conseguem nem receber a energia de deuses mais “leves” por exemplo Hestia, dizem que ela quando se chama se sente mais confortável, amado, etc., mas tem alguns que podem sim passar mal, principalmente se não tiver na mesma sintonia do deus que chamou.
E sobre chamar deuses diferentes, então, isso nunca, nunca mesmo deve ser feito, não importa se são do mesmo panteão ou não, principalmente se não forem do mesmo panteão, seria o mesmo que chamar Ares e Hefesto, os dois tem uma rixa por causa de Afrodite, chame os dois juntos e com toda a certeza você irá passar mal, sentira muita coisa, podendo até passar mal, mas se forem deuses que trabalhar juntos, sem problema nenhum, um exemplo disso é Hécate e Perséfone, as duas trabalham juntas no submundo, para alguns quando Perséfone está com sua mãe no olimpo, Hécate assume o troco como rainha do submundo.
Uma dica muito importante antes de trabalhar com qualquer divindade\entidade, é estudar, sim, isso mesmo estudar, ler histórias, ver diferentes mitos, e talvez até meditar com a entidade, mas até para se meditar digo que deve ter cuidado, pois você pode sentir algo, bom ou ficar desconfortável, então digo, antes de fazer qualquer coisa, ESTUDE sobre a entidade, não importe quem é!
Espero que esse pequeno, nem tão pequeno texto, ajude vocês a entenderem um pouco sobre esse contexto de chamar uma entidade sobre você, e uma pequena explicação sobre o que é invocar e o que é evocar:
Invocação se caracteriza por convidar a Divindade para participar do ritual no corpo de uma pessoa responsável. Foi muito usado por algumas pessoas do passado para santificar objetos ou lugares.

"Invocar vem do latim in vocare, que significa chamar em, ou seja, chamar em socorro, pedir auxílio, suplicar, pedir ajuda com uma prece."

Evocação já é o convite à Divindade para participar do ritual em matéria astral ou espiritual, fora do corpo do oficiante responsável, porém dentro do espaço sagrado. Isso possibilita a conversa direta e a percepção das energias divinas. O que é muito usado durante uma oração padrão.

"Evocar vem do latim evoco are, que significa chamar a si, mandar vir, chamar para aparecer, fazer aparecer."


Raffi Souza.