15 março 2017

a erva sagrada: Eucalipto!

A erva sagrada: Eucalipto!


Bem hoje vou falar sobre uma erva (me refiro a erva, qualquer planta, ou alimento que tenha sido retirado de uma arvore, da terra ok?) que muitos já ouviram falar, mas não conhecem seus benefícios então venha conhecer um pouco sobre o Eucalipto! E lembrem antes de usar qualquer medicamento natural consulte o medico, pois infelizmente você pode ser alérgico a ela.
O eucalipto é uma planta medicinal bastante utilizada no combate de diversas doenças respiratórias devido as suas propriedades expectorantes, e pode ser utilizado em forma de chá, óleo essencial ou em vapores para inalação.

O nome científico do eucalipto é Eucalyptus globulus Labill e pode ser comprada em lojas de produtos naturais. Com o eucalipto pode-se fazer ótimos remédios caseiros para doenças respiratórias.

Para que serve o eucalipto
O eucalipto serve para o tratamento de gripe, resfriado, rinite, sinusite, adenite, amigdalite, asma, bronquite, nariz escorrendo, pneumonia, tuberculose, febre, vermes intestinais, acne, mau hálito e dor muscular.

Propriedades do eucalipto
As propriedades do eucalipto incluem ação antisséptica, desinfetante, expectorante, tônica, anti-inflamatória, antimicrobiana, aromática, descongestionante, expectorante e vermifuga.

Modo de uso do eucalipto
A parte utilizada do eucalipto é a sua folha e pode ser usada de várias formas, desde inalação até chá.
Chá: Adicionar 1 colher de folhas picadas de eucalipto em uma xícara e cobrir com água fervente. Depois de morno, coar e tomar.
Inalação: Colocar 5 gotas de óleo essencial de eucalipto em uma tigela com 1 litro de água fervente e inalar o vapor por alguns minutos. Para aproveitar ao máximo, coloque uma toalha de banho sobre a cabeça como se fosse fazer uma tenda para cobrir a tigela, assim o vapor ficará aprisionado e o indivíduo inspirará uma maior quantidade do vapor que alivia os sintomas.
Uso tópico: Realizar uma massagem nos locais desejados utilizado 2 gotas de óleo essencial de eucalipto para 100 ml de óleo mineral.

Efeitos colaterais do eucalipto
Os principais efeitos colaterais do eucalipto se prendem com o seu uso excessivo e inclui dermatite, dificuldade para respirar e taquicardia.

Contraindicações do eucalipto
O eucalipto está contraindicado em caso de alergia ao eucalipto ou durante a gravidez.
 O eucalipto é considerado um medicamento natural com inúmeras propriedades medicinais, sobretudo provenientes das suas folhas. Da sua folha é retirado o óleo que tem propriedades antissépticas e também desinfectantes. Quando aplicado localmente, o eucalipto pode danificar a sensibilidade e aumentar a actividade cardíaca. Este medicamento natural é utilizado para combater a asma, aliviar afecções brônquicas, tosse, constipações, rinite e sinusite, aliviar a dor de cabeça e descongestionar as vias nasais. Pode ser útil também no tratamento de dores musculares, reumatismo, infecções urinárias e feridas. Contudo, a sua utilização deve ser moderada e segundo prescrição e aconselhamento médico, pois em quantidades maiores pode ser tóxico para o organismo provocando complicações graves para a sua saúde.

 A sua forma de utilização é muito diversificada, podendo ser aproveitado através do seu óleo, ingerido sob a forma de chá, por inalação do vapor ou aplicação local. Para uma inalação do vapor, precisa de uma chaleira com água a ferver, óleo de eucalipto, uma toalha grande, e um recipiente que seja largo. A sua cabeça deve estar pendente sobre o recipiente que contem a água quente com 3 gotas do óleo, e coberta com a toalha, para que todo o vapor libertado seja inalado por si: respire lentamente e profundamente durante aproximadamente 10 a 15 minutos.

O medicamento natural tem imensas vantagens e muito poucos prejuízos comparados com os medicamentos químicos, e um exemplo disto é que uma só árvore, o eucalipto, tem propriedades medicinais antipiréticas, antitússicas, anestésicas, antissépticas e desinfectantes.
Planta medicinal utilizada no tratamento da tosse (ação expectorante) e do resfriado (inalação). São apresentadas em forma de infusão, pastilhas, inalações ou cápsulas.

Nomes
Nome em português: Eucalipto
Nome binomial: Eucalyptus globulus
Nome francês: Eucalyptus
Nome inglês: eucalyptus
Nome alemão: Eukalyptus
Nome italiano: eucalipto
Nom espagnol: eucalipto

Família
Myrtaceae (Mirtáceas)
Constituintes

Óleo essencial de eucalipto (cineol, eucaliptol).

Partes utilizadas
– Folhas, às vezes flores, frequentemente consumidas na forma de óleo essencial.
​Efeitos do eucalipto
– Expectorante, antibacteriano, antisséptico, dilatação das vias aéreas superiores.
Indicações do eucalipto
– Tosse, bronquite, resfriado, sinusite, asma (como uma medida complementar), enfisema.

Efeitos secundários
Possíveis efeitos secundários na região gastro-intestinais. Peça conselhos ao seu especialista.
Contraindicações
Tome cuidado com as crianças pequenas, não aplique os óleos essenciais à base de eucalipto nos olhos.  Peça conselhos ao seu especialista.

Interações
Interação possível com outros medicamentos. Peça conselhos ao seu farmacêutico.
Preparações à base de eucalipto
– Infusão de eucalipto
– Inalação de eucalipto
– Tintura de eucalipto (em gotas)
– Óleo essencial de eucalipto
– Cápsula de eucalipto (muitas vezes à base em 200 mg de eucalipto, consomir 3 vezes ao dia).
– Pastilhas ou balas de eucalipto
– Xarope de eucalipto

Onde cresce o eucalipto?
O eucalipto cresce nos países tropicais e na Austrália.

Observações
Esta planta de origem australiana (utilizada pelos aborígenes) encontra-se em inúmeras preparações à venda nas farmácias. Esta planta pode ser um bom complemento natural para tratar a tosse e outras doenças infecciosas como os resfriados, graças aos óleos essenciais contidos na folha de eucalipto.

* Nome Científico: Eucalipto Globulus.
* Família: Myrtaceae (Mirtáceas)
* Origem: Austrália
* Outros Nomes: "erva-da-febre”.

* Propriedades Mágicas:
Usado em rituais de cura e em feitiços de todos os tipos. Existe um antigo hábito de pendurar eucalipto no pescoço para evitar gripes e resfriados. Na umbanda e candomblé, o eucalipto é consagrado aos orixás Ogum e Oxalá. As folhas dessa árvore são conhecidas por limpar a energia, animar e trazer sensação de amplitude. Sob forma de essência proporciona integração emocional, física e espiritual, auxilia na abertura do "terceiro olho", ajuda a libertar a "criança interior", relaxa a respiração, normaliza o fluxo sanguíneo, combate a negação da realidade e a falta de autenticidade.

* Propriedades Medicinais:
Cura gripes e resfriados com tosse (através de chás e vapor). É expectorante, anti-asmático, antiinflamatório e desinfetante. O chá de eucalipto também é aplicado no combate a febres, bronquite, tuberculose, maleita, diabetes, etc. Não se devem ultrapassar as doses indicadas por via interna, e deve ser usado internamente apenas com orientação de um fitoterapeuta.
Repetindo novamente, antes de usar qualquer erva consulte o medico, pois infelizmente você pode ser alérgico a elas! Espero que tenham gostado de conhecer sobre mais uma das nossas ervas sagradas!
Que os deuses lhe abençoem!

Raffi Souza.