14 fevereiro 2017

A deusa dourada: Sif!

A deusa Dourada: Sif!

Na mitologia nórdica, Sif é esposa do deus Thor e mãe das suas duas filhas Lorride e Thrud. Antes do casamento com Thor, teve outro filho, De seu primeiro casamento, com o gigante Orvandil, Sif teve um filho chamado Uller ("o magnífico"), que é um Deus do inverno.
Seu cabelo dourado foi feito pelos anões (trolls) de forma a enraizar e crescer na sua cabeça depois que Lokio cortara numa brincadeira. Sif é a deusa Asynjor da excelência e habilidade em combate, e é retratada como uma deusa guerreira. Aprecia os guerreiros leves e habilidosos, que não dependem só da força bruta.
Sif foi barbarizada pelos gigantes seguidores de Surt. Depois que souberam da morte de Donnar pela serpente, os gigantes de fogo invadiram o Bilskirnir, onde Sif se escondia.                       
Sif, é a deusa da colheita e da fertilidade, casada com Thor deus dos trovões e mãe de Uller deus da justiça e do julgamento, Sif é a deusa da habilidade em combate, Sif aprecia muito guerreiros leves e habilidosos, que não necessitam só de força bruta para vencer suas batalhas.
Os cabelos de Sif eram negros como a noite, até o dia em que o deus das travessuras Loki, cortou seu cabelo numa brincadeira, então Thor pediu aos anões para que fizessem um novo cabelo para sua mulher, então os anões pegaram fios da luz do sol e fizeram um cabelo dourado para a deusa, e comos os anões eram seres muito inteligentes eles criaram uma maneira do cabelo criar raiz em sua cabeça.
De acordo com a profecia Sif vai morrer no Ragnarok, mas não foi explicado como e por quem.
Sif era a esposa de Thor, na mitologia nórdica, o poderoso deus do trovão. Sif era considerada como símbolo de fidelidade. Em cerca ocasião, Sif perdeu suas longas tranças loiras pelas mãos do malvado Loki, que as cortou. Thor não pode conter sua ira e atacou Loki e ameaçou quebrar todos os seus ossos. Loki chorou e pediu clemência. Então prometeu a Thor que convenceria os anões para criarem um cabelo de puro ouro, que cresceria como natural na cabeça de Sif. Por esse motivo, um dos vulcões do planeta Vênus se chama como a Deusa nórdica Sif.                       
Sif é a Deusa da Riqueza, é o ouro da terra e tudo de valioso que nela podem-se encontrar além dos dourados trigais e sua conversão em bens. Por tudo isso, também é considerada a Deusa da Economia e dos Negócios.                       
SURGIMENTO
Sif, era uma linda mulher conhecida como "a deusa dourada", provavelmente receberá este apelido por possuir uma cabeleira loira, longa e farta. Ela Regia a beleza, o amor, a fertilidade, a vegetação e principalmente favorecia os campos de trigo. Era casada com Thor e com ele teve dois filhos Ullr e Thrud, e assim como outras divindades, Sif, também fora acusada de ser adúltera por Odin e Loki. A passagem onde Loki corta os cabelos da deusa enquanto ela dormia que seria uma punição por traição. Porém o seu marido Thor ficou ao seu lado                       
Fontes antigas relacionavam a deusa como sendo uma Vanir, e que ela representava os mais elevados valores sociais e morais, que podem ser traduzidos em códigos de lealdade e coragem, muito presentes na cultura nórdica.                       
FIGURA MITOLOGIA E CULTO
Sif era considerada como a deusa da colheita, como dito acima, ela favorecia os campos de trigos, e acreditava-se que em noites quentes de verão, quando ela e Thor faziam amor, raios caiam sobre os campos e desta forma o amadurecimento dos grãos seria acelerado. Por tanto, Sif, era reverenciada como deusa da colheita, da riqueza, do bem estar familiar e também por manter a paz entre as tribos. 
REPRESENTAÇÃO
Como dito Sif ostentava uma enorme cabeleira loira, era vista trajando simples roupas de camponesa, mas sua condição divina era evidencia pela própria cabeleira e também por seu cinto de ouro, cravado com pedras preciosas.                       
Seus símbolos eram: espigas e campos de trigo, trança, pão, colheita, objetos de ouro, cabelos louros, espelho, enfeites, tudo que representava a beleza. 
Suas Runas eram: Jera, Sowilo, Berkana, Ingwaz, Ziu, Sol.
VERSO DO POEMA EDDICO VOLÜSPÁ
“... Then he went forth far and wide over the lands, and sought out every quarter of the earth, overcoming alone all berserks and giants, and one dragon, greatest of all dragons, and many beasts. In the northern half of his kingdom he found the prophetess that is called Síbil, whom we call if, and wedded her. The lineage of Sif I cannot tell; she was fairest of all women, and her hair was like gold...” -Snorri Sturlson em Prose Edda.
TRADUÇÃO
“... Então ele saiu forte, sobre as longas terras, e procurou em cada canto da Terra, superando sozinho todos os berseks e gigantes, e um dragão, o maior de todos os dragões, e algumas bestas. E no norte da metade do seu reino ele encontrou uma profetiza, que era chamada Sibil, ao qual nos chamamos de Sif, e casou-se com ela. A linhagem de Sif eu sei dizer. Ela era a mais bela de todas as mulheres, e seu cabelo era como ouro..." -Snorri Sturlson em Prose Edda.

Associações:
Deusa: do ouro, da harmonia, da guerra, da lealdade, dos trigos, da familia;
Cores: dourado, verde, amarelo;
Oferendas: tranças, trigo, coisas banhadas a ouro, imagem dela, runas (as associadas a ela, imagem a baixo);
Associações divinas: Hera (grega), Oxum (yeroba), Demeter (grega), Ceres (romana);

Que os deuses lhe abençoem!

Raffi Souza

.