09 agosto 2018

Erva sagrada: Picão


Erva sagrada: Picão!


O Picão-preto é uma planta medicinal, também conhecida popularmente como Picão, Pica-pica ou Amor de mulher, utilizada para tratar inflamações, como artrite, dor de garganta ou dor muscular devido às suas excelentes propriedades anti-inflamatórias.
Normalmente, o Picão-preto cresce nas regiões quentes da América do Sul e, por isso é muito frequente no Brasil, especialmente em jardins limpos, sem produtos tóxicos e longe das ruas. O Picão-preto é uma planta pequena que apresenta um caule verde escuro e folhas ligeiramente mais claras.
O nome científico do Picão-preto é Bidens pilosa e a planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e alguns supermercados.
Para que serve o Picão-preto
O Picão-preto serve para ajudar no tratamento de inflamações como reumatismo, dor de garganta, amigdalite, faringite, hepatite e cólica menstrual, por exemplo. Além disso, o Picão-preto também pode ser usado para tosse, úlceras gástricas, dor de estômago em geral, infecções urinárias e para manter os níveis de açúcar no sangue controlados, no caso de diabetes.
Propriedades do Picão-preto
As propriedades do Picão-preto incluem sua ação anti-inflamatória, diurética, antioxidante e anti-diabética.
Modo de uso do Picão-preto
Podem ser utilizadas todas as partes da planta Picão-preto para fazer infusões que podem ser utilizadas para gargarejos ou compressas mornas.
Infusão de Picão-preto para problemas de estômago ou hepatite: colocar ½ xícara de partes da planta seca em uma panela com ½ litro de água e deixar ferver durante 10 a 15 minutos. Filtrar a mistura e beber 1 xícara 4 a 6 vezes por dia;
Gargarejos de Picão-preto para garganta inflamada, amigdalite ou faringite: preparar a infusão, deixar esfriar até ficar morna e gargarejar 3 vezes por dia;
Compressas mornas de Picão-preto para reumatismo e dor muscular: preparar a infusão de Picão-preto, deixar esfriar até ficar mornar, mergulhar compressas ou gaze limpa na mistura e depois aplicar sobre as articulações ou músculos doloridos.
Efeitos colaterais do Picão-preto
Não estão descritos efeitos colaterais do Picão-preto, no entanto, a planta deve ser utilizada com precaução evitando-se ultrapassar as doses diárias recomendadas no modo de uso.
Contraindicações do Picão-preto
Não estão descritas contraindicações do Picão-preto, porém grávidas, mulheres a amamentar e crianças não devem utilizar a planta sem informar o obstetra ou o pediatra.
As plantas medicinais já mostraram que podem ser os remédios mais naturais do mundo, poderosos e com uma eficacia jamais imaginada pelos especialistas. Muitas delas costumam substituir os melhores remédios de todo o universo.
Suas propriedades variam sempre, de uma espécie para a outra, mas a maioria delas são, na verdade, ditas como os verdadeiros fármacos da medicina moderna. O Picão  por exemplo, é uma planta medicinal usada em larga escala. É utilizada para produção de chás milagrosos e também para a fabricação de muitos remédios de origem natural. Neste artigo, descubra tudo sobre o Picão.
Informações Botânicas
O picão é dito como da família das Compostas. É uma erva bem natural que cresce em quase todas as regiões brasileiras. Seu caule é ereto, quadrangular e a sua estrutura pode atingir mais de um metro de altura. Seus ramos são opostos e a planta é considerada ramosa, glabra e as vezes um pouco pubescente.
Suas folhas são de grande importância para toda a estrutura do picão e são geralmente elas que conferem à planta uma característica medicinal. A folhagem é meramente membranosa, pequena e mede aproximadamente 10 cm de comprimento. Essas pequenas folhas possuem um cheiro bem reconhecível em seu meio. Podem ser de coloração amareladas ou brancacentas.
Onde Esta Planta Cresce?
Muitos dizem que a planta é facilmente encontrada em regiões abertas de todo o Brasil. Mesmo assim, existem locais específicos onde o Picão pode aparecer. Geralmente, a planta cresce em locais espaçosos e silenciosos. É encontrada normalmente em terrenos baldios ou expostos.
Além disso, a planta é nativa da áreas tropicais que não englobam somente a América do Sul.  África, Caribe, e Filipinas também detém espécies de Picão em todo o território. Por conta de suas origens, o Picão possui uma longa história no mundo, desde seu surgimento até a sua propagação. Na América do Sul, por exemplo, tudo começou na região do Amazonas, incluindo outros sistemas etno-botânicos de nativos sul americanos no geral. Por isso, sua predominância se dá no Brasil.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Nomes Populares
O Picão não é apenas conhecido por seu nome de origem ou pelo mais popular de todos. Ele também é facilmente identificado por outros títulos. São eles:
Macela-do-campo
Erva-picão
Picão-do-campo
Picão-preto
Piolho-de-padre
Carrapicho
Seco de amor
Aceitilla
Cadillo
Chilca
Pacunga
Cuambu
Erva picão
Alfiler
Clavelito de monte
Propriedades e Indicações
O Picão tem as suas propriedades medicinais muito bem definidas e podem ter diversas propriedades. Dentre elas estão as funções: vulnerária, antidesentérica e hepática.
Com todas as propriedades , obviamente voltadas para doenças graves, o Picão é largamente indicado por especialistas em várias áreas da medicina natural. Na forma de chá, o Picão pode ser um ótimo combatente da icterícia e hepatites no geral.
O picão é conhecido por funcionar tanto pelo uso interno, quanto para banhos. O remédio feito a base de Picão pode ser várias consequências para a melhora da saúde. Dentre as doenças mais graves combatidas pela planta e  todos os males onde o Picão pode atuar de forma positiva, estão os listados abaixo:
Distúrbios menstruais
Bactericida
Antiviral
Anti-fermentativo
Combate à diabetes de vários tipos
Função diurética
Anti-oxidante
Hipoglicemiante
Atua na secagem as secreções
Hepatoprotetor
Leucemias
Anti-inflamatório
Anti-espasmódico
Pode ser rápido na inibição de uma atividade tumoral
Vermífugo
Anti-ulceroso
Trabalha no controle da acidez estomacal
Estimula a digestão
Vale lembrar que o Picão, bem como seus chás e banhos, podem ser largamente usado na medicina pediátrica também, ou seja, crianças podem fazer uso do Picão sem complicações ou contras. O único cuidado que se deve tomar com o Picão é durante a gravidez. Em cobaias, o picão parecer restringir o fluxo e a quantidade de urina no organismo, o que pode ser danoso para as futuras mamães.
Princípios Ativos
O Picão pode ser considerado um prático remédio natural justamente por caus ade seus princípios ativos e todas as substâncias que estão contidas em suas folhas, caule, florações, etc. São eles:
Carotenóides
Fitosteróides
Poliacetilenos
Ácido nicotínico
Flavonoides
Terpenos
Fenilpropanoides
Lipídios
Benzenoides
Além de possui os principais princípios ativos para o tratamentos de diversas doenças, o Picão traz consigo componestes infalíveis e que podem servir para a produção de medicamentos dentro de laboratórios. Tais componentes se encontram citados logo abaixo:
Esculetina
Ácido behenico
Beta-sitosterol
Ácido butanedioico
Butoxilinolatos
Cadinoiss
Cafeína
Ácido caffeolico
Ácido caprico
Daucosterol,
Ácido elaidico
Ácidos eritronico
Friedelanos
Friedelinas
D-germacreno
Glucopiranoses
Glucopiranosideos
Inositol, isoquercitrina
Ácido laurico
Limoneno
Ácido linoleico
Lupeol
Luteolina
Muuroloi
Ácido miristico
Ocanin-glucosideo-palmitico
Ácido palmitoleico
Ácido paracoumarico
Phenilheptatrieno
Ácido fitenoico
Fitol
Pilosola UM
Poliacetilenos
Precoceno
Piranosos
Quercetina
Sandaracopimaradiol
O- tridecatetraendieno
Ácido de vanilico
Como Usar o Medicamento:
Além de todas as substancias presentes, o Picão possui diversas aplicações. Como já foi dito, o chá e os banhos a base da planta são muito utilizados. Por isso, o Picão pode ser amplamente usado em infusões simples, Compressas, decocção e sucos.
Os sucos de Picão podem ser usados para fazer as compressas. Tais líquidos deverão ser colocados em cima de feridas ou ulcerações, segundo indicações de especialistas. No banho, utilizando as folhas do Picão, a mistura deve ser aplicada pelo menos duas vezes ao dia e possui uma grande ação anti-séptica e vulnerária.
Principais Cuidados
Durante um longo período de estudos, contatou se que a planta, ou seja, o Picão, possuía uma grande quantidade de cafeína em sua composição. Por isso, qualquer indivíduo que manifestar qualquer reação alérgica a principal substancia do café, deverá evitar a ingestão de qualquer medicamente feito a base da planta medicinal.
Um outro cuidado muito importante que se deve ter com o Picão, é que ele é um hipotensor. Por isso, pacientes com problemas cardíacos podem ter reações bruscas quando ingerirem algum tipo de medicamente feito à base de Picão. Nestes casos, as doses devem ser devidamente reguladas pelos médicos responsáveis por este tipo de indivíduo. Por isso, é preciso respeitar a receita das dosagens e não exagerar no medicamento, o que não impede a sua real utilização.

Picão-do-mato
Nome científico: Bidens pilosa
Nomes populares: amor de burro, amor seco, carrapicho, carrapicho agulha, carrapicho cuambu, carrapicho de duas pontas, carrapicho picão, coambi, cuambri, cuambú, erva de picão, erva pilão, fura capa, goambú, macela do campo, paconca, picão, picacho, picacho negro, picão do campo, pico pico, piolho de padre.
Partes utilizadas: toda a planta.
Utilização:
- medicinal: Para combater icterícia e hepatite. Tanto para uso interno, como para banhos. Indicada ainda em casos de abscessos, cólicas, conjuntivite, diabetes, dor de cabeça, dor de dente, escorbuto, afecções cutâneas, cura aftas, amigdalite, disenteria e hemorróida.
- caseira: a utilização caseira cinge-se à preparação dos chás e banhos para uso medicinal
- cosmética: não foram encontrados relatos de utilização cosmética da planta.
- culinária: não foram encontrados relatos de utilização culinária da planta.
- magia: o uso mágico se resume à ritualística da Umbanda e do Candomblé
Na ritualística: em Umbanda, é utilizada para banhos de purificação e de harmonização, bem como na preparação de amacis de cabeça e de guias.

Que sejam prósperos.
Raffi Souza.