14 março 2015

14/03- Dia da Deusa Uadjit, a Deusa serpente! Uadjit, Deusa serpente - Egito

14/03- Dia da Deusa Uadjit, a Deusa serpente!
Ua Zit, Deusa serpente - Egito



Uadjit é na antiga religião egípcia a deusa padroeira do Baixo Egito (o que correspondia à região do Delta do Nilo). O nome significa “A verde” (cor das serpentes) e “A da cor do papiro” (numa alusão à planta do papiro, que teria sido por ela criada e que era a planta heráldicado Baixo Egipto). O nome desta deusa pode também ser escrito como Uto ou Edjo.
Uadjit começou por ser uma deusa ligada à vegetação tendo se transformado numa deusa da realeza. Representava o Baixo Egipto sendo frequente surgir com a deusa correspondente do Alto Egipto, Nekhbet.
Esta deusa foi integrada na lenda de Osíris, na qual é ela quem toma conta do pequeno Hórus, escondido nos pântanos do Delta, o qual alimentou com o seu leite, enquanto Ísis procurava por Osíris.
O principal centro de culto da deusa era Per Uadjit (“morada de Uadjit”), localidade a que os Gregos deram o nome de Buto e que corresponde à moderna Tell el-Farain.


Era representada como mulher com cabeça de serpente e que tem na cabeça a coroa vermelha do Baixo Egipto (coroa decheret). Poderia também ser representada como uma mulher com cabeça de leoa, quando se pretendia aludir ao aspecto de defensora da realeza. Surgia igualmente como uma serpente alada ou como uma cobra enrolada dentro de um cesto de papiros