07 abril 2015

PRINCÍPIOS WICCA

PRINCÍPIOS WICCA


  1. Os Wiccanos praticam ritos para se alinharem ao ritmo natural das forças vitais, marcadas pelas fases da Lua e mudanças das estações.
  
A Wicca trabalha com as energias da natureza e pratica rituais e comemorações dos ciclos naturais para se alinhar energéticamente com as forças naturais.

2. Reconhecemos que nossa inteligência nos dá uma única responsabilidade para com nosso meio ambiente. Buscamos viver em harmonia com a Natureza, em equilíbrio ecológico, oferecendo à vida e à consciência, dentro de um conceito evolucionário.

Simples, você não destrói a sua casa correto? Ao contrário disso, você cuida do seu lar. Sendo assim para a Wicca a natureza é sua morada e deve ser mantida e cuidada como nosso lar. 
  
3. Reconhecemos uma profundidade de poder muito maior do que é aparente para as pessoas. Vemos como algo que é naturalmente potencial a todos.

A todos é dada a magia porém poucos a reconhecem e a sentem diariamente. A magia está em tudo, basta ter a sensibilidade de senti-la e vivê-la.
  
 4. Cremos que o Poder Criativo do Universo é masculino e feminino - e que esse mesmo poder reside em todas as pessoas, e funciona através da interação do masculino e feminino. Não valorizamos um acima do outro, sabendo serem complementares.

Ao contrário do que muitos afirmam, a Wicca não é uma religião essencialmente feminina e feminista. Sabemos que toda energia possui polaridades diferentes e que ambas se completam e não são auto suficientes.

5. Nós reconhecemos ambos os mundos; exterior e interior, conhecidos como Mundo Espiritual e Material. Não negligenciamos qualquer das dimensões, vendo ambas como necessárias para nossa realização.

Sabemos que tudo deve ter um equilíbrio. Nem somente o céu, nem somente a Terra. Nem somente o material nem somente o espiritual. O segredo da evolução da consciência é viver adequadamente os dois mundos pois um fornece aprendizado ao outro.

 6. Nós não reconhecemos nenhuma hierarquia autoritária, mas sim honramos aqueles que ensinam, respeitamos aqueles que compartilham seus conhecimentos e sabedoria, e admiramos os que corajosamente assumem um posto de liderança.

Na Wicca não temos nenhum poder central, nenhum livro de regras e nenhuma instituição religiosa definida. A Wicca é uma religião livre, porém sabemos valorizar aqueles que estão nessa caminhada a mais tempo e sabemos ser gratos àqueles que dispõe do seu tempo para repassar o seu conhecimento aos demais. 

7. Nós vemos religião, magia, e sabedoria como sendo unidas na forma de ver o mundo e viver nele - uma visão de mundo e filosofia de vida que identificamos como Bruxaria - o Caminho Wiccaniano.

A energia é única, tudo é uno universo, o aprendizado e a evolução vem da vivência de ambos.

8. Chamar-se "Bruxo" não faz de você um Bruxo - também herança, a coleção de títulos, graus e iniciações não o faz Bruxo. 
Um Bruxo busca controlar as forças dentro de si mesmo que tornam a vida possível, de modo a viver sabiamente o bem, sem danos para os outros e em harmonia com a Natureza. Isso sim faz de vc um bruxo!

Creio que está bem claro, saber viver as energias, manipulá-las, viver reconhecendo e tendo a percepção de cada energia que atua sobre você é o meio ambiente é que faz de você um Bruxo. O estudo é a aplicação deste aprendizado é que faz de você um Bruxo. Não basta se intitular Bruxo por puro modismo ou por herança genética, você deve viver como Bruxo.

9. Acreditamos na afirmação que a satisfação da vida se dá através da continuidade de evolução e desenvolvimento da consciência, que dá significado ao Universo que conhecemos, e ao nosso papel dentro dele.

Um Bruxo procura estudar e se desenvolver, melhorando e evoluindo constantemente. O Universo é movimento, sendo assim, aquele que não busca o conhecimento se perde na sua evolução de consciência e fica estagnado no tempo.

10. Nossa única animosidade acerca da Cristandade, ou de qualquer outra religião ou filosofia de vida, é na medida em que suas instituições alegaram ser apenas “o único caminho” e lutado para negar liberdade aos outros e suprimir outras formas de prática religiosa e crença.
Não temos nada contra o Cristo ou a igreja católica, muito pelo contrário, acreditamos que cada pessoa é livre para cultuar os seus próprios Deuses e respeitamos isso. 
O único problema que lutamos contra é quando, não somente o catolicismo, mas qualquer outra religião, afirma que ela é o único caminho, e que impõe regras nas pessoas fazendo com que através do medo e da bitolação essas pessoas sintam-se presas a este único conceito. Prezamos a liberdade de crença, de ideias, de conhecimentos e sabemos que cada um possui o seu caminho e que o nosso é apenas mais um caminho, não o único.

11. Como Bruxos, não nos sentimos ameaçados por debates sobre a História da Arte, as origens dos diversos termos, a legitimidade de vários aspectos de diferentes tradições. Estamos preocupados com o nosso presente e o nosso futuro e com nossa constante evolução no caminho espiritual.

Acho que está claro né?

12. Nós não aceitamos o conceito de mal absoluto, nem adoramos qualquer entidade conhecida como "Satã" ou "diabo", como definido pelas tradições cristãs. Não buscamos poder através do sofrimento dos outros, nem aceitamos que o benefício pessoal possa ser obtido passando por cima dos outros.

13. Acreditamos que devemos buscar dentro da Natureza o que é positivo para nossa saúde e bem-estar.

A natureza é nosso lar, nossa casa, nos dá tudo o que precisamos.


Parece fácil e básico, porém quero ver por tudo isso  prática diariamente!

Grasi Marchioro