01 agosto 2018

Erva sagrada: Jibóia!


Erva sagrada: Jibóia!

 

A Jibóia (Epipremnum pinnatum) é uma planta semi-herbácea e
de hábito trepador (epífita), pertence à família das Aráceas, onde encontramos os antúrios, as costelas de adão e os filodendros. Suas folhas nascem pequenas, brilhantes e sem recortes, conforme a planta vai se alastrando e chega próxima a um suporte em que possa se sustentar, suas folhas crescem e tornam-se recortadas, lembrando muitas vezes a costela-de adão (Monstera deliciosa).

Quando cultivadas dentro de casa, não chegam a atingir 2 metros, porém na natureza podem ultrapassar os 20 metros de altura. Suas folhas nesse caso podem alcançar quase 1 metro de largura.

De acordo com o dicionário tupi, a palavra “mbóia” ou “mboy” designa cobra, e “y” seria água, em uma pronúncia gutural difícil de ser grafada.
O nome jibóia tem origem indígena e significa literalmente
“cobra d’água”.

Segundo uma lenda indígena, a Jibóia Branca guardava o segredo do conhecimento, mistério e ciência da floresta encantada. Conta-se que um guerreiro procurando por caça acabou encontrando um encantado, a Jibóia Branca, que morava no lago grande. e se transformava em mulher, ia para aterra e depois voltava para o lago. A partir desse encontro, o guerreiro se apaixonou e pediu ela em casamento. O guerreiro e a Jibóia
tiveram uma vida muito boa, tendo acesso ao conhecimento e aprendizado no mundo espiritual. Nesse lago grande, na comunidade da Jibóia Branca, viviam muitos encantados. Todos eles conheciam o segredo das plantas do poder, entre elas o cipó ayahuasca (nixi pae) e a folha kawa. E foi dessa maneira que a utilização dessas plantas ficou conhecida entre os povos da mata.

A jibóia é considerada uma planta encantada, principalmente entre os povos do Norte e Nordeste do país. Dizem que ela seria uma excelente planta para proteção, quando cultivada em casa protegeria os moradores contra energias e pessoas negativas. Alguns acreditam que, quando uma jibóia é cultivada onde há uma mulher solteira, a planta é capaz de
atrasar ou atrapalhar um futuro casamento, pois afasta possíveis pretendentes. Outra crença é que ela não deve ser cultivada dentro d’água em casa, pois atrairia fofoca, ejó, segunda a língua do povo de santo.
Segundo o Feng Shui, não se deve deixar que ela se enrole dentro do vaso, e sim que ela suba pela parede. Nesse caso sua indicação seria para harmonização dos ambientes e favorecimento do crescimento profissional, utilizada nos ambientes fechados como escritórios e salas
de reuniões.

A jibóia encontra-se na lista divulgada pela NASA das plantas de interior campeãs na filtragem do ar. Essas plantas agiriam não só reciclando o dióxido de carbono (CO2) e liberando oxigênio, mas também retirando diversos poluentes do ar, como os gases formaldeídos, utilizados na fabricação de corantes e vidros.

Embora possua diversos aspectos positivos, devesse ter atenção redobrada com relação a essa planta, principalmente em ambientes com crianças e animais domésticos, pois como
outros representantes de sua família (comigo-ninguém-pode e o
filodendro, por exemplo) acumulam cristais de oxalato de cálcio em seus tecidos, tornando-se tóxicas quando mastigadas ou ingeridas. Esses cristais podem afetar a orofaringe, causando irritação oral e inchaço das mucosas do trato gastrointestinal. Talvez esse seja um dos motivos pelo qual a jibóia também é conhecida como era-do-diabo..
Nas casas de Candomblé a jibóia é tida como uma ewé apa òsí, estando ligada tanto ao elemento água como a terra, embora também transite pelo ar. Em seu nome ioruba também trás alusão a cobra mítica, ewé dan, folhada serpente. Costuma ser empregada com certa freqüência em alguma casasde Jeje, nos processos de iniciação e em baixo das esteiras (enim/zocré) do vodunsi.

Essa folha é consagrada ao orixá Oxumare.
Oxumarê é o grande orixá da transformação, do movimento e das
mudanças. Nas casas de tradição Jeje é conhecido pelo nome de Bessem, Dambará ou simplesmente Dan, o que justifica seus filhos serem chamados dansí. Dan é o vodun senhor de tudo que é sinuoso e curvo. As trepadeiras estão sob a sua guarda.
fonte: folhas sagradas
* Nome Científico: 
Sob o nome de Jibóia são conhecidas diversas espécies de trepadeiras. Dentre algumas espécies estão:
- Scindapsus aureus (Rainha-Marmórea/ Jibóia-branca)
- Philodendron scandens (Jibóia-verde)
- Epipremnum pinnatum
* Nomes Vulgares: 
Jibóia; era-do-diabo; rainha-marmórea; jibóia-verde.
As jibóias são plantas encantadas, as referências aos poderes sobrenaturais dessas plantas são mais comuns na região norte e nordeste do Brasil, onde várias lendas envolvem o vegetal. No que diz respeito a regência astrológica são plantas de marte. 
Cultivada em casa, uma jibóia protege os moradores contra energias nocivas que podem ser enviadas por visitas desagradáveis, bem como afasta tais visitantes.
Algumas pessoas acreditam que quando uma jibóia é cultivada onde há uma mulher solteira, a planta é capaz de atrasar ou atrapalhar um futuro casamento, pois afasta possíveis pretendentes. 
Algumas crendices populares contam que esta planta é capaz de atrair uma cobra. Outras lendas contam que a tal cobra da planta não é física, mas sim espiritual, seria um espírito guardião do vegetal, que protege a planta e aquele que cuida dela. 
Há versões de lendas que falam sobre um ritual em que esse espírito guardião seria despertado, na linguagem popular, esse tipo de prática é chamada de "curar a planta", ou seja, despertar sua magia. Conversando um pouco com minha avó, ouvi uma versão de que a jibóia teria de ser curada com uma espécie de água de fumo. É o seguinte, é como se o espírito da planta estivesse dormindo e, para ser despertado, precisace receber um tratamento com uma espécie de poção. 
Em uma das versões que conheço, essa poção é feita com um punhado de tabaco desmanchado em água. A pessoa que cuida da planta deve regar a planta com essa água durante toda sexta-feira, para que o espírito vegetal, agradecido, proteja a casa. Em outras versões há registros de que pessoas regam a planta todos os dias, ou em intervalos de tempo diferentes.
Outra lenda curiosa que envolve a jibóia conta que quando algum morador da casa está prestes a falecer, a planta começa a derramar lágrimas, em forma de exagerada quantidade de orvalho que sai das folhagens. No geral, por experiência própria posso afirmar que a jibóia é uma excelente planta mágica de proteção. Quando cultivada em casa, aconselho que se coloque o vaso em uma área aberta, perto da entrada ou da janela.

Scindapsus aureus, sabe que planta é esta?
Esse é o nome científico de uma planta com a incrível capacidade de purificar o ar e desintoxicar nossos pulmões.
Essa planta não pode ser ingerida, pois dessa forma é tóxica.
Mas colocá-la em ambientes da nossa casa ou trabalho faz muito bem à nossa saúde.
Ela tem a capacidade de absorver substâncias tóxicas do ar, como o formaldeído, o que está em grande quantidade em salas que foram recentemente pintadas.
Também absorve nicotina, benzeno ar e monóxido de carbono.
Portanto, ex-fumantes são muito beneficiados com a presença dessa planta nos locais onde costumam ficar.
Você pode colocar uma no seu quarto e sem nenhum receio de que ela limite a absorção de oxigênio na hora de dormir à noite.
Ela também ajuda a eliminar odores.
Por isso é também indicado colocá-la na cozinha, no banheiro ou sala de estar.
Você pode até mesmo usar mais de uma unidade desta planta para aumentar seus benefícios.
Em um curto espaço de tempo, notará uma diferença para muito melhor no ar de sua casa/trabalho.
E qual o nome popular dessa planta?
No Brasil, ela é mais conhecida como "jiboia" ou "jiboia-verde".
A jiboia gosta de locais muito iluminados, mas sem luz do sol direta.
Se colocar a planta em locais com pouca luz, as folhas ficam quase totalmente verdes e o crescimento da planta torna-se mais lento.
Ela é uma planta tropical, isto é, gosta de calor.
Se possível, faça com que a sua planta nunca seja exposta a uma temperatura inferior a 12 graus Celsius.
Outra qualidade da jiboia:
Externamente, elimina irritações nos olhos e ajuda a controlar a pressão ocular de quem tem glaucoma.
Neste caso, você deve fazer o seguinte:
1. Limpe muito bem com um pano as folhas da jiboia, de modo que não fique nenhuma poeira.
Não arranque as folhas, não será necessário.
A planta precisa ficar com toda a energia vital para ser terapêutica.
2. Sente-se comodamente e apoie seus olhos fechados sobre duas folhas da planta, segurando essas folhas com as palmas das mãos (sem arancá-las!) e apoiando os cotovelos em alguma coisa, como uma mesa, para ficar mais cômodo.
Evite todo tipo de esforço ou tensão.
3. Permaneça de 3 a 5 minutos nesta posição, com os olhos fechados, porém sem apertá-los.
Deixe-os relaxar completamente.
4. Passado esse tempo, afaste-se da planta e abra os olhos lentamente.
Você sentirá a visão mais nítida e os olhos relaxados.
5. Realize este procedimento sempre que sentir os olhos cansados ou diariamente se quiser tratar e prevenir glaucoma e catarata.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: https://curapelanatureza.com.br/post/06/2016/esta-planta-purifica-o-ar-de-sua-casa-e-desintoxica-os-pulmoes-da-nicotina-e-tambem