29 maio 2015

Cristianismo Esotérico

Cristianismo Esotérico



As chamadas religiões de mistérios, são na verdade correntes teológicas e doutrinarias existentes no plano da tradição religiosa crista.
Estas perspectivas religiosas de fundamento cristão, defendem os princípios da reencarnação e da evolução espiritual.
O Gnosticismo constitui uma das mais reconhecidas expressões deste pensamento místico cristão, sendo que este assumem-se como uma as vertentes esotéricas do Cristianismo.
As religiões de Mistérios, não se tratam de movimentos religiosos de massas, ou seja, não celebram o seu culto através de liturgias públicas e destinadas ao publico em geral. Tratam-se ao contrário, de movimentos religiosos de natureza hermética e ocultista, que tendem a preservar em segredo os seus mistérios espirituais.
Esses mistérios, vão sendo gradualmente desvendados aos seus membros, de cada vez que se evolui um degrau na escala de progresso espiritual. São por isso movimentos de natureza iniciática, e em que não existem sacerdotes que pratiquem actos propriamente litúrgicos, mas antes e apenas mestres que orientam e auxiliam os seus educandos nos desenvolvimento dos estudos místicos e espirituais.
O processo de iniciação, não decorre essencialmente de uma liturgia formal, mas antes de processo espiritual interior por via do qual o iniciado consegue ascender a um plano superior de conhecimento e de existência, conseguindo assim aceder, ou comunicar, ou «ver» uma tal dimensão de existência celestial. 
As religiões dos mistérios professam a sua crença no ciclo de migração das almas e nareencarnação, enquanto um processo de evolução espiritual. Assim sendo, não defendem a visão cristã clássica do «céu» ou do «inferno», sendo que não professam que uma alma após uma única existência terrena, possa ficar eternamente condenada ao inferno e em permanente estado de condenação, nem eternamente no céu em eterno estado de graça. Ao contrário, a generalidade das religiões de mistérios,( nas quais se incluem o cristianismo místico), professam que as almas evoluem através de um ciclo continuado de experiências existenciais,  através das quais edificam um processo de evolução espiritual. O cristianismo místico ou cristianismo esotéricos, defende que a mensagem de Jesus Cristo consistiu precisamente nessa revelação espiritual, que apela o homem a caminhar no sentido das virtudes do amor e do altruísmo, como forma de progressão na escala evolutiva do espírito.
Esta visão, e todas as suas consequências, difere substancialmente dos postulados teológicos tradicionais do cristianismo. A ortodoxia Crista, afirma que Jesus é o salvador da humanidade, e que apenas em Jesus reside a salvação da alma e a conquista da vida eterna. As religiões dos mistérios dizem algo ligeira mas profundamente diferente. Algumas das visões do Cristianismo místico, defendem ao contrario, que a mensagem de Jesus não afirma que Jesus Cristo apenas e «per se» era a salvação, mas antes que aceitar e seguir as palavras de Jesus é que constitui  o caminho para salvação, sendo que essa salvação esta por isso dentro de cada um de nos e na nossa opção em seguir os ensinamentos de Jesus.
Outra diferença substancial entre a teologia ortodoxa crista e as visões do cristianismo esotérico, reside no instrumento que conduz á salvação. A ortodoxia crista, tende a depositar na «fé» o meio fundamental pelo qual se obtêm o perdão e salvação eterna. Ao contrário, o cristianismo místico professa que a salvação não reside determinantemente na «fé», mas antes na «iluminação».
Assim, segundo as doutrinas místicas cristas, a salvação advêm da iluminação, ou seja, da «sabedoria». A salvação advêm por isso de um processo esforçado de evolução espiritual, que apenas se consegue concretizar através da sabedoria. A ignorância, nunca pode conduzir á sabedoria, e por isso nunca pode levar á iluminação e consequentemente á salvação. Assim sendo, apenas um espírito repleto de sabedoria e por isso evoluído, poderá aspirar a uma ascensão. A sabedoria traz consigo compreensão, a compreensão conduz á paz, ao equilibro e á tolerância. A paz, o equilíbrio e a tolerância,  levam ao perdão honesto e consciente. O  perdão honesto e consciente, conduz ao altruísmo, e o altruísmo consciente e repleto de sabedoria é a fonte de iluminação de uma alma. O ciclo evolutivo perfaz-se por isso através deste processo, e não apenas pela fé. A fé, é um instrumento imprescindível, pois é com ela que conseguimos ver as realidades invisíveis. Contudo, a fé que não seja acompanhada de sabedoria, não conduz aos mais elevados planos de ascensão espiritual. A fé é o tijolo com o qual se constrói o edifício da salvação. Mas a sabedoria é o cimento que permite edificar com solidez e douradouramente. Sem a sabedoria, o edifício da fé não consegue produzir o desejado fruto da salvação. 
Outra diferença fundamental entre a ortodoxia crista e o cristianismo esotérico, consiste numa questão de cânones, ou seja, enquanto que a teologia crista ortodoxa apenas aceita os textos do Novo Testamento existentes na Bíblia Sagrada, (aqueles 27 escolhidos e aprovados por são Atanásio da Alexandria e pelo Concílio de Cartago III , no sec IV d.C ), o cristianismo esotérico tende a aceitar na sua literatura oficial, os demais evangelhos e epistolas, ( chamados também de textos  Deuterocanónicos),considerados apócrifos.
Na verdade, em grande parte os textos apócrifos são igualmente considerados de Deuterocanónicos, porquanto são também textos considerados canónicos, ou seja, livros sagrados. Contudo, por não corresponderem a um certo quadro de parâmetros de avaliação sobre o seu teor e origem, sendo que não foram por isso introduzidos na bíblia como livros oficiais da doutrina, ou cânones bíblicos.
O cristianismo esotéricos, também tende a aceitar os ensinamentos de textos apócrifos pré-cristaos, ( textos hebraicos ), ou seja, textos do Antigo Testamento que não foram incluídos no Cânone segundo o Concílio de Jâmnia ( sec I d.C.)