24 fevereiro 2017

A arte sagrada: Dança

A arte sagrada: Dança!


Bem, vamos falar sobre uma coisa que muitos amam fazer outros sentem um pouco de intimidade, mas que queiram ou não é libertadora, e esta sempre na nossa vida, vamos falar sobre as Danças.
Mas afinal o que é uma dança? Segundo nosso dicionario a dança é:

Substantivo feminino
1.bail dnç arte e/ou técnica de dançar.
2.p.met. bail dnç mús conjunto organizado de movimentos ritmados do corpo, acompanhados por música; bailado.
3.p.ext. bail dnç estilo, gênero ou modo particular de se dançar.
4.p.met. mús música que acompanha a dança.
5.p.metf. Infrm. negócio complicado ou problemático.
"a d. dos juros vai recomeçar"
6.p.metf. infrm. movimentação ou empenho para obtenção de voto, favor, distinção etc.
"a d. dos presidenciáveis"
Origem: ETIM prov. do fr. danse regr. de danser 'dançar'

Agora que já temos uma definição para dança, vamos continuar a dança esta presente em nossas vidas desde sempre, e é tão antiga quando o universo, em algumas mitologias a dança foi o que criou o mundo (ou universo).

A dança pode ser tanto uma diversão como profissão, mas principalmente magia! A dança tem presença em milhares de rituais ate hoje, os hindus dançam em honra a seus deuses, ao casamento, a vida, e ate a morte, pois sabem que a dança é o movimento de um corpo, gerando energia.
E é justamente isso que é uma dança ritualística, a movimentação de energia, seja para honrar os deuses, a vida, para extravasar a raiva, a dança nos ajuda em milhares de coisas.
Vamos falar um pouco sobre a dança em algumas mitologias especificas.

Grega: na mitologia a dança era associada aos deuses, sendo que muitos a associavam diretamente a deusa Reia, que quando escondeu Zeus de Cronos, pediu que os guerreiros dançassem em frente à caverna onde Zeus estava escondido, impedindo assim que se ouvisse chorar, logo depois esses guerreiros se tornaram sacerdotes antigos. Ela logo se tornou um movimento religioso, onde os gregos sempre comemoravam as datas com festas, onde era praticamente obrigação se dançar ao deus (ou deuses) que eram reverenciados naquela data, um grupo que é sempre bem lembrado quando se fala sobre danças aos deuses na mitologia grega é as menades, que eram as sacerdotisas de Dionísio, ela viviam em festas, dançando ao deus.
Eles também tinham uma deusa que presidia a Dança, era a Musa grega: Terpsícore ou Terpsícora (em grego antigo: Τερψιχόρη, transl.: Terpsikhórê; "a que se deleita na dança") (do verbo τέρπεω "deleitar-se" com o substantivo χoρός "dança"), foi uma das nove musas da mitologia grega, que eram as filhas de Zeus e Mnemósine, filha de Oceano e Tétis.
Era a musa da dança. Representada sentada com uma lira. Era também mãe das sereias, cujo pai era o rio Aqueloo.

Mitologia romana: a dança era principalmente em honra ao deus Marte, e eram feita na primavera, mas depois de um tempo a dança foi abolida completamente da civilização, voltando só muito tempo depois.

Mitologia hindu: na mitologia hindu, como já foi falado ali encima, eles dançam em honra aos deuses, pois acreditam que foram os três deuses sagrados que criaram o mundo através da dança (Brahma, o criador dançou para criar o mundo, Vishnu é quem mantem o mundo através da dança, e Shiva ira destruir ele com a dança, para que Brahma o crie novamente, e assim sucessivamente).
Mitologia Celta: na mitologia celta, quase não se a registro, mas ela é uma que foi muito difundida, pois naquela epoca a europa quase toda era celta, então as danças irlandesas, germânicas etc. eram todas referente a eles, e eles dançavam em honra aos ciclos da natureza, e em honra as datas felizes, e a tradição era que devia se dançar em circulo, pois assim não haveria nem começo nem fim.

Mitologia japonesa: As danças tradicionais japonesas mais conhecidas são: kabuki buyo,kamigata-mai, ryukyu buyo, shishi-mai e sarugaku.
 A dança tradicional japonesa inclui vários outros estilos, todos inspirados em um dos dois elementos essenciais da cultura do país: omai (diferenciado por uma conduta cerimonial, introspectiva e tranquila) e o odori (folclórico, exuberante e extrovertido). Embora atualmente a distinção entre os dois termos não seja tão clara, ambos estão firmemente arraigados em muitos eventos tradicionais. A combinação dos ideogramas dessas duas modalidades de dança (mai +odori), forma a palavra buyo (que significa danças tradicionais).
A dança japonesa  surgiu na Antiguidade, como um elemento de cerimônias religiosas, e se desenvolveu no decorrer dos séculos, em intima relação com vários gêneros de artes; é baseada em movimentos básicos, associados ao comportamento diário. Muitas situações e emoções podem ser expressas pelo movimento corporal.
De acordo com o livro mais antigo da história japonesa, Kojiki (Registro de Casos Antigos), a dança nasceu quando Amaterasu Omikami, Deusa do Sol, escondeu-se em uma caverna, depois de brigar com o irmão, Susano-o. Deixados no frio e no escuro, os outros deuses começaram a dançar em volta da caverna para atrair a atenção de Amaterasu, para que ela saísse do esconderijo. O artifício funcionou: curiosa, ela saiu da caverna e o sol voltou a brilhar.
Considerados descendentes diretos de Amaterasu, os imperadores eram homenageados com danças especiais. Uma das mais antigas é a bugaku, que era executada somente por homens. (fonte: http://www.acbj.com.br/index.php/danca-japonesa/)

Mitologia brasileira: na nossa mitologia que alguns ainda chamam de folclore a dança indígena era para celebrar os ciclos da vida, para atrair aquilo que eles desejavam (exemplo a famosa dança da chuva), entre outros, hoje muitos estilos de danças ganharam repercussão por causa dos brasileiros, e é uma obrigação em festas terem danças, não importando se é algo sagrado ou apenas para diversão.

Na mitologia ieroba (candomblé e umbanda) a dança é a forma que os médiuns incorporam os seus guias, é a forma que eles mostram a eles que estão à disposição para incorporarem eles, muitos acham que é apenas movimentos sem ritmos, outros acham que a incorporação se da por causa da musica que se canta nos terreiros, mas a dança esta sempre presente, então podemos dizer que é os dois a musica e a dança que permite a incorporação, e o respeito aos guias.
Bem, acabamos de falar sobre a dança em algumas mitologias, agora fica a critério de cada um se quando for fazer algum ritual usar ou não a dança, mas lembrem-se a dança não precisa ser algo complexo, ensaiado, etc.

A dança pode ser apenas o ato de se movimentar, de sentir a energia da musica, dos deuses, dos guias (do que você acredita) e se deixar levar, não fique com vergonha de falarem que você “pagou mico” dançando, se você ficou feliz, ótimo, continue dançando, sentindo as energias, pois a dança é algo para se tornar alegre, então, vamos dançar!

Espero que tenham gostado, e se sintam mais felizes para dançar sem medo, seja para um ritual (lembrando que rituais, são milhares de coisas e não apenas algo religioso, no meu ponto de vista), para o seu parceiro, para comemorar algo, ou ate para expressar a raiva que esta sentindo, a palavra principal é: DANCE!
Peço desculpa por qualquer erro de digitação, se o encontrarem, podem avisar :) 
Que os deuses lhe abençoem!
Raffi Souza.