08 abril 2015

O deus da trapaça: Loki

O deus da trapaça: Loki


O deus Loki ou Lothur é filho dos gigantes Farbauti e Laufey, sendo adotado por Odin e irmão de sangue de Thor (após um pacto de sangue), Loki é um deus bem confuso e difícil compreender, pois quase nunca é representado.
Loki sempre causava confusão aos deuses, pois suas brincadeiras e trapaças resultavam em ferimentos, sendo assim Loki quase nunca é cultuado, mais lembrado por sua força. Loki era casado com Sigyn.
Loki teve 5 filhos, teve 3 filhos com a giganta Angrboda: Fenrir, Hel e Jormungard, e em um acidente Loki ficou “grávido” de Sleipnir, e de seu segundo casamento teve: Vali e Narvi.
Loki é representado como um rapaz belo, de olhos claros, e sedutor, o que ajudou a seduzir muitas deusas, acreditavam que durante o ragnarok Loki iria comandar o exercito contra os deuses, porem seria morto por Heimdall.
Não a um mito certo para Loki, por isso não o colocarei, apenas expliquei quem é o deus Loki, agora vamos falar algumas associações e oferendas:

É deus: da trapaça, do fogo, da mentira, do sexo.
Cor: vermelho e verde.
Velas: vermelha, verde, preta.
Oferendas: pegadinhas (que ninguém se machuque), representação dele.
É associado aos deuses: grego Hermes.

Lembrando muitos não gostam de cultuar o deus Loki, pois acreditam que a sua energia é muito forte, então fica a critério pessoal cultuar ou não.
Bem se tiverem duvidas, ou algo que não acrescentei comente! E ate à próxima.


Raffi Souza