13 setembro 2018

Ansuz!


A Runa sagrada: Ansuz!


Ansuz ou Os
Significado: mensageiro, boca
Número: 4
Correspondência fonética: A
Palavras chave: prova, chamamento à ordem, pôr em guarda, bons conselhos.
Invertida: Armadilha, adversidade, obstáculos.
Esta runa representa a palavra falada
Comunicação, aprendizagem, dar aconselhamento e ganho de sabedoria.
Numa leitura representa uma pessoa inteligente e cheia de energia.
Representa geralmente um pôr à prova, mais do que uma resposta ao que queremos.
Se aparecer num lançamento com BEORC o aconselhamento virá provavelmente de um familiar como a sua mãe ou uma mulher.
Se aparecer com OTHEL será um familiar mais velho.
Com JERA, pode esperar que este venha de uma pessoa “oficial” (médico, advogado, etc.).
Por vezes sugere um aprendizado ou algo novo sob a alçada de alguém que pode ensinar-lhe muito.
ANSUZ pode indicar alguma forma de teste. (Escola, entrevista de emprego ou algo do género).
Para meditar: Tenha cuidado com as falinhas mansas, esquemas para enriquecer facilmente e trapaças.
Uma atmosfera confusa pode impedir a distinção entre verdade e ficção.
Por vezes é preciso aprendermos com estas experiências e existam mudanças na nossa vida para que cresçamos espiritual assim como individualmente.
ANSUZ invertida
Esta runa invertida adverte-o para não acreditar em tudo o que lhe dizem, para pedir uma segunda opinião.
Neste momento, um conselho pode basear-se em egoísmo e alguém pode estar a tentar interferir com os seus planos.
O ANSUZ invertido revela que é uma altura de fraca comunicação e clareza.
Pode não estar a conseguir aprender as lições de vida ou estar a recusar-se fazê-lo.
Esta runa invertida pode, por vezes, ser uma indicação de problemas causados por uma pessoa mais velha.
A Boca
Pronúncia: ás
Nomes Alternativos: os, ass, ansur, aza, ansuz, aese, ansus
Significados Tradicionais: boca, foz de um rio, deidade
Palavras-Chave: habilidade de comunicação, pensamento criativo, inspiração artística, percepção, aplicação de conhecimento
Usos Práticos: útil para encontrar inspiração e novas ideias, extrair habilidades criativas ocultas e descobrir novos talentos, fortalecer a determinação mental, melhorar relacionamentos pessoais e habilidades comunicativas, aumentar o influxo de energia vital, soltar bloqueios de energia do corpo e da mente
Usos Mágicos: para decisões sábias, sucesso, liderança; favorável para adivinhação e magia
Desafio: aprenda a comunicar com a Natureza a fim de se ampliar os horizontes
Correspondências:
Fonema: A
Regência Planetária: Mercúrio (Passiva)
Pedra: Esmeralda
Flor: Glória-da-Manhã
Árvore: Freixo
Número: 4
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Roxo
Mitos e Deidades: Odin
Tarô: Hierofante
Período do Dia: das 18 às 19 hs
Significados Gerais e Simbólicos:
AS significa boca, e, por associação, implica na palavra falada, significando o poder criativo das palavras e a própria sabedoria. É a necessidade de comunicação e informação que fundamenta os próprios processos de vida, além da sabedoria humana nas canções, lendas, tradições, costumes e conhecimentos. Foi a Palavra divina que trouxe tudo à existência do vazio do nada. O xamã teutônico passava seu conhecimento verbalmente, podendo a palavra falada ser vista desse modo como repositório de sabedoria e conhecimento, o meio pelo qual a educação era repartida e retida.
É a runa da prosa inspirada, dos poetas, das sagas, dos profetas. Representa o êxtase da inspiração, o “canto do cisne” salmodiando a vida de alguém enquanto se prepara para morrer, o primeiro choro de um bebê. É o assoviar no escuro para banir o medo.
Aqui, a palavra-chave é receber: mensagens, sinais, presentes. Uma advertência na hora certa também pode ser considerada como um presente. AS geralmente indica a aquisição de sabedoria e conhecimento, a procura e recebimento de conselhos. É a busca dos fundamentos da vida, a descoberta de mais uma peça da inesgotável sabedoria.
No âmbito da educação, AS pode ainda ter o sentido de teste oral, de viva voz. Por extensão, pode significar qualquer exame verbal, como uma entrevista ou, de fato, um tipo qualquer de teste, oral, escrito ou prático. Pode até mesmo se referir a uma experiência testificante lançada pela própria vida. A maioria das novas experiências inclui algum tipo de teste, e AS enuncia que se sobressairá no que for testado. Essa runa é bastante útil como defesa contra obsessões e acidentes.
Essa runa implica em aprendizagem, podendo ser este interpretado num sentido formal como aprendizado de um negócio, ou mais livremente, como tendo referência a algum aspecto no qual não se tem prévia experiência. No antigo sistema de aprendizagem, o noviço aprendia observando o mestre e recebendo suas instruções. Tudo isso nos traz de volta a ideia de tutela.
Estar sob tutela sugere que se receberá instrução, conselho ou alguma forma mais tangível de assistência de um dos pais ou de uma figura paterna. Essa figura paterna pode, por exemplo, ser um professor, ou apontar alguém mais velho e, dessa maneira, presumivelmente mais sábio, ou alguém em posição superior: um patrão (normalmente, o chefe imediato, já que essa runa raramente denota uma entidade impessoal), ou, ainda, alguém possuidor de conhecimento superior. É, habitualmente, alguém que passou por algum tipo de treinamento como um médico, um advogado, um contador, um agrimensor, um eletricista, um bombeiro, etc.
É também uma recomendação para que se valorize a oração e se ganhe a boa vontade divina. Nesse papel, AS é proveitosa para o trabalho criativo. Pode ser empregada para estimular inspiração para tais coisas como poesia, adivinhação, conversação, etc. Desse modo, pode ser de grande auxílio em trabalhos relativos a negócios sociais, sedução, e demais coisas que exijam raciocínio rápido.
AS é indicativa de conselho honesto e não tendencioso. Denota a necessidade de deliberação antes da ação, e frequentemente, assinala que é preciso se aconselhar antes de se comprometer mais.
Essa runa ainda pode enunciar uma viagem, desde que ocorra para se obter notícias de um parente ou procurar instrução. É mais provável, inclusive, que tenha o sentido de visita de um parente, e a runa emparelhada com ASS normalmente mostra qual o tipo de pessoa envolvida, apesar de depender muito das circunstâncias. Por exemplo, BERKANA significa a mãe, se ainda viva, ou um dos filhos, assumindo que se tenha algum. Se a runa associada é JARA, a pessoa indicada tende a ser um advogado ou procurador; se é OTHILA, um parente mais velho.
Significado Reverso:
Quando reversa, AS representa falta de comunicação e conselho tendencioso. Pais ou parentes querem, egoisticamente, o que é melhor para eles e não o que é melhor para os filhos; o conselho profissional não pode ser considerado como sendo imparcial. Nesse aspecto, AS reversa comumente significa que o conselheiro na questão se tornou muito envolvido no problema e não pode mais manter sua postura impessoal.
AS reversa é também indicativa de fraude, mentira e informação errada. Não se deve acreditar em nada que ouve (ou lê, para dizer a verdade) e deve ser solicitada uma segunda opinião em todos os assuntos de importância.
Reversa, essa runa pode sugerir que pais e superiores estão tentando interferir adversamente nos planos dos filhos ou subalternos. Às vezes, porém, indica que pessoas mais velhas podem apresentar dificuldades através das circunstâncias de suas vidas, ao invés de uma oposição ativa; que elas podem se tornar uma carga ou preocupação, não por si mesmas, mas devido a uma doença, por exemplo.
Pode ainda ter o sentido de viagem desperdiçada; mal-uso do conhecimento e sabedoria; ou problemas com estudos. Estes problemas podem ocorrer em um contexto acadêmico, ou o reverso de AS pode simplesmente implicar numa recusa a aprender as lições da vida. Observe cuidadosamente onde WYRD cai, em relação à AS, antes de fazer um julgamento nesse sentido.
Com outras runas restritivas, AS reversa normalmente indica que se é o “estudante eterno”, que quer acumular mais e mais conhecimento sem a mínima intenção de passá-lo adiante, seja por aplicação prática, seja por instrução teórica. É uma atitude de quem está relutante em passar para a maturidade e é incapaz de agir como um pai, tanto para com suas ações como para com suas ideias.
Escrito por Fabrício César Franco

Que sejam prósperos.
Raffi Souza.