17 abril 2020

Erva sagrada: Manjericão!


Erva sagrada: Manjericão!



Lembre-se antes de consumir qualquer erva como remédio fitoterápico procure o auxílio de um médico, pois algumas ervas podem causa reações alérgicas, sempre consulte seu médico!
Muitas pessoas utilizam o manjericão para fazer pratos requintados e até mesmo drinks, justamente porque ele tem um aroma e sabor singular. Além da culinária, o manjericão é utilizado por várias culturas e religiões, porém, algumas pessoas nem imaginam as propriedades que essa plantinha possui! O manjericão é extremamente benéfico para nossa saúde. Para você ter uma ideia, ele é utilizado na medicina alternativa para ajudar a curar diversas doenças. Continue lendo para descobrir muito mais sobre essa erva aromática!
Características e curiosidades do manjericão
Essa fantástica planta pode chegar a medir até 50 cm e apresentar flores brancas ou quase roxas na sua parte superior. Ela possui folhas rugosas e ovaladas, e seu caule é reto. Você sabia que o manjericão também tem outros nomes? Alfavaca, Erva-real, Basilicão, Basílico, Alfavaca-doce, Manjericão-branco são alguns deles.
Os benefícios do manjericão
Diversas vitaminas compõem o manjericão, como A, B, C, E e K. Além disso, ele é uma ótima fonte de minerais, como cálcio, zinco, manganês, ferro e etc. Para os mais estressadinhos, essa planta pode ser um ótimo auxiliar, já que tem propriedades calmantes.
Seus benefícios para o corpo são inúmeros: o consumo do manjericão combate cansaço, depressão, enxaqueca e insônia; é eficaz também na cura de laringite e faringite; ajuda a diminuir a febre; combate a acne; ativa o sistema imunológico; desinflama aftas; possui propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes; entre outros.
O manjericão também é benéfico para o coração, já que contém magnésio – o que auxilia a melhorar o fluxo sanguíneo. Ele também é extremamente rico em antioxidantes que evitam o crescimento de células cancerígenas.
Saiba como utilizar o manjericão
Além do uso culinário, é possível usar essa planta de outras maneiras, como em xaropes, cremes, tinturas, pomadas e loções. Combina bem com saladas, carnes, sopas, massas, molhos, comida vegana e vegetariana. Além disso, é possível fazer drinks, chás e sucos detox. Você já tentou misturar manjericão com azeite ou alho para temperar os alimentos? Fica irresistível!
Como cultivar manjericão em casa
Para plantar manjericão não precisa ter muito espaço e nem uma horta grande: essa planta cresce bastante em qualquer vasinho com solo naturalmente fertilizado, basta deixá-la exposta ao sol. É uma ótima planta para cultivar no verão. Uma dica importante para fazer com que ela cresça e se mantenha saudável é sempre cortar as flores.
​O manjericão é uma planta medicinal e aromática também conhecida como Manjericão-de-folha-larga, Alfavaca, Basilicão, Anfádega e Erva-rea, muito utilizada para fazer remédios caseiros para aftas, tosse e dor de garganta.
O seu nome científico é Ocimum basilicum e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, feiras livres e em alguns mercados. O manjericão é um arbusto que pode chegar a 60 cm à 1 metro de altura com inúmeras folhas largas e muito aromáticas, que são amplamente usadas na cozinha italiana. A planta possui pequenas flores que podem ser lilás, brancas ou vermelhas.
Para que serve o manjericão
O manjericão serve para:
Ajudar no tratamento de tosse, catarro;
Feridas;
Problemas de estômago;
Falta de apetite;
Gases;
Aftas;
Dor de garganta;
Rouquidão;
Amigdalite;
Náusea;
Verruga;
Prisão de ventre;
Cólica;
Ansiedade;
Insônia;
Enxaqueca e
Picadas de insetos.
As propriedades do manjericão incluem sua ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, fungicida, inseticida, adstringente, cicatrizante, febrífugo, estimulante, anti-emético, anti-tussígeno e anti-inflamatória.
Como consumir
As partes usadas do manjericão são suas folhas e caules, para tempero de omeletes, ensopados de carnes, peixes, frangos, saladas, sopas, recheios, como ingrediente principal em molho típico italiano, bem como em doces e licores.  O manjericão combina perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas,  massas e queijos.
Chá de manjericão:
Adicionar 10 folhas de manjericão em 1 xícara de água fervente. Deixar repousar por 5 minutos, esperar amornar, coar e beber a seguir.
Efeitos colaterais e contraindicações
Os efeitos colaterais do manjericão incluem reações alérgicas, e ele está contraindicado em altas doses durante a gravidez, em crianças com menos de 12 anos e em mulheres em fase de lactação.
Como plantar manjericão
O manjericão gosta de sol pleno, e prefere o solo fértil, bem drenado e que não acumula água, mas precisa de rega regular. Ele pode ser plantado em vasos de plantas ou terrenos bem adubados e não gosta de frio e geadas, nem calor excessivo, embora goste de sol. Ele não resiste à muita colheitas, com necessidade de replantio frequente.
Tem gente que chama de alfavaca, tem quem conheça por manjericão ou basílico. É a mesma erva aromática, boa de cozinha e de cura.
Na verdade, a espécie Ocimum basilicum tem 64 variedades, a sua maioria oriundas da região mediterrânica pois, nativas de regiões tropicais e subtropicais (se supõe que seja originário da Índia).
O manjericão miúdo é usado em vasos, na Grécia e Portugal, para presentear os amores, em festas populares.
Com o manjericão de folha larga (mais conhecido como alfavaca) se fazem aquelas trouxinhas recheadas. Também existe o manjericão roxo, super cheiroso e muito usado como ornamental mas, que vai muito bem na comida.
Manjericão, uma planta poderosa!
Antigamente a água de manjericão era usada como perfume (algumas variedades são mais odoríferas que outras) e, até os dias de hoje o manjericão é usado em banhos de cheiro, para relaxar e curar o corpo e a alma. Dizem que “uma folhinha de manjericão, ao dia, na comida, te livra da visita do médico” – não se sabe se isso é verdade mas, de qualquer forma, essa erva é uma delícia.
De tempos imemoriais que o manjericão é usado em rituais espirituais pois se diz que seu aroma “abre a porta do espírito e nos conecta com o alto”.
É muito usado em todas as giras da umbanda brasileira, onde sempre se tem um ramo de manjericão para benzimentos e descargas.
Simbolicamente, o manjericão é um apaziguador do espírito atuando na dissolução de energias pesadas, nas raivas, nos descontroles emocionais e na “abertura do véu”.
Propriedades do manjericão
O manjericão é rico em vitaminas, minerais, flavonóides e antioxidantes, útil para proteger o corpo do envelhecimento e para combater os efeitos dos radicais livres. É uma erva com vigorosas propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas, analgésica, antitérmica, antiséptica, digestiva, emenagoga, expectorante e sedativa.
Além disso, manjericão promove a digestão e o correto funcionamento do estômago.
O conselho privilegiar o seu consumo cru, como complemento de saladas e molhos, como tempero que você joga ao final dos pratos, por cima, para que não perca seu valor nutricional e curativo. Também é considerado um tônico para o sistema nervoso e para a mente, em particular em caso de estresse, fadiga e cansaço.
Indicações de uso do manjericão na medicina popular
Infecções da pele e vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo. Em problemas cardíacos e venosos também teu boa aplicação tanto como chá como compressa (nas varizes se coloca um macerado de folhas de manjericão).
Mas não só nestes casos que o manjericão é indicado.
Dê uma lida também nesses nossos artigos abaixo que indicam ervas com ação comprovadamente anticâncer e outras que devem ser usadas para uma boa e tranquila gravidez:
Óleo essencial de manjericão
Este óleo é muito útil em casos de estresse físico e emocional. Na aromaterapiaele é usado em casos de insônia, dores de estômago e indigestão.
Para acalmar a tosse e resfriado são indicadas vaporizações com óleo essencial de manjericão em água ou soro fisiológico e, diluído em uma base de óleo vegeta, é excelente para massagem de músculos engarrotados.
O que é que o manjericão tem?
De acordo com as tabelas do Centro de Pesquisa de Alimentação e Nutrição, da Itália, que é um país que consome manjericão à toda hora, temos que:
100 gramas de manjericão contêm 26 mg de vitamina C,
300 mg de potássio,
250 mg de cálcio,
37 mg de fósforo
39 calorias,
boa fonte de vitaminas A, E, B3, B6,
magnésio
zinco
e uma pequena parte de proteína
Usos culinários do manjericão
O mais famoso uso culinário do manjericão é o molho pesto que, com azeite de oliva e nozes compõe o molho mais versátil para massas, pizza, passar no pão, ou comer da forma que você mais gostar.
Outro uso muito difundido é – manjericão com tomate. Em molho, ou salada, o manjericão dá um “gostinho especial” que não pode faltar. Mas, também com batatas cozidas, berinjela ao forno ou, enfim, etc, etc.
Plantar manjericão em casa é fácil
O manjericão pode ser plantado a partir de sementes se você já tem experiência com o cuidado do jardim. É mais fácil semear e ter bons resultados no início da primavera. Mas, o mais fácil mesmo é você comprar algumas mudas bem formadas e transplantá-las diretamente para seus vasos na varanda ou para os canteiros no jardim.
Manjericão gosta de sol, de água (mas não suporta encharcamento da terra) e de ventilação (mas não de correntes de vento constantes). No verão, ou quando o calor está acima dos 25ºC, você deverá regar o seu manjericão de manhã, antes do sol, e à noite.
E você também pode reproduzir o manjericão a partir de estacas que são galhos mais grossos, com 3 a 4 entre nós, sem as folhas (para que a planta direcione sua força para o enraizamento), que você deixará um dias em um copo de água, na sombra, até aparecerem as primeiras raízes. Assim, de uma boa muda de manjericão que você compre, no ano seguinte poderá tirar 2 ou 3 estacas e constituir outras plantas.
Você também terá o benefício, se cultivar manjericão, da sua ação repelente de insetos: 18 PLANTAS QUE VÃO TE AJUDAR A REPELIR OS INSETOS DA CASA E PRAGAS DO JARDIM e poderá juntar as folhas de manjericão naquele repelente caseiro que te ensinamos a fazer.
Bom, com manjericão no jardim, se sentir está ficando doente tome um bom banho de ervas e inclua manjericão na sua escolha. Desde já adiantamos que o manjericão é uma erva universal, pode ser usada por todos, até crianças, e também pode-se lavar a cabeça com ele, sem medo de ser feliz.

Uso magico do manjericão:
O Manjericão é bom para a saúde, indispensável para muitos pratos, e também usado em rituais mágicos.
Manjericão na magia: segredos e dicas
As principais propriedades mágicas do manjericão
MANJERICÃO é a melhor planta para fortalecer os laços familiares e melhorar as relações entre os cônjuges. Ele ajuda a restaurar a antiga paixão e criar uma nova.
O manjericão representa, antes de tudo, limpeza, proteção, exorcismo, atração de amor, boa sorte e bem-estar financeiro.
A planta inspira alegria no coração, dá força ao espírito e cura doenças. Ela aumenta também as habilidades extra-sensoriais e da clarividência.
Mantém um ambiente familiar tranquilo, bloqueia discussões e conflitos.
Protege a casa de hóspedes hostis.
Aumenta o poder sexual.
Cura a frigidez.
OS PODERES MÁGICOS DO MANJERICÃO
Quase ninguém sabe, mas o manjericão é utilizado há séculos para muitos fins medicinais, religiosos, místicos e culinários. É uma planta que, segundo a história, contem uma espécie de essência divina. Os indianos, por exemplo, juram em tribunal sobre um raminho de manjericão. Há ainda quem refira que durante a ressurreição de Jesus Cristo, crescia dessa planta ao redor do túmulo.
São muitos os benefícios do manjericão. Veja abaixo algumas das características dessa planta mágica.
PODERES OCULTOS DO MANJERICÃO
Há quem utilize o manjericão para trazer riqueza. Em alguns estabelecimentos comerciais, ajuda a trazer mais clientes. Pode ser também ideal andar com a planta no bolso ou na carteira.
Se oferecido, como um presente, para uma pessoa que está mudando de casa, pode indicar sorte, assim como traz harmonia e integração para a família. O manjericão também transforma a energia agressiva e negativa em vontade de perseguir uma meta e os seus ideais.
É também uma boa fonte de energia, quando utilizado na alimentação. Deve ser colocar no topo da comida, sempre por último e de forma delicada, de forma a garantir o seu poder energético.
Há séculos que o manjericão é conhecido e utilizado por diversas culturas, para diversos fins, sejam místicos, religiosos, medicinais ou culinários.
É reverenciado como uma planta imbuída de essência divina e, por este motivo, os indianos costumam jurar sobre um raminho desta planta em seus depoimentos nos tribunais de justiça.
Consta que crescia manjericão ao redor do túmulo de Jesus Cristo, após sua Ressurreição, e por isto nas Igrejas Ortodoxas Gregas benze-se a água com suas folhas e muitos vasos da planta ornamentam os altares.
A mágica que faz o chocolate deixar-nos mais felizes:
Como proteger sua energia e os benefícios das sete ervas nos ambientes:
Encontre a cura com a aromaterapia!
Poderes Ocultos e Mágicos do Manjericão.
1) Traz riqueza para aqueles que o carregam em seus bolsos e é utilizado em estabelecimentos comerciais (na soleira da porta ou perto do caixa) para trazer fregueses.
2) O manjericão dado como presente traz boa sorte para uma casa nova.
3) Age como pacificador e integrador na família, daí ser chamado de erva da harmonia.
4) Transmuta a energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos.
5) É ótimo para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos também a ver o brilho e o perfume da vida.
6) Na alimentação, atua como energizante. Por ser muito delicado, deve ser usado na cozinha delicadamente. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios energéticos.
7) É excelente para dar banho em crianças agressivas e que dormem mal.
8) O escalda-pés com manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora.
9) O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor.
10) Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas dentro de casa.
11) As compressas de manjericão (uma pasta pilada com as folhas) ajuda as mães que ficam com os seios doloridas ou com rachaduras depois da amamentação.
12) Os gargarejos com manjericão são ótimos para dor de garganta, aftas ou mau hálito.
13) Excelente para casos de confusão mental. Pode ser usado ainda como tintura ou vinagre, queimado no aromatizador ou aspergido. Galhos nos vasos funcionam bem.
14) Utilize em banhos de limpeza, saúde, cura e fertilidade.
15) É muito útil para cessar violência, abençoar e acalmar.
16) Protege contra todas as formas do mal e atrai boa sorte.
17) Cultivar manjericão, em um vaso ou em uma horta, traz paz e felicidade para a casa.
18) Esmague uma folha e inale o cheiro: ajuda a clarear a mente e o caminho correto irá se revelar.
19) Para proteção, coma o manjericão nos pratos que preparar com a devida visualização.
20) Outras tradições mágicas associadas à planta são para garantir a fidelidade dos casais, evitar discussões e atrair dinheiro.

Que sejam prósperos.
Raffi Souza.