06 outubro 2015

o Culto aos Deuses Gregos

Culto aos deuses gregos

Os gregos eram um povo politeísta, ou seja, que cultuavam vários Deuses, os principais (ou mais importantes) eram Apolo na ilha de Delfos por causa do seu oráculo, Zeus sendo o pai da humanidade, e antigamente deuses da guerra tais como Ares (deus da guerra sangrenta), Atena (deusa da estratégia em batalha), entre tantos outros.
Todas as polis tinha seu local de culto fosse aos inúmeros templos erguidos em nome aos deuses ou então na “chama da cidade” local que seria o centro da polis. A chama da cidade era o fogo sagrado de Hestia, toda vez que uma nova cidade seria construída ou então ganhasse nome essa chama devia ser levada pela pessoa mais influente da cidade, fosse o imperador, o rei ou o líder do exercito, este costume vive ate hoje na pratica da “tocha olímpica” que vem de um lugar ao outro, porem lá era em todas as cidades, e durante todo o ano.
A principal religião da Grécia antiga era o Helenismo, e os Mistérios de Eulêsis, este ultimo teria surgido durante o rapto de Perséfone, onde Demeter teria ensinado aos mortais a arte do arado e plantio da terra, desde então templos foram construídos para o ensino desses mistérios.
Uma das praticas dos gregos para mostrar sua devoção aos deuses eram os sacrifício.
O culto na Grécia consistia tipicamente do sacrifício de animais domésticos no altar, em meio a hinos e orações. Partes do animal eram então colocadas sobre as chamas, para os deuses; e os participantes comiam o resto. A evidência destas práticas é descrita com exaustão na literatura antiga, especialmente nos épicos de Homero. Ao longo dos poemas, o uso deste ritual fica aparente em banquetes onde carne é servida, em épocas de perigo, ou antes, de alguma empreitada importante, como meio de se obter o apoio dos deuses. Na Odisseia, por exemplo, Eumeu sacrifica um porco com uma oração por seu mestre, Odisseu; na Ilíada todos os banquetes dos príncipes se inicia com um sacrifício e uma oração. Estas práticas, descritas em períodos pré-homéricos, apresentam traços em comum com formas de sacrifício ritual do século VIII a.C. Ao longo do poema banquetes especiais são realizados sempre que os deuses indicam sua presença, seja através de algum sinal ou de algum sucesso em combate. Antes dos guerreiros gregos partirem para Troia, este tipo de sacrifício animal é realizado, e Odisseu oferece a Zeus, em vão, um cordeiro. Estas situações de sacrifícios nos poemas épicos de Homero podem indicar uma visão dos deuses como membros da sociedade, e não entidades externas, indicando laços sociais com eles. Os sacrifícios rituais desempenhavam um papel crucial na formação de relações entre o humano e o divino.
Outra pratica importante era as libações, praticamente sempre de vinho, sendo o primeiro produzido, ou o melhor vinho que da cidade, onde era derramado sobre as chamas aos deuses olímpicos (os deuses que viviam no Olimpo) ou jogados em “buracos” para os deuses Ctonicos (que viviam no submundo), pois acreditavam que o vinho era a bebida que mais agradavam os deuses, depois do Nectar, este ultimo era destinado apenas aos deuses e os mortais não teriam acesso (ele ficava em posse de Ganimedes e Hebe, os “serventes” dos deuses).
Alguns deuses não eram cultuados em templos, e sim em outros lugares, como no caso da Deusa Hecate, ela era cultuada nas estradas, e principalmente nas encruzilhas de três caminhos (seria como as que formam um pé de galinha, e não uma que tivesse como voltar, ou dois novos caminhos, seriam três novos caminhos) Hecate tinha alguns festivais em sua honra, mais era principalmente nas sextas feiras 13 em que os seus devotos, ou ate mesmo as pessoas da cidade saiam em procissão para ela, o mês que mais tinha festivais era o de Agosto.
Hades também era um exemplo disso seu culto era fora de casas e templos, pois muitos o temiam por ser Deus do mundo inferior, entre tantos outros Deuses que não tinha seu culto em templos.
Cada Deus grego tinha seus próprios sacerdotes, iguais as Pitonisas que eram sacerdotisas do Deus Apolo, elas viviam e trabalhavam no templo dele em Delfos. Dentre tantos outros deuses.
Bem espero que tenham gostado, qualquer duvida é só comentar!

Raffi Souza.