09 junho 2015

Dia dos Namorados!

Dia dos Namorados!


O Dia dos Namorados Nos Estados Unidos e na Europa é comemorado no dia 14 de fevereiro, dia de São Valentim (Valentine´s Day, em inglês).
A origem do dia de São Valentim é controversa. Uma versão da Igreja Católica refere que Valentim foi um sacerdote que viveu em Roma no século III, época em que o Imperador Claudius II proibiu o casamento durante as guerras, por achar que os soldados solteiros eram melhores em combate.
Mas, o sacerdote continuou a realizar os casamentos em segredo. Quando o imperador descobriu condenou Valentim à morte. Após sua execução em 14 de fevereiro, São Valentim passou a ser o padroeiro dos apaixonados. Nos Estados Unidos, é chamado de “Valentine’s Day” como vimos. Este foi pelo conceito bíblico, ou “histórico”.
Dia dos Namorados no Japão – Valentine´s Day 
Diferente do Brasil, o Dia dos Namorados em muitos países é no dia 14 de fevereiro. É chamado de Valentine Day (日本のバレンタインデー). Essa tradição foi trazida dos EUA para o Japão em 1936, por uma fábrica de doces japonesa. Porém, no Japão, esse dia tão especial ganhou características diferentes dos outros países.
Enquanto que outros países se comemora o Valentines Day apenas uma vez por ano, no Japão se comemora duas vezes. No dia 14 de fevereiro são apenas as mulheres que presenteiam os homens com chocolates e no dia 14 de março é a vez dos homens retribuírem o chocolate no White Day, comemoração inventada exclusivamente no Japão por uma fabricante de chocolate.

Outra coisa que chama a atenção é que diferentemente do Brasil, onde o costume é só os casais de namorados se presentearem, no Japão, além dos casais é normal dar também aos amigos, pessoas do trabalho e familiares.
Aliás, existe até uma espécie de classificação de qual chocolate comprar, dependendo do grau de relação com a pessoa a ser presenteada, tipo namorado, amigo, parente, colega de trabalho, etc...
São classificados em geralmente em 5 tipos:
義理 チョコ (Giri choco): É o chocolate que damos para as pessoas que temos uma obrigação social, chefes, clientes e colegas de trabalho do sexo masculino. O termo ”Giri” significa “obrigação”, portanto, estes tipos de chocolates não tem nenhuma associação romântica.
本命 チョコ (Honmei choco): Esses são dados para namorados, amantes ou para a pessoa apaixonada, ou seja, pessoas que somos ligados romanticamente.
友チョコ (Tomo choco): Esse é o chocolate dado aos amigos mais próximos, como uma forma de demonstrar carinho e amizade.
ファミリーチョコ (Family Choco): São os que compramos para dar aos familiares: Como maridos, pais, avós, filhos, tios, primos, irmãos ou seja, qualquer pessoa do sexo masculino que temos ligação familiar.
逆チョコ (Gyaku choco): Embora seja um costume recente, o Gyaku choco significa trocar chocolates entre homens e mulheres no Dia dos Namorados.

Como são muitas pessoas para dar, é normal as mulheres comprarem, 20, 30 ou mais chocolates para poder distribuir para as pessoas de mais contato pessoal ou social. Apesar de ser uma data explicitadamente comercial, ela é comemorada com bastante entusiasmo pelos japoneses, especialmente os mais jovens e solteiros, que aproveitam a oportunidade para dar o Honmei choco para alguém que estão afim, como forma de se declarar.
Os tamanhos e preços dos bombons e chocolate também variam bastante. Tem dos mais baratos aos mais caros… ou seja, para todos os bolsos $.
Mas é claro que para as pessoas mais especiais, sempre reservamos um chocolate maior e mais caro. Embora o chocolate seja o presente mais popular para a ocasião, algumas pessoas podem dar outro presente como uma gravata, por exemplo, para o esposo, noivo ou namorado.
Enfim, é uma data muito especial, embora tenha sido importada do ocidente. É um dia divertido e de confraternização no trabalho, com a família, com os amigos e muito especial para os que estão apaixonados, apesar de não ser feriado. O vídeo abaixo faz um resumo sobre o Valentine´s Day no Japão.
Então no dia 14 de março é a vez dos homens retribuírem, este dia é chamado de White Day (dia branco), onde os homens compram chocolates brancos, ou pretos (raramente), e retribuem as mulheres que os presentearam, algo bem engraçado é que, nesta data um homem pode dar um “Honmei Choco” a uma garota que ele esta afim, mesmo que não tenha recebido um dela, se você deu um a pessoa que estava apaixonada, e ele retribuiu do mesmo jeito, é certo que os dois se gostam!
No Brasil é comemorado no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antonio, “Santo casamenteiro” como é conhecido por muitos, surgiu no Brasil esta tradição sendo implantada a cerca de 50 anos atrás, por comerciantes paulistanos, acreditando que assim os apaixonados poderiam reservar um dia para seus amados, onde parariam seus afazeres para estarem com seus amados.
Como vimos cada região encontrou sua forma de comemorar, mas todas elas são pra representar algo: o Amor!
O que podemos fazer para comemorar o “dia dos namorados”?
Podemos presentear a pessoa amada, paquerar, nos amarmos mais!
“Ah estou sozinho, não tem ninguém que eu queira paquerar”.
Simples! Você se ama? Ótimo começamos bem, então porque você simplesmente não se junta com alguns amigos e sai? Vá ser feliz!
Vou ensinar uma magia para o dia dos namorados:
“Ingredientes”:
1 vela rosa;
1 vela vermelha;
1 taça\copo;
Suco natural de morango\maça\romã;
Incensos de rosas vermelhas;
Pegue todos os itens e vá a um lugar tranquilo, pode ser seu quarto, seja no chão, no seu altar, na natureza, onde se sentir a vontade, coloque o copo cheio a sua frente, e as velas uma de cada lado, o incenso atrás do copo, acenda a vela rosa dizendo:
“Eu (seu nome) venho de coração aberto perante os deuses do amor, pedir que me agraciem”.
Depois sinta a energia que vem da vela, sinta o local, relaxa, então acenda o incenso, na chama da vela rosa, imaginando proteção, que os deuses estão lhe protegendo.
Agora acenda a vela vermelha e diga:
“eu (seu nome) peço um novo amor aos Deuses, que ele seja carinhoso, goste de mim, e me trate com carinho, irei ser igualmente amoros@ com ele\ela”.
Sinta a energia que você esta emanando e recebendo, se quiser visualizar algumas características físicas fique a vontade, mais nunca pense em uma pessoa especifica! Isso não é uma amarração amorosa!
Deixe a vela e o incenso queimarem completamente, medite enquanto isso, uns 5 a 15 minutos, fale se quiser, expliquem o porquê de pedir um novo amor, fale como acha que ele tem que ser e etc. depois da sua meditação peguem o copo e derrame um pouco no chão\terra (se fizer em casa, tenha uma planta associada ao amor próxima) e beba o resto, sobrou cera das velas? Pode jogar fora normalmente, ou queima-las, isso fica a seu critério!
Deuses que você pode chamar neste dia: Afrodite\Venus, Hera\Juno, Eros\Cupido, Hathor, Santo Antonio (lembrando que aqui no Brasil é véspera do dia dele), Ísis, etc. Chame o Deus\a que mais se sentir a vontade!
Que os deuses lhe deem um dia dos namorados abençoado!

Raffi Souza