10 abril 2015

Deusa da lua: Jaci

Deusa da lua: Jaci


Não posso falar diretamente sobre os deuses tupi-guarani, sem explicações sobre algumas coisas! Vamos falar sobre o "mito da criação tupi"
Para os indígenas, primeiro veio Tupã, que é o deus dos raios, e o senhor de tudo, acreditam que Tupã, criou os deuses, a fauna, a flora, e tudo, quando terminou de criar tudo a partir do "nada" ele se refugiou ou em uma montanha, ou no céu, mais vendo que não tinha ninguém para adora-lo e adorar aos outros deuses ele decidiu criar os humanos, sendo assim foi criado o primeiro casal, que se reproduziu absurdamente rápido, e Tupã então decidiu espalhar esses "filhos, de seus filhos" por todo o Brasil, porém os homens se deixaram influenciar pelos deuses e deusas que tinha por "esfera" de poder: a inveja, a discórdia, o rancor, apenas os sentimentos ruins, nisso Tupã para se vingar dos homens que tinha o "traído" pediu ao deus Boto (deus das águas profundas, e que muitas vezes é tido como um ser maligno) que afogasse todos os humanos impuros, Boto então junto com os outros deuses\as que controlavam a chuva e os mares, para que chovessem e trouxessem os mares, assim afogando a todos, exceto um casal, cujo nunca perderam a fé, vendo que depois de toda a destruição rogaram aos deuses, cujo disseram "pegue um punhado de terra seca e atirai aos céus, enquanto pedem misericórdia a Tupã" assim que eles fizeram isso, cada grão de areia se tornou uma pessoa, repovoando o Brasil, esse casal foi pai dos principais indígenas.
Agora iremos falar sobre Jaci:
 Bem a deusa Jaci, é a deusa tupi da lua, e da noite, filha-irmã de Tupã, pois acreditam que Tupã disse "não terei apenas filhos, pois todos são meus irmãos, e irmãs, mesmo que venham de mim" sendo assim, todos os deuses tupi-guarani (brasileiros) são tidos como filhos-irmãos de Tupã, Jaci é tida como uma deusa bela, em alguns mitos dizem que Tupã depois que a criou, caiu de amores pela sua beleza a tomando para sua esposa.
 Em outros dizem que em uma "festa" dos deuses o deus Guaraci que é deus do sol e do dia, se apaixonou por Jaci, porém eles nunca podem ficar juntos, já que quando Jaci esta nos céu, Guaraci esta adormecido, e assim vise-versa, a quem diga que quando acontece um eclipse seja solar ou lunar, é um momento em que Jaci e Guaraci estão juntos se apaixonando cada vez mais.
 A titulo de curiosidade Jaci em tupi é Îaci, que significa "lua, lunar”.
 Vou falar mais uma historia linda!! Em que Jaci assume o aspecto masculino. Que eu me apaixonei desde a primeira vez que li:
 Dizem que Jaci descia dos céus às vezes e levava donzelas virgens para se tornarem estrelas ao seu lado, porém havia uma índia (Naiá) que se apaixonou por Jaci, esta jovem índia, sempre "perseguia" a lua, indo ate o local em que acreditavam que Jaci ia buscar as virgens, porem ela sempre caia no sono, sem conseguir de fato ver Jaci, e acordava pouco antes do amanhecer, quando via a lua sumindo, nisso ela corria pela floresta atrás da lua, sem nunca a alcançar, e nisso a índia foi definhando, ficando cada vez mais doente, pois se recusava a comer ou beber ate encontrar a lua, ate que um dia adormeceu na nascente de um lago, e acordou de madrugada, vendo o reflexo da lua, acreditou que ela tinha ido se banhar no lago, nisso se atirou as águas, porém começou a se afogar, Jaci vendo isso decidiu que ela seria uma estrela, mais não nos céus e sim nas águas, Jaci a transformou em uma planta aquática, cuja aparência lembra uma estrela e ate hoje essa índia esta lá, porem dessa vez ela não espera a sua deusa, ela agora sabe como é, a índia hoje é uma linda "vitória-régia" a planta da estrela, a planta de Jaci.
 Agora vamos lá, já falei histórias lindas sobre Jaci! Mais afinal o que podemos trazer dela pra gente hoje?? Simples, Jaci evitava as guerras, é uma deusa que prefere observar antes de falar algo!
As associações agora:
É deusa do: luar, das oferendas, das donzelas, e das águas (por causa do mito da vitória-régia, e por conta da influencia lunar nas águas).
Cor: branco, prata.
Vela: prata.
Oferendas: observar a lua, contato com a natureza, comidas típicas, peixes feito à moda antiga (sem incrementar nada, apenas o peixe, sal, e temperos que se teria em casa, tipo alho e pimenta), vitorias-regia, imagens da lua, e penas de aves brancas!
Bem é isso que sei sobre a deusa Jaci, espero que tenham gostado se tiverem duvidas já sabem, que os deuses lhe abençoem!


Raffi Souza