03 agosto 2015

Elementais do fogo!

O elemento do Fogo é o mais importante, pois ele é uma expressão do Fogo Sagrado, de onde procedem a Chama Violeta e suas congêneres. Uma de suas atividades construtivas, no plano físico, é purificar através da incineração de detritos e de corpos humanos, a qual permite o retorno dos respectivos elementos ao Sol, para uma repolarização. A atividade destrutiva do fogo é demonstrada na queima de construções e florestas e também em relâmpagos, na tempestade e no uso de armas de fogo, bombas etc...




"Fogo, meu espírito...".
No Sol, nas estrelas, nas fogueiras ou nas brasas, no nosso coração... Sentimos a luz da vida. O fogo é o elemento das transmutações, das transformações. Sua força luminosa indica o caminho que deve ser seguido por aquele que conhece os ensinamentos do Universo. O fogo é a chama que, acesa dentro de nós, faz brilhar nossa aura e nossos olhos, revelando a força de nosso espírito. Ele conduza cada um à sabedoria interior.
Os Xamãs pedem ajuda ao Avô Fogo, como é chamado pelos índios, quando é hora de trabalhar as mudanças. O fogo auxilia no processo de limpeza também, o velho cedendo lugar ao novo. A Sauna Sagrada é um dos lugares usados, pelos Xamãs, nos processos de cura pelo fogo...

As Salamandras, ou Espíritos do fogo, vivem no éter atenuado e espiritual que é O invisível elemento do fogo. Sem elas, o fogo material não pode existir.
Elas reinam no fogo com o poder de transformar e desencadear tanto emoções positivas quanto negativas. As Salamandras, segundo os especialistas, parecem bolas de fogo e que podem atingir até seis metros de altura. Suas expressões, quando percebidas, são rígidas e severas. Dentro de todas as formas energéticas (o fogo, a água e o mineral), estes seres adquirem formas capazes de desenvolver pensamentos e emoções. Esta capacidade derivou do contato direto com o homem e da presença deles em seu cotidiano. Por tal motivo, as Salamandras desenvolveram forças positivas, capazes de bloquear vibrações negativas ou não produtivas, permitindo um clima de bem estar ao homem.
O homem é incapaz de se comunicar adequadamente com as Salamandras, pois elas reduzem a cinzas tudo aquilo de que se aproximem. Muitos místicos antigos preparavam incensos especiais de ervas e perfumes, para que quando queimados, pudessem provocar um vapor especial e assim formar em seus rolos a figura de uma Salamandra, podendo assim sentirem sua presença. Paracelso afirma que muitas Salamandras são vistas na forma de bolas ou línguas de fogo correndo através dos campos ou irrompendo nas casas. Para muitos aqui no Brasil, costuma- se chamar estas aparições de "fogo - santelmo". Mas, a maioria dos místicos, afirma que as Salamandras são Seres gigantes, imponentes e flamejantes em roupas fluidas, com uma armadura de fogo. Elas são as mais poderosas dos elementais e têm como seu regente um magnífico espírito flamejante chamado Djim, terrível e aterrorizante na sua aparência. Os antigos sábios sempre foram advertidos para manter- se à distância delas, pois os benefícios derivados do seu estudo frequentemente não eram proporcionais ao preço que se pagava por eles. Elas possuem especial influência sobre as criaturas de temperamento ígneo e tempestuoso. Tanto nos animais como no homem, as Salamandras trabalham através da natureza emocional por meio do calor corpóreo, do fígado e da corrente sanguínea. Sem sua assistência, não haveria calor.

Como todo elemento, podemos encontrá-lo dentro de nós mesmos, não só no calor sensível que há em nossa estrutura, bem como no calor de nossas emoções e sentimentos, as grandes paixões, em nós humanos é exatamente esse o campo que é controlado por esses elementais. Contudo é necessário mantê-lo sempre em equilíbrio – como tudo na vida. A falta dele pode trazer perda de prazer de viver, felicidade, foco para alcançar objetivos e força para sonhar. Já em demasia nos deixamos levar por obsessões, compulsividade, desejos desenfreados e escolhas destrutivas.

Estão presentes nos caldeirões, nas velas, nas lamparinas e em fontes naturais de fogo (vulcões, por exemplo). Porém, com a tecnologia, acabamos perdendo o vínculo com o Mundo Elemental, entretanto, dentre todos, o fogo permaneceu o mais popular.


É preciso alertar a vocês sobre os riscos que se corre mexendo com essas criaturinhas, pois de todos, são eles os mais perigosos e implacáveis, não tendo piedade nenhuma! São conhecidos por sempre cobrarem um preço muito alto em troca de “certos favores” e por isso os magos mais precavidos – como eu – evitam os pedidos. O invocador precisa ter força suficiente para dominá-los, sem perder o respeito, carinho e sempre ter intenções claras e coração aberto (requisitos não só imposto pelos elementares, com também em todo campo da Magia).

Antes de abrir os “serviços” com o elemento Fogo é importante nos ater a certos detalhes na hora de invocação dos Guardiões do Portal Sul. A proteção e a permissão do Rei Elemental do Fogo Djiin, do Deva Micael ou Arcanjo Miguel, isso impede que sejamos feridos durante o ritual.

Como todo cuidado é pouco quando se fala em fogo, aconselho ensaios antes do contato “oficial”. Como? É simples! Meditações periódicas – pelo menos uma vez ao dia – com velas, observando as chamas, não se esqueça que ao final de cada meditação, não poderá assoprar a vela para apagá-la (apague com os dedos ou abafador, assoprar é uma ofensa às salamandras, e você não quer começar esse relacionamento com o pé esquerdo, quer????)

Guardiões da Torre Sul;         

Cores: vermelho e laranja;
Pedras: rubi, ágata vermelha, granada;
Flores: girassol, rosas vermelhas;
Ervas: louro, cravo, pimenta vermelha e canela;
Frutas: caqui, morango e romã.
Signos: Leão, Aires, Sagitário.
Invoque as salamandras com uma vela acessa, ou qualquer coisa que tenha chama. Invocar durante a luz do dia (se possível) de preferência as luzes do sol, invocar as salamandras traz mais força de vontade, vigor, entusiasmo e coragem.

Invocação:
Eu vos saúdo, Salamandras,
Que constituís a representação do elemento fogo,
Peço que, com vosso trabalho,
Fornecei a mim poder para resolver tudo,
De acordo com vossa vontade,
Alimentando meu fogo interno,
Aumentando minha chama trina do coração,
E assim formar um novo universo.
Mestres do fogo,
Eu vos saúdo fraternalmente.
Amém.

Que as salamandras lhe deem vigor, e que os deuses lhe abençoem!


Raffi Souza.