28 julho 2015

Elementais da terra!

Elementais são seres etéreos que desenvolvem atividades energéticas nos elementos básicos presentes na natureza. Falaremos agora sobre as características mais importantes dos ELEMENTAIS da TERRA e seus regentes.

Os ELEMENTAIS da TERRA são os Gnomos, são responsáveis pela solidificação de todos os corpos, não só de animais como também de objetos. Tudo que é sólido possui uma correspondência energética com os Gnomos. Suas oferendas são normalmente a TERRA bruta (areia, argila, cascalho), PEDRAS e plantas.
Apesar das plantas possuírem ligação com todos os elementais, elas são normalmente consagradas ao elemento terra, em razão de sua proximidade.
Os Gnomos agem nos terremotos e vulcões para equilibrar os distúrbios dos poderes da terra. Em nosso corpo são responsáveis pelos ossos e sais minerais e possuem ligação também com as cartilagens, músculos e pele, sendo que essa ligação ocorre em conjunto com os ELEMENTAIS da água.
Os Signos de Touro, Capricórnio e Virgem são aqueles que se encontram sob a interferência do poder da terra. Normalmente as pessoas nascidas sob essas casas zodiacais apresentam temperamentos fortes, não gostam de mudanças bruscas, são perfeccionistas em suas atividades, são muito realistas e possuem forte tendência a vícios, principalmente alimentícios.
Todas as características desses signos estão diretamente relacionadas às características dos ELEMENTAIS da terra, tais ELEMENTAIS são possuidores do dom de controle sobre a ganância e como consequência é comum perceber que seus regidos não possuem esse controle. E é através da busca desse controle que podemos interagir com eles.
Algumas outras características provocadas pelo desequilíbrio do poder da TERRA são: a preguiça, susceptibilidade, a lentidão, a falta de consciência, a melancolia, a falta de regularidade. Ao vencer essas dificuldades, a interação com os ELEMENTAIS da TERRA torna-se mais fácil, porém quanto mais se busca, mais é exigido.
Existem certas características que aproximam os elementais: atenção, a perseverança, a escrupulosidade, a sistematização, a sobriedade, a pontualidade, o senso de responsabilidade. Através dessas qualidades o adepto alcança uma maior interação com os Gnomos.
O ‘Rei’ dos Gnomos se chama GHOB, a visão pagã mostra que esse ser é o responsável pela manutenção dos poderes da terra, e por isso acredita-se que ele viva no interior de grandes vulcões. Alguns tendem a acreditar que ele seja “A Torre Norte” invocada nos RITUAIS da Wicca, mas dificilmente tal entidade sairia de seu lar para rituais, pois sua função não é essa.
O símbolo mais comum é o triangulo duplo para baixo, que representa a TERRA que preenche o universo. Sendo o triangulo maior o universo e o menor a TERRA que cobre todo o “chão”. O segundo símbolo é comum nas escolas herméticas, corresponde ao Prithivi (princípio da terra) dos Tattwas da tradição indiana. Além desses existem outros símbolos menos conhecidos.
Nas invocações ELEMENTAIS é comum chamar os poderes da TERRA com nomes do tipo: Touros da Alvorada, Carneiros do Alvorecer, Ursos Negros e afins. Dentro das invocações os dirigentes ELEMENTAIS também aparecem, seguidos dos mistérios dos Elohins/Manes que são os nomes das sendas e respectivas torres.
Alguns locais/objetos que representam a TERRA e seus ELEMENTAIS ao AR livre são: Grandes árvores, grandes pedras, pilhas de pedras, afloramentos rochosos, formações calcárias, musgos, entradas de cavernas, estátuas, jardins, plantações ou campos, pastagens de animais, tocas de animais e similares.

Alguns locais/objetos que representam a TERRA e seus ELEMENTAIS em residências: Plantas, portas para animais, portas de porão, despensa, decorações de cristais, coleções de vidro, coleções de cerâmica, estátuas, vasos de barro, pequenas pedras, pote com terra.
O princípio da TERRA e seus ELEMENTAIS são invocados da direção norte devido à representação do norte estar intimamente ligada ao futuro e àquilo que podemos enxergar ao olhar para frente. Pela força da TERRA representar tudo aquilo que é fixo, o norte fica sempre a nossa frente, pois é fixo, visível.
As cores da TERRA são o marrom e o verde. Os animais são todos aqueles de grande força, como ursos, touros, carneiros, rinocerontes, búfalos e etc. Os DEUSES que regem o elemento TERRA são todos os DEUSES da Agricultura, da proteção, da família e da inocência.
Alguns seres mitológicos que correspondem ao elemento da TERRA são: Minotauro, Ninfas dos bosques, Dríades, Anões (do ponto de vista mitológico), Faunos, Amazonas e todos aqueles que possuem responsabilidades com a TERRA e a vegetação. É importante lembrar que para os povos antigos a mitologia não era uma lenda ou um conto e sim a história real dos seres que viviam entre eles, incluindo os Deuses.
 O Elemento Terra é responsável pelo nosso corpo, matéria, dinheiro, coisas palpáveis, sexo. Este Elemento é representado em nosso corpo como nosso próprio corpo, nossa pele, cabelos, unhas... Enfim, corpo. Esse Elemento tem enfoque em nossas necessidades do corpo; necessidades fisiológicas, sexo, fome, frio, trabalho, etc. Portando, os Elementais da Terra – Gnomos e Duendes – são propícios para trabalharmos com esses aspectos de nosso ser e vida.
Cores desse Elemento: Verde, marrom ou preto.
Signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio.
O reino elemental da Terra é o mais próximo do nosso, o reino dos homens. Dizem algumas fontes que, entende-se como Elementais da Terra seres que habitam essa dimensão mais densa, assim como a nossa.
OBSERVAÇÃO: Não confundir Elementais da Terra com Elementais das Árvores; esse chamamos de Dríades e Faunos.
Gnomos são seres de estrutura humana que medem cerca de 15 centímetros. Vivem em geral em comunidades de estrutura muito parecida com a dos homens de antigamente. Fabricam seus próprios utensílios, costuram suas próprias roupas e são muito autossuficientes. Possuem linguagem própria, embora entendam muito bem a língua dos humanos. Podem trazer fortuna e alegria para uma casa, mas também podem trazer confusão e má sorte quando aborrecidos.
Alguns Gnomos são brincalhões, causando muita confusão e susto com suas travessuras. Eles puxam cobertas, beliscam, dão pancadas nas paredes da casa.
Músicas, risadas, alegria, plantas, doces, bolos e crianças atraem Gnomos. Algumas gentilezas dos humanos são vistas com muito bons olhos por eles, como por exemplo, deixar uma fatia de bolo num cantinho da casa, um saquinho de farinha, grãos ou um pouco de leite.
Porém, é preciso muito para conquistar a confiança dos Elementais da Terra, pois eles são muito difíceis e desconfiados (assim como todas as pessoas dos signos de Terra!).
Dizem que uma maneira fácil de você saber que os Elementais da Terra residem ou então visitam a sua casa, é deixar uma maça num pratinho no cantinho para eles. Se caso a maça apodrecer, você precisa conquistá-los. Mas, se a maça murchar e secar, eles residem ou então visitam sua casa. E isso é um ótimo sinal.
Se quisermos entrar em contato com os Elementais da Terra, é somente entrarmos em contato com a Natureza. Uma ótima forma de nos conectarmos com eles também é lidando com cristais e ervas. Embora alguns cristais sejam de elementos específicos, mas é sempre pedra bruta, portanto não deixa de ser do Elemento Terra.
Os Elementais também nos ajuda na cura de nossas enfermidades do corpo, por lidarem com matéria.
 Como Invocar o Elemental Terra:
Invoque os gnomos estando com os pés descalços. É importante estar descalço para entrar em contato com a terra. Invocação aos gnomos ajuda na aquisição de riquezas e bens materiais. Lembre-se não só de pedir essas riquezas para você, mas para o mundo, para o próximo também senão eles podem vir completamente ao contrário para você.
Invocação:
"Eu vos saúdo, Gnomos, que constituís a representação do elemento Terra, vós que constituís a base e fortaleza da terra, ajudai-me a transformar, a construir todas as estruturas materiais, assim como uma raiz fortifica a árvore frondosa.

Gnomos, possuidores dos segredos ocultos, fazei-me perfeito e nobre, digno do vosso auxílio. Mestres da Terra, eu vos saúdo fraternalmente. Amém!".

Raffi Souza