11 fevereiro 2015

O Arco-íris sagrado

O Arco-íris sagrado



Bem vamos lá? Agora já estou de volta para falar sobre meus deuses amados, e vamos falar sobre uma deusa que muitos já devem ter ouvido falar, mais nunca entenderam quem  é ela.
Íris, sim Í-R-I-S não Ísis (esta é outra deusa) Íris é uma deusa grega, foi cultuada muito pouco, mais sempre que precisavam de sua ajuda, ah lá iam milhões de peregrinos atrás de um templo desta deusa, mais e você sabe quem foi ela?
Íris ou Arcus (romano) é a deusa dos arco-íris, das mensagens, da paz, da união, serva de Hera, Íris é filha de Taumante e Electra, sendo casada com o deus Éolo (deus dos ventos) Íris geralmente é retratada como uma donzela com asas douradas, ou multicoloridas.
Íris nunca é mencionada em Odisseia, onde Hermes toma o seu lugar, mais sim na Ilíada, Íris apesar de tudo é uma deusa boa, mesmo com os mitos que ela junto de Hera destruiu a família de Heracles (Hercules), portanto a mitos em que ela é bondosa e mitos em que ela seria má, mais se ela o fez isso foi a mando de sua senhora: Hera, que os casos de ciúmes todos já ouviram falar.
Íris, nunca teve um culto certo, já que por ser uma deusa mensageira, ou que não se tem relatos de onde nasceu aproximadamente, não se acham templos para ela, os seus cultos eram em estradas, ou templos de outros deuses. Íris também é uma das únicas divindades que podiam ir a todos os lugares sem problema, desde o Olimpo, ao mar profundo (reino de Poseidon) e ate o mundo inferior (reino de Hades).
Sendo assim Íris é uma deusa que muitos deveriam conhecer, porem com o passar dos anos foi sendo esquecida, (como tantos outros) um fato curioso é que nunca foi mencionado se Íris teve filhos ou não, mais é quase certo que teve, heróis menos grandiosos, ou que ate mesmo não sabiam que tinham uma progenitora divina.
As associações agora:
É deusa: do arco-íris, da calma, da bondade, das mensagens.
Cores: praticamente todas (menos o preto).
Animais: não possuía um animal.
Oferendas: flores, hidromel, e moedas, representações de arco-íris também.
Como chama lá: escreva, fale, seja comunicativo, aprecie as cores, saúde os arco-íris quando os virem!


Bem, essa é a nossa deusa de hoje, Íris, ficou com duvidas? Ou sabe algo que não coloquei? Comente ai em baixo que eu respondo com o maior prazer, que Íris abençoe a vocês, que assim seja!

Raffi Souza