17 janeiro 2015

O OLHO DE HÓRUS

O OLHO DE HÓRUS



O Olho de Hórus é um símbolo proveniente do Egito antigo e é um dos mais poderosos amuletos usados em todas as épocas. Era um amuleto protetor utilizado tanto em vida, quanto na morte em suas múmias. Era usado em vida para afugentar o mau-olhado ou qualquer mal que pudesse atacar a pessoa e, após a morte defendia contra o infortúnio no Além. Muito utilizado também na Alta Magia egípcia pelos sacerdotes dos faraós.
É datado de ( 2575 a 2134 A.C.) e é um dos mais comuns em todos os períodos da história egípcia.
Esse símbolo é tão importante na crença egípcia quanto o crucifixo é na religião católica. Além de desenhado em papiros e paredes de túmulos, era também esculpido na forma de amuletos e hieróglifos. Como hieróglifo significa ver, construir, criar, sendo que a palavra em egípcio que o representa é “UDJAT”, palavra esta que também é utilizada para se referir ao Olho de Hórus.
Segundo a lenda, o olho de Hórus é composto por duas partes, o olho esquerdo e o direito, onde o olho esquerdo simboliza a lua, e o direito, o sol.
A lenda volta ao Egito onde em uma luta o Deus Seth (Deus da violência e desordem) arrancou o olho esquerdo de Hórus ( Deus do Sol Nascente representado pelo falcão) e o fracionou em 64 partes. De acordo com a lenda, o olho foi restaurado pelo Deus Thoth, Deus da sabedoria e da magia, que encontrou, restaurou e preencheu o olho. Ao receber de Thoth o seu olho curado e são, Hórus deu-o a seu pai morto e assim garantiu o renascimento de Osíris no outro mundo. Assim, este era um símbolo considerado auspicioso e representava a vitória da vida sobre a morte, o renascimento.
O olho direito ( Udjat ) representa a informação concreta, que é controlada pelo lado esquerdo do cérebro. Esse lado é responsável pelo entendimento de letras, palavrae e números, e é mais voltado ao universo de um modo masculino.
O olho esquerdo ( Wedjat ) representa a informação abstrata, é representado pela lua, e simboliza um lado feminino, com pensamentos e sentimentos, intuição, e a capacidade de enxergar um lado espiritual.
Juntos os dois lados do Olho de hórus (Udjat/Wedjat) representam todo universo, um conceito muito similar ao símbolo Yin / Yang e representam o poder combinado e transcendente de Hórus. Um conceito também similar do Sol e da Lua como olhos, que aparece em muitas tradições religiosas.
O Olho de Hórus não é somente um desenho, cada traço tem um significado e um valor numérico específico.



Como amuleto mágico o Olho de Hórus gozou de grande popularidade no Antigo Egito, sendo considerado um amuleto dos mais poderosos: potencializava a visão, protegia e remediava as doenças oculares, combatia os efeitos do "mau do olhado" e também, protegia os mortos.
No Egito Antigo esse amuleto era usado para, junto com a serpente (Uraeus) utilizada nas coroas dos faraós, representar a realeza, como também para representar poder e proteção. Antes de ser chamado de Olho de Hórus, foi conhecido como “Olho de Rá”. O Olho de Hórus e a serpente (Uraeus) simbolizavam o poder real, tanto que os faraós passaram a maquiar seus olhos como o Olho de Hórus e a usarem serpentes esculpidas na coroa e em seus objetos pessoais, para assim receberem o poder deste símbolo, pois acreditavam que este símbolo de indestrutibilidade poderia auxiliar no renascimento, em virtude de suas crenças sobre a alma. Daí que vem a incrível, linda e encantadora maquiagem egípcia.
A utilização do Olho de Hórus como amuleto traz poder, proteção, saúde, cura, ampliação da visão e força. Também é símbolo de vitória do bem contra o mal.
Conhecido popularmente como o Olho que tudo vê, atualmente é muito utilizado para ampliação e desenvolvimento das capacidades mediúnicas bem como abertura do Terceiro Olho em meditações e trabalhos mediúnicos pois está associado ao nosso Terceiro Olho, o Olho da Alma.

Grasi Marchioro