02 setembro 2015

A Deusa da Aurora: Eos!

A Deusa da aurora Eos!

Eos (em grego, Ἠώς – Êôs, 'aurora') é a deusa grega que personificava o amanhecer. Filha de Hiperião e Teia é a irmã da deusa Selene, a lua, e de Hélio, o sol.
A aparência de Eos é de uma jovem sonhadora, com cabelos longos e claros, dotada de asas, muitas vezes parecendo calma e serena.
Eos é a Deusa do amanhecer que todas as manhãs antecede o seu irmão Hélios e com os seus dedos rosados afasta a escuridão e a neblina matinal e anuncia a chegada do irmão. Depois acompanha o irmão no seu percurso. Isto fê-la ser identificada, e mais tarde fundida, com Hemera, a Deusa do Dia, sendo Hemera usado como seu epíteto.
Finalmente, anuncia a chegada do seu irmão ao Oceano, assemelhando-se a Hespéride, sendo a última a desaparecer no céu, o pôr-do-sol. Eos cavalga vestida de açafrão, o seu carro puxado pelos cavalos Lampos e Faetonte.

Ela é a Deusa alada filha de Hipérion e Theia, irmã de Hélios, carregador do Sol, e Selene, a Lua. É a mãe dos Ventos e das Estrelas, entre muitos outros filhos resultantes das suas inúmeras paixões. De facto, Afrodite persegue-a e amaldiçoou-a, fazendo-a apaixonar-se por muitos mortais.
A zanga de Afrodite resulta de um dia ter encontrado a Deusa no leito com Ares. Primeiro Oríon, depois Céfalo, Clito, Ganimedes... No entanto é casada com o titã Astreu e foi com ele que teve os Ventos e as Estrelas.
Quando raptou Ganimedes, raptou também o irmão Títon. Depois Zeus roubou-lhe Ganimedes e ela pediu então que o Deus concedesse  a imortalidade a Títon. Esqueceu-se, no entanto, de pedir a juventude eterna e Títon foi envelhecendo cada vez mais e Eos acabou por o trancar no quarto, onde ele se transformou numa cigarra. Já a irmã, Selene, não se esqueceu de pedir a juventude eterna para Endímion, um dos seus amantes, mas este foi colocado num sono eterno.

O seu nome romano é Aurora e o seu culto, tanto quanto sei, está associado ao de outros Deuses, nomeadamente ao de Hélios e de Zeus, também chamado Dios, de onde derivou a nossa palavra "dia".

Eos vem para gente de alguns modos bem singelos, quando essa deusa surge na nossa vida ela mostra que precisamos de um “novo dia” ou seja, um novo começo, afinal quem melhor que “Aquela que traz os Dias” para representar nosso novo começo?
Eos como já foi dito é irmã de Selene a Lua, e Helio o Sol, mesmo depois dos seus irmãos serem “trocados” por Ártemis e Apolo, Eos continuou com seus encantos, sempre trazendo o dia e a Noite.
Eos teve inúmeros casos amorosos, e deles vieram muitos filhos, tanto divinos como mortais, temos os Ventos: Zefiro, Eolo, Notus, Boreas com Astreu e A Deusa teve ainda um filho com Céfalo, Faetonte (Phaeton) que foi levado por Afrodite para ser guardião de seu templo. 

“oração a Eos
Ôh Eos, Deusa dos começos,
Venha com suas luzes iluminar meu dia,
Eos, deusa que abre os céus para seu irmão Helio,
Venha e abra os portões do meu dia,
Peço-lhe que derrame suas benções em mim,
Grande Deusa do amanhecer,
Acalme minha mente, e me proteja,
Que assim seja”.

É Deusa: do amanhecer, do entardecer, das estrelas, Mãe dos ventos, dos novos começos.
Cores: laranja, vermelho, amarelo, cores do amanhecer.
Velas: laranja, amarela.
Oferendas: observar o nascer do sol, ouvir os pássaros e cigarras, imagens da deusa, vinho.
Bem é isso, espero que tenham gostado, e que Eos abre seus caminhos!
Raffi Souza