18 dezembro 2014

Umbanda, 100% Brasileira

Umbanda, 100% Brasileira



Primeiramente devemos respeitar TODAS as religiões existentes, nenhuma está com a verdade toda. Eu posso até estar sendo um pouco defensivo ao falar sobre esta religião.
 A Umbanda é uma religião nova, com mais ou menos um século de existência. Não se pode negar que a Religião de Umbanda nasceu da mistura de diversas crenças, vindas de outras religiões. Talvez por isso a Umbanda seja a religião que recebe a todos, sem discriminações, principalmente de credo religioso, muito ao contrário do que acontece com o umbandista quando este é recebido por outras religiões.
Ela foi criada pelo Senhor Caboclo das Sete Encruzilhadas por intermédio de Zélio Fernandino de Moraes. (Leia a história de Pai Zélio). A Umbanda deferente dos cultos de nação é não recorre aos sacrifícios de animais para assentamento de orixás e não tem nessa prática legitima e tradicional do Candomblé um dos seus recursos ofertatórios às divindades, pois recorre às oferendas de flores, frutos, alimentos e velas quando as reverencia. E abole a ideia de sacrificar um animal para feitura de um iniciado, pois na Umbanda a fé é o que a move e trás beneficio a ambos (Orixás, guias e o próprio médium). Com uma raiz do culto do Candomblé, temos os Orixás que são louvados como entidades de um ser Supremo Criador, Olorum.

As Sete Linhas de Umbanda

        Assim como Deus cria em si as Divindades e cria de si seres e criaturas.

Deus cria de si seres, uma semente inconsciente que pela evolução voltará para Ele de forma consciente, iluminado e ascêncionados e as divindades é criada por Ele. Qualificamos Deus em sete qualidades. Ele cria, sustenta e se manifesta nestas sete qualidades que irradiam sete Fatores (por isso temos sete chacras). E são esses os fatores:

  FATOR CRISTALIZADOR
  FATOR AGREGADOR
  FATOR EXPANSOR
  FATOR EQUILIBRADOR
  FATOR ORDENADOR
  FATOR EVOLUCIONISTA
  FATOR GERADOR

 Assim quando o Criador pende à uma de suas qualidades se manifesta através de uma divindade, aquela que manifesta uma qualidade fatoral (Arcanjos, Devas ou Co-criadores). Ex: é como se o Criador fosse um presidente e as divindades seus ministros.
 E dessas qualidades só sete nos chega em terra, apenas sete nos aparam. E somos formados por estes fatores.
 O Trono das Sete Encruzilhadas é apesar de tudo é uma gerada por Deus dentro dele, e estes fatores são o que sustentam toda criação do planeta. E ela está limitada a sete, formando o Trono Planetário e formado pela Coroa Planetária. Gerado a partir do Criador os sete fatores e será absorvido os TRONOS FATORIAIS. São Sete os Tronos Fatorais:

TRONO CRISTALINO
 TRONO MINERAL
 TRONO VEGETAL
 TRONO ÍGNEO
 TRONO EÓLICO
 TRONO TELÚRICO
 TRONO AQUÁTICO

 “Estes Tronos são a individualização do Trono das Sete Encruzilhadas, assim como o Trono das Sete Encruzilhadas é uma individualização o Criador.
O Trono Planetário gera sete fatores que são absorvidos pela Coroa Divina, que são irradiados pelos seus Tronos Fatorais. As irradiações destes tronos Fatorais serão absorvidas pelos TRONOS ESSÊNCIAIS que irão absorver os fatores e irradiar essências puras, casa essência gerando (carregando) um sentimento.


-TRONO FATORAL CRISTALINO absorve Fator Cristalizador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência CRISTALINA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA FÉ que irá absorver a essência cristalina e irradiar gerando um sentimento de Fé.

-TRONO FATORAL MINERAL absorve Fator Agregador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência MINERAL que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DO AMOR que irá absorver a essência mineral e irradiar gerando um sentimento de Amor.


-TRONO FATORAL VEGETAL absorve Fator Expansor do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência VEGETAL que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DO CONHECIMENTO que irá absorver a essência vegetal e irradiar gerando um sentimento de Conhecimento.

-TRONO FATORAL ÍGNEO absorve Fator Equilibrador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência ÍGNEA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA JUSTIÇA que irá absorver a essência ígnea e irradiar gerando um sentimento de Justiça.

-TRONO FATORAL EÓLICO absorve Fator Ordenador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência EÓLICA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA LEI que irá absorver a essência eólica e irradiar gerando um sentimento de Lei.

-TRONO FATORAL TELÚRICO absorve Fator Evolucionista do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência TELÚRICA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA EVOLUÇÃO que irá absorver a essência telúrica e irradiar gerando um sentimento de Evolução.

-TRONO FATORAL AQUÁTICO absorve Fator Gerador do Trono Planetário e o irradia gerando uma essência AQUÁTICA que é absorvida pelo TRONO ESSENCIAL DA GERAÇÃO que irá absorver a essência aquática e irradiar gerando um sentimento de Geração.” (http://www.seteporteiras.org.br/index.php/deus-e-as-divindades).


 No fim, temos as Sete Linhas de Umbanda e cada linha tem um casal de Orixás, e cada ser denominados os DIVINOS ORIXÁS que em sua essência polariza e irradia cada pólos UNIVERSAIS e CÓSMICOS - MASCULINOS e FEMININOS - IRRADIADORES e ABSORVEDORES. E esses tronos pode “cruzar” as irradiações de outo trono. Por ex: “O Trono que Gera Justiça (Yemanjá/Xangô) cruzará com as vibrações do Trono do Amor(Oxum) e lá assentará outra divindade Com as funções de Yemanjá (Gerar) qualidade de Xangô (equilibrar) no campo de Oxum (amor), uma Orixá com o atributo de gerar equilíbrio no campo do amor.”

OS TRONOS E AS DIVINDADES ASSENTADAS:

TRONO DA FÉ = OXALÁ / OYÁ TEMPO

TRONO DO AMOR = OXUM / OXUMARÊ
TRONO DO CONHECIMENTO = OXÓSSI / OBÁ
TRONO DA JUSTIÇA = XANGÔ / IANSÃ
TRONO DA LEI = OGUM / EGUNITÁ
TRONO DA EVOLUÇÃO = OBALUAYÊ / NANÃ
TRONO DA GERAÇÃO = YEMANJÁ / OMULU 



Zélio e a Sagrada Umbanda, pensava em escrever sobre esse grande homem mas iria tomar muito tempo de vocês leitores então irei passar um link de um texto que achei muito bom sobre o Pai Zélio.
 (http://www.paimaneco.org.br/filosofia/historia-da-umbanda)


Christopher Grey

Um comentário:

  1. queria muito que voce falasse sobre os orixas, começando pela Mãe Oxum.
    Obrigada

    ResponderExcluir