05 janeiro 2015

Deusa Inanna

Deusa Inanna


É uma das mais antigas manifestações da Deusa Mãe. Inanna a Deusa do amor, do erotismo, da fecundidade e da fertilidade, entre os antigos Sumérios, sendo associada ao planeta Vénus. Era especialmente cultuada em Ur, mas era alvo de culto em todas as cidades sumérias.O dia 2 de Janeiro é tradicionalmente consagrado a esta deusa.
“A história da mulher que se despiu, em sete portais sucessivos, de tudo que ela havia realizado na vida, até estar nua, com nada restando a não ser sua vontade de renascer”.Atualmente, as mulheres árabes homenageiam esta estória antiga com a "Dança dos Sete Véus", embora o poder cósmico envolvido já não tenha significado religioso.
No mito, Inana que é a deusa do Paraíso, radiante, alegre, cheia de vida, desce ao mundo inferior para visitar sua irmã gêmea, No mito, Inana que é a deusa do Paraíso, radiante, alegre, cheia de vida, desce ao mundo inferior para visitar sua irmã gêmea, Ereshkigal, cujo nome significa “a senhora do grande espaço abaixo”, que acaba de perder o marido.l, cujo nome significa “a senhora do grande espaço abaixo”, que acaba de perder o marido.
Para ver sua irmã Inanna teve que passar por 7 portões no submundo, em cada um ela deixou um tributo para sua passagem. Quando chegou na sala de sua irmã já estava completamente nua, sua irmã tomada de ira pela perda do seu marido a matou, a deixando pendurada em um gancho.
A terra ficou infértil e todos os mortais se encheram de medo, terror e enlouqueceram. Seus fiéis sacerdotes pediram aos Deuses que salvassem Inanna, Enki o Deus da sabedoria se comoveu com a história e interveio dando a um dos sacerdotes a água da vida.
O sacerdote totalmente travestido conseguiu chegar até Ereshkigal, a adulou conquistando assim sua confiança e deu a água da vida para Inanna que ressuscitou.
Inanna e Ereshkigal são duas irmãs completamente diferente uma da outra, um  yin e yang, a lua cheia e a lua negra... 
No meu ponto de vista essa historia me passa um enorme complexo de interpretações: como as fases da lua, as estações do ano e nossas próprias faces enquanto humanos , começo , meio, fim, recomeço....

Deixo para vocês estudarem e encontrar sua própria interpretação da historia, aquela interpretação do seu coração.
Blessed Be !!!

Michelle Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário