06 fevereiro 2015

Aflições da vida

Aflições da vida


 “Bem-aventurados os aflitos,porque deles é o Reino dos Céus”, não se referia aos sofredores em geral, porque todos os que estão neste mundo sofrem, quer estejam num trono ou na miséria, poucos sofrem bem, poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzir ao Reino de Deus.
 Para ser cristão, é preciso coragem, ânimo forte. "Seja o teu falar: sim,sim; não, não". Não há lugar para composturas dúbias, indecisas, oscilantes. O crente em Cristo deve possuir convicção inabalável, têmpera rija, caráter positivo e franco. 
 “O ser humano, enquanto reencarnado na Terra,da Vida possui um conhecimento limitado, o que o impede de compreender em profundidade os múltiplos acontecimentos que dizem respeito à sua existência.” 
 Habituai-vos a não censurar o que não podeis compreender e crede que Deus é justo em todas as coisas. O que vos parece um mal, muitas vezes é um bem
 “...Dizei-me se um acontecimento,considerado ditoso na ocasião, mas que acarreta consequências funestas, não é,realmente, mais desgraçado do que outro que a princípio causa viva contrariedade e acaba produzindo o bem?”
 “Frequentemente, a morte prematura é um grande benefício que Deus concede àquele   vai e que assim se preserva das misérias da vida ou das seduções que talvez lhe acarretassem à sua perdição
“Ninguém atravessa os caminhos humanos isento dos sofrimentos... das injunções defluentes da vida na Terra, planeta de provas e de expiações por enquanto.
Qual é a causa dos nossos infortúnios? 
Por que uns sofrem mais que os outros diante de um mesmo acontecimento lamentável?
Como nós Espíritas devemos interpretar os acontecimentos que são considerados desgraças?
O que podemos fazer para manter a confiança,a esperança, a fé, o ânimo diante do sofrimento? 
Qual é a desgraça real?
 Como evitá-la?
 “De duas espécies são as vicissitudes da vida... promanam de duas fontes bem diferentes... Umas têm sua causa na vida presente; outras, fora desta vida.”
 Remontando-se à origem dos males terrestres, reconhecer-se-á que muitos são consequência natural do caráter e do procedermos que os suportam.” 
  Imprevidência, orgulho, ambição, falta de ordem, de perseverança;Uniões desgraçadas, porque resultaram de um cálculo de interesse e nas quais o coração não tomou parte alguma
Doenças e enfermidades decorrentes dos excessos de todo gênero; Pais infelizes com seus filhos, porque não lhes combateram desde o princípio as más tendências;...
 “Mas, se há males nesta vida cuja causa primária é o homem, outros há também aos quais, pelo menos na aparência, ele é completamente estranho e que parecem atingi-lo como por fatalidade...” Causas anteriores das 
 A perda de entes queridos e a dos que são o amparo da família; Os acidentes que nenhuma previsão poderia impedir; Os reveses da fortuna, que frustram todas as precauções.
Os flagelos naturais; As enfermidades de nascença; Crianças que morrem em tenra idade e da vida só conheceram sofrimentos... 


 “... São provas impostas por Deus, ou que vós mesmos escolhestes como Espíritos, antes de encarnardes, para expiação das faltas cometidas em outra existência
“Não há crer, no entanto, que todo sofrimento suportado neste mundo denote a existência de uma determinada falta. Muitas vezes são simples provas buscadas pelo Espírito para concluir a sua depuração e ativar o seu progresso.

 “BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS, POIS QUE SERÃO CONSOLADOS.

 Deveis considerar-vos felizes por sofrerdes, visto que as dores deste mundo são o pagamento da dívida que as vossas passadas faltas vos fizeram contrair; suportadas pacientemente..., vos poupam séculos de sofrimentos na vida futura.”  
É apenas um ponto muito pequeno no infinito de nossa vida; Não somos vítimas da vida. Estamos diante das consequências dos males que produzimos. Nos encontramos em processo de reeducação, tendo oportunidade de acertar nossos débitos para com a vida.


"Espera pelo amanhã, quando o teu dia se te apresente sombrio e apavorante. Se te parecem insuportáveis as dores, lembra-te de Jesus, ora, aguarda e confia.” Após a tempestade.

Wal Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário