03 fevereiro 2015

LAMMAS – O SABBAT DA PRIMEIRA COLHEITA

LAMMAS – O SABBAT DA PRIMEIRA COLHEITA


           
            Para que possamos compreender o conceito fundamental do Sabbat de Lammas, primeiramente temos que entender a lógica de raciocínio da Roda do Ano Wicca e consequentemente as comemorações dos Sabbats. Sendo assim vamos comentar resumidamente a respeito destes dois aspectos que são de fundamental importância.
            Na Wicca acompanhamos a Roda do Ano, que são festivais que representam crenças em um ciclo de nascimento, vida, morte e renascimento.      Estas festividades estão ligadas ao ciclo das colheitas, as fases da Lua e as estações do ano. As principais são as festividades Solares ligadas aos Solstícios e os Equinócios, que são chamados Sabbats.
            Também temos as comemorações de Esbatts que são ligadas aos ciclos lunares.



            
            No dia 31 de Outubro ocorreu o Sabbat de Beltane, onde comemorou-se a semeadura, a fertilidade, a união da Deusa com o Deus que gerariam frutos.
Posteriormente, no dia 21 de dezembro tivemos o Sabbat de Litha. Neste sabbat o Deus Sol chegou ao seu pico de poder. Ele é um adulto e tornou-se Pai (dos grãos), devido a sua união com a Deusa em Beltane. A Deusa foi fertilizada pelo Deus e o fruto da união está crescendo. 
            Litha é um sabbat que comemora-se essencialmente o fogo, o sol, nesse período celebramos a abundância, a luz, a alegria, o calor e o brilho da vida proporcionados pelo Sol.
            Resumidamente podemos compreender que:
·         No Sabbat de Beltane a Deusa foi fecundada;
·      No Sabbat de Litha, o fruto gerado em Beltane, está germinando, crescendo;
·         No Sabbat de Lammas o fruto nascerá.

            Estes mitos correspondem, em sentido figurado, aos rituais de semeadura, germinação e colheita das plantações dos antigos pagãos (Celtas).   Estas plantações eram muito importantes para os camponeses, ou pagãos, pois representavam a sobrevivência de seu povo.
Assim entendemos que, devido a Wicca ser uma religião de raízes pagãs, pode-se compreender o porque da Roda do Ano Wicca estar baseada nos ciclos solares, lunares e estações do ano, é porque estas que eram fundamentais para um bom plantio e uma boa colheita.
Agora que entendemos a sequência lógica das comemorações, vamos falar da próxima festividade, o Sabbat de Lammas:
            Lammas é comemorado no dia 02 de fevereiro pela Roda do Ano do Hemisfério Sul e dia 01 de Agosto pela Roda do hemisfério Norte, e é também conhecido como Lughnashad
Lammas é o Sabbat da primeira colheita, momento em que os primeiros grãos eram colhidos, pães eram feitos e a fartura voltava a reinar. No mito do sabbat, é o período onde a Deusa dá a luz.
            Lammas marca o fim do Verão e o início da época da primeira das três colheitas anuais, uma época de agradecimento aos Deuses por tudo o que colhemos. Agradece-se ao que foi bom e também ao que não foi tão bom, pois na Wicca crê-se que tudo o que acontece na vida faz parte do caminho evolutivo de cada um.
            Durante o Lammas oferendas de agradecimento aos Deuses eram feitas, grãos eram consagrados para serem plantados posteriormente e o Deus era celebrado como o Senhor dos grãos que fazia o seu primeiro sacrifício para nutrir os filhos da Deusa.
            É o tempo de agradecer pelo que você recebeu e cultivar o que você puder para receber mais. Os Bruxos agradecem aos Deuses pela colheita com várias oferendas às deidades, acredita-se que assim está assegurada a continuação da fertilidade da terra e que estão honrando o aspecto da fertilidade da união sagrada da Deusa e do Deus.
Segundo a tradição Wicca, nessa época são feitos bonecos de palha (de milho ou trigo) representando os Deuses, chamados de Senhor e Senhora do Milho.
            Esses bonecos são tidos como amuletos de proteção durante todo o ano, até o próximo Lammas, onde são queimados na fogueira ou no caldeirão juntamente com papéis contendo agradecimentos aos Deuses. Isso ocorre como uma maneira de lembrar aos wiccanos que devemos queimar o passado e utilizá-lo como combustível para o nosso futuro. Acredita-se que isto assegura a continuidade da abundância em nossas vidas.
            Fazendo um paradoxo com nossas vidas, Lammas é um período de colheita de nossas ações. Tudo que plantamos, colheremos, sendo bom ou sendo ruim a colheita é inevitável.
            Por isso pessoal cada ação tomada em nosso dia a dia deve ser pensada de forma que façamos sempre o que é correto para que a colheita seja farta e próspera. Saibamos que tudo que plantarmos retornará três vezes para nós mesmos, de bom ou de ruim!
            Então bruxos, foca no que é certo!

Nota:    Lughnashad = pronuncia-se Lunasá. 

            Lammas       = pronuncia-se Lamas.

Grasiela Marchioro

Nenhum comentário:

Postar um comentário