03 fevereiro 2015

Tarot 01 - O Louco

Tarot 01 - O Louco


O Louco é chamado às vezes de Arcano sem número. Tem vários significados e no Tarô da Iniciação é considerado a representação do ser humano antes de passar pelos outros Arcanos que vão modelar sua personalidade. Ele parece vir do nada e ir para o nada. Em realidade, na maior parte das vezes o Louco é produzido por uma quebra nas nossas vidas. Nosso mundo desaba à nossa volta e somos impelidos por uma força interna, irresistível, na busca de novos horizontes, de uma realidade completamente diferente. Sem ter mapa nem guia, saímos para a Vida para construir um mundo novo, totalmente diferente daquele ao qual estávamos acostumados. Esta fase costuma ser dolorosa até chegar ao momento da libertação. A partir daí, a energia do Louco toma conta de nós e nos impulsiona em direção a novos horizontes. Nunca é fácil, mas a energia deste Arcano misterioso costuma ser muito benéfica, pois através dela vamos descobrir habilidades e recursos que nem imaginávamos que tivéssemos, assim como também nossa coragem.


Com o rosto voltado para frente em direção ao futuro, o louco caminha decidido, mantendo uma expressão tranquila e inocente demais para um homem maduro.
Ele não enfrenta oposição nem tem companhia pois como é representado de costas, revela-se um personagem que rompeu com todas as suas relações anteriores: familiares, sociais e afetivas.
A margem de qualquer ordem o louco pode ser o primeiro ou o último arcano do Tarô. Ele é uma figura extravagante como o mago, mas ao contrário deste, demonstra não ter nenhum senso estético, misturando estilo e cores sem nenhum critério, ele deixa claro o conflito que domina seus sentimentos e passa uma imagem de decadência.
Entre as cores, o amarelo se destaca, aparecendo no estranho gorro (chapéu de bobo), no cinturão, indicando que não lhe faltam abstração e espiritualidade.
Sobre o ombro direito, ele carrega uma vara curta (símbolo do desejo e da força de vontade), e uma sacola levando o essencial ou o potencial para se tornar o mago ou chegar ao mundo.
Talvez por não ter número, significa liberdade, ele olha para o infinito e com isso, mostra que a vida é muito mais do que vemos e a felicidade pode estar além das aparências da vida quotidiana. Isso quer dizer que muitas vezes nos preocupamos com coisas superficiais e não percebemos o que realmente é importante.
O louco é a personificação da sorte, como a sorte, é um componente incontrolável. Quando aparece numa consulta, marca um período afetado pela instabilidade geral, o consulente pode ser influenciado a agir guiado apenas pela intuição, numa compulsão cega a qualquer conselho.
Aconselha-se ao consulente a olhar e avaliar o que possui, para tentar determinar um novo caminho. Planeta: Urano. Signo: Aquário. Elemento: Ar. Rege todos os talismãs (figa). Representa Dioniso: o grande terapeuta do Olimpo, psiquiatra – libere o louco dentro de você. É a parte feminina dos homens. Representa também O Poeta, deus do delírio religioso. Representa o Carnaval. Também é chamado de: O Buscador Espiritual. Representa espíritos das trevas ou sem luz, que não possuem um raciocínio para distinguir o bem do mal.
André Boneberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário