26 abril 2015

Deus das profecias: Apolo!

Deus das profecias: Apolo!



Vamos falar sobre um deus que eu amo, e cultuo o deus grego Apolo!
Apolo é um dos principais deuses do panteão Greco-romano, o nome Apolo significa “brilhante” ou “radiante”, é filho de Zeus e Leto, irmão gêmeo de Ártemis, a muitos mitos a cerca dele, principalmente com relação ao amor.
Irei conta um aqui, o de Apolo, Ártemis e Orion!
Acreditavam que os melhores caçadores do mundo grego eram os gêmeos Apolo e Ártemis, e o caçador Orion, não havia um alvo que um dos três não pudesse acerta, não importasse a distancia, ou quão difícil era, eles sempre acertavam, porém Apolo ficou com ciúmes de Ártemis com Orion, já que os dois acabaram fincando sempre juntos nas caças, acreditam que Orion foi e será o único homem que Ártemis permitiu ficar próximo a ela, então Apolo para se vingar disso fez um desafio a Ártemis.
 "-duvido você acerta um veado que coloquei ao pé da montanha"
Porem Apolo tinha amaldiçoado Orion transformando em um veado, e o posto ao pé da montanha, Ártemis como não recusava um desafio topou, e ela acertou, ate o momento que foi ver, ao chegar ate o lugar em que Apolo indicou, chegando lá Ártemis encontrou Orion morto com uma flecha em seu coração, desde esse episodio Ártemis recusou a companhia de homens a seu lado, e transformou Orion em uma nova constelação nos céus a constelação de Orion a uma variação que diz que Apolo colocou um escorpião para matar Orion (a constelação de Orion e Escorpião dão a impressão que estão lutando) esse é o Mito que mostra Apolo com o aspecto ciumento, agora irei falar do dele e de Dafne!

Apolo era o mais belo dos deuses do Olimpo, senhor da Arte, da Música e da Medicina. Ciente da própria beleza e confiante na sua destreza em manejar o arco de prata, matou a terrível serpente Píton, que da sua caverna no Monte Parnaso, assustava todos os habitantes daquela terra.
Conta Ovídio em “As Metamorfoses” que perante a arrogância de Apolo como vencedor de Píton, Cupido decidiu fazer-lhe uma partida. Para lhe mostrar a superioridade das suas flechas, mandou duas, uma de ouro, com o poder de atrair o amor, sobre Apolo, e uma outra de chumbo que afastava o amor sobre a bela ninfa Dafne, filha do rio-deus Peneu.


Ferido por Cupido, o deus foi tomado de amor pela ninfa, esta que sempre recusara os pretendestes, horrorizada tentou escapar-lhe, correndo como se asas tivesse nos delicados pés.
Arrastado pela paixão, pela vontade de tocar o ser amado, de beijá-la e dizer-lhe o quanto a amava, Apolo corria como acossado pelas Fúrias.
Desesperada, constatando que o seu perseguidor estava cada vez mais próximo, que as forças começavam a fraquejar, Dafne ao ver o pai entre as árvores pediu-lhe que a salvasse mudando-lhe a forma do corpo para que o impetuoso deus a deixasse em paz. Peneu fez o que a filha pediu... E quando Apolo estava quase a tocar-lhe os cabelos, Dafne sentiu um torpor estranho apoderar-se dos seus membros: o seu corpo revestiu-se de casca, os seus cabelos transformaram-se em folhas, os seus braços mudaram-se em ramos e galhos, os pés cravaram-se na terra, como raízes. Impotente perante a metamorfose da sua amada em arbusto, o loureiro, Apolo abraçou-se aos ramos e beijou ardentemente a casca, declarando: 

- Já que não podes ser minha esposa, serás a minha planta preferida e eternamente me acompanharás. Usarei as tuas folhas sempre verdes como coroa e participarás em todos os meus triunfos, consagrando com a tua verdura perfumada as frontes dos heróis.
Foi assim que o loureiro ficou associado ao belo e luminoso deus, símbolo do seu amor pela ninfa Dafne.
Apolo teve vários filhos mais o mais celebre entre eles é o deus Asclépio, deus da medicina.
Sendo assim vemos que Apolo geralmente é um deus ciumento, porem que sofreu por amores, são inúmeros mitos que temos a cerca dele, vamos falar a associação agora:
É Deus do: Sol, Beleza masculina, oráculos, arco e flecha, solteiros, iniciação (masculina), musica, poemas, gêmeos, cura, doenças, verdade, bissexualidade.
Cores: Amarelo, dourado.
Velas: douradas.
Oferendas: folhas de louro, velas, poemas, musica, arco e flecha, oráculos (ler ou jogar).
Uma magia com ele é colocar algumas folhas de louro (de preferência verdes) no sol, pedindo que Apolo lhe ilumine, de força, e coragem, deixe um tempo ao sol, e depois retire elas, colocando embaixo do travesseiro, no outro dia tome um banho com elas, pedindo novamente a força de Apolo, o brilhe, pedindo coisas boas, pegue umas três folhas no Maximo e coloque em sua carteira, assim ira carregar a força de Apolo sempre com você!
Espero que tenha gostado, qualquer coisa comentem e irei responder! Fiquem com os deuses!


Raffi Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário