30 abril 2018

A personificação da morte grega: Thanatos!


A personificação da morte grega: Thanatos!


Thanatos (Tanatos), ou a Morte, é um nome grego masculino. Filho da Noite, que o concebera sem o auxílio de nenhum outro deus, irmão do Sono (Hipnos), inimigo implacável do gênero humano, odioso mesmo aos Imortais, ele fixou a sua morada no Tártaro, segundo Hesíodo, diante da porta dos Infernos, segundo outros poetas.
Foi nesses lugares que Hércules o amarrou com laços de diamantes, quando foi libertar Alceste. O seu nome era raramente pronunciado na Grécia, porque a superstição temia despertar uma ideia desagradável, fazendo acordar no espírito a imagem da nossa destruição.
Os eleanos e os lacedemônios veneravam a Thanatos (Tanatos) com um culto particular, mas não se conhecem as cerimônias desse culto. Os romanos também lhe ergueram altares.
Thanatos tinha um coração de feno e entranhas de bronze. Os gregos representavam-no sob a figura de uma criança de cor preta, com os pés tortos, acariciada pela Noite, sua mãe. Os seus pés, às vezes, mesmo não sendo disformes, estão cruzados, símbolo da posição incômoda em que os corpos ficam na sepultura.
Essa divindade também aparece nas esculturas antigas, com o rosto desfeito e emagrecido, os olhos fechados, cobertos com um véu, e tendo, como o Tempo, uma foice na mão. Esse atributo parece significar que os homens são ceifados em multidão, como as flores e as ervas efêmeras.
Os escultores e os pintores conservaram essa foice à Morte e lhe deram a mais horrível expressão de semblante. A maneira mais comum de representá-la é sob a forma de esqueleto.
Os atributos de Thanatos e da Noite são as asas e o facho derrubado; mas o primeiro se distingue por ter uma urna e uma borboleta. Julga-se que a urna contém cinzas, e a borboleta abrindo o voo é o emblema da esperança de uma outra vida.
Thanatos ou morte, é filho da titã Nix com Érebo e irmão gêmeo do deus do sono Hipnos, alguns dizem que Thanatos nasceu no dia 21 de agosto que é seu dia favorito para tirar vidas.
Thanatos era além de um deus era um monstro que havia o coração feito de ferro e as entranhas de bronze, normalmente ele é representado por um anjo morto, mas algumas vezes ele aparece como um anjo vivo e jovem.
Conta uma história que Thanatos foi matar o rei Sísifo por ordem de Zeus, mas Sísifo conseguiu enganar Thanatos elogiando sua beleza e lhe ofereceu um colar para o deixar mais belo, Thanatos aceitou, mas ele não desconfiava que o colar na verdade era um coleira que o deixou aprisionado, assim ninguém mais poderia morrer o que deixou Hades e Ares muito estressados, Hades libertou Thanatos e o mandou trazer o mais rápido possível Sísifo para seu mundo e foi feito.
Também se diz que Thanatos foi matar o rei Midas, mas não esperava que o herói Hércules estivesse lá, assim Hércules expulsa Thanatos do palácio do rei.
Nix também gerou Éter (o céu superior, onde a luz é mais pura) e Hemera (o dia). Gerou Moro (o destino), Momo (o sarcasmo), Gueras (a velhice), Éris (a discórdia) e as Moiras (o destino), que são três: Cloto (a fiandeira do fio da vida), Láquesis (sorteadora dos que vão morrer) e Átropos (a que corta o fio da vida).  E ainda Nêmesis (a justiça distributiva), Queres (a destruição), Hipno (o sono) e Thanatos (a morte).
Thanatos tinha o coração de ferro e as entranhas de bronze. Numa luta com Sísifo, que era rei de Corinto, foi por ele vencido e acorrentado.  Com Thanatos preso, já não morria ninguém e assim o reino de Hades (dos mortos) foi empobrecendo, pois já não recebia ninguém. Vendo isso, Zeus interveio e libertou Thanatos, que ao se ver livre procurou Sísifo e fez dele sua primeira vítima. Contudo, antes de morrer o rei de Corinto pediu à sua esposa que não lhe fizesse as cerimônias fúnebres, já imaginando um plano para ludibriar a Thanatos. Assim, quando chegou ao Hades, não pode ser aceito, pois não havia passado pelos rituais adequados. Conseguiu então autorização para voltar ao mundo dos vivos, sob a alegação de que desejava repreender a sua mulher por não ter realizado esses rituais, impedindo sua entrada no reino das trevas. Na realidade, este era o plano que engendrara para conservar-se vivo por mais tempo. Descoberta a sua trama, Thanatos voltou para buscar e aprisionar Sísifo, que foi então punido por ter enganado os deuses. Como castigo, recebeu a tarefa de rolar, penosamente, uma pesada pedra até o alto de uma montanha. Mas, sempre que chegava próximo do cume, a pedra escapulia-lhe das mãos e rolava morro abaixo. E Sísifo tinha de voltar para buscá-la, começando tudo outra vez. E isso por toda a eternidade.
Thanatos é o aspecto perecível e destruidor da vida e está presente em quase todos os ritos de passagem. Toda iniciação passa por uma fase de morte (perda), para que se possa chegar a uma vida nova. Ele extirpa as forças negativas e liberta as energias espirituais.
Como sua mãe, Nix – a noite, e seu irmão Hipno – o sono, tem o poder de regenerar.  Ele não é o fim, em si, mas uma passagem. A morte é a porta da vida. (mors ianua vitae).
Tânato (em grego: Θάνατος, transl.: Thánatos, lit. "morte"), na mitologia grega, era a personificação da morte, enquanto Hades reinava sobre os mortos no mundo inferior. Seu nome é transliterado em latim como Thanatus e seu equivalente na mitologia romana é Mors ou Leto (Letum). Muitas vezes ele é identificado erroneamente com Orco (o próprio Orco tinha um equivalente grego na forma de Horkos, Deus do Juramento). É conhecido por ter o coração de ferro e as entranhas de bronze.
Tânato é filho, sem pai, de Nix, à noite, filha do Caos; ou, segundo outras versões, filho de Nix e Érebo, a noite eterna do Hades. Tânato é a personificação da morte, que nascido em 21 de agosto, tinha essa data como o dia preferido para arrebatar as vidas, enquanto Hipno é a personificação do sono. Os irmãos gêmeos habitavam os Campos Elísios (País de Hades, o lugar do mundo subterrâneo).
Segundo Homero, o deus Hipnos vivia em Lemmos e casou-se com Grácia Pasitea que lhe fora concedida por Hera, em troca de seus serviços realizados. Hipno é representado em foma humana e se transforma em ave antes de dormir. Também aparece representado na imagem de um jovem com asas que toca uma flauta cuja melodia faz os homens dormir e ao se locomover, deixa atrás de si, um rastro de névoa. Tânato é representado por uma nuvem prateada que arrebatava a vida dos mortais. Também foi representado por homem de cabelos e olhos prateados. Seu papel na mitologia grega é acompanhado por Hades, o deus do mundo inferior. Tânato é um personagem que aparece em inúmeros mitos e lendas, assim como aparece na história de Sísifo e do rei Midas, que por serem as mais importantes se dispersaram com maior facilidade.
Tânato na lenda de Admeto
Conta-se que o rei Admeto recebe em seu palácio o herói Héracles. Alceste, esposa de Admeto, estava morrendo e então Tânato é enviado para pegar a alma de Alceste, mas Héracles o expulsa de lá.
Tânatos e Macária
Tânatos, certa vez conheceu Macária, deusa da boa morte e filha de Hades e Perséfone. Tânatos foi apaixonado pela deusa, ela também fora apaixonada por Tânatos. Mas os dois não poderiam ficar juntos, devido a Tânatos ser extremamente focado em seu trabalho. Então Macária e Tânatos juraram que mesmo não podendo estar juntos ficariam próximos um do outro. Tânatos e Macária falaram sobre o rio Estige: "Então que cavem duas sepulturas, se eu morrer eu prometo que acordarei do seu lado."

Que sejam prospero.
Raffi Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário