03 julho 2018

A Deusa da concordância: Harmonia!


A Deusa da concordância: Harmonia!



Harmonia, na mitologia grega, a personificação da paz, harmonia e concórdia. Sua equivalente romana é a Concórdia. Ela serve como antítese da Éris, deusa da discórdia. Filha de Afrodite e Ares, representa o equilíbrio ideal vindo da união da deusa do amor e do deus da guerra. É esposa de Cadmo, com quem teve Ino, Polidoro, Autônoe, Agave, Sêmele e Ilírio.
Aqueles que descreveram Harmonia como de Samotrácia, relatou que Cadmo, em sua viagem para a Samotrácia, depois de ter sido iniciado nos mistérios, apaixonou-se por Harmonia, e a levou como sua companheira com ajuda de Atena. Quando Cadmo foi obrigado a parar em Tebas, Harmonia o acompanhou. Quando chegaram na tribo dos enquéleas, eles os assistiram em sua guerra contra os ilírios, e conquistou o inimigo.
Cadmo, em seguida, tornou-se rei dos enquéleas, mas depois foi transformado em uma serpente. Harmonia em sua dor pediu a Cadmo para ir até ela. Quando ela foi abraçada por Cadmo em forma de serpente numa piscina de vinho, os deuses transformou-a em uma serpente, incapaz de suportar ver seu sofrimento
A Mitologia Grega, como as demais mitologias, era a forma encontrada, antes de Cristo, para descrever as origens do mundo.  “Os mitos gregos ilustram as origens do mundo, os modos de vida, as aventuras e desventuras de uma ampla variedade de deuses, deusas, heróis, heroínas e de outras criaturas mitológicas”.
Na Grécia Antiga a cultura era politeista (acreditavam em vários deuses) é como se para cada questão que o ser humano não encontrasse uma  resposta, tinha um deus específico que resolveria seu problema.
Os deuses, embora os gregos antigos acreditassem na sua imortalidade, também acreditavam que  tinham varias funções e, sendo assim, era necessário conhecer os vários deuses para dirigir corretamente as suas dúvidas. Acreditavam também que mesmo sendo considerados deuses tinham qualidades e defeitos como os seres mortais.
O termo Mitologia, segundo o escritor Português Carlos Ceia, significa “termo de dupla significação, indica, por um lado, o conjunto de mitos ou narrativas míticas relativas a seres sobrenaturais, fantásticos ou de valor super humano e, por outro lado, o estudo ou interpretação dos mitos”.
Como é um assunto que eu gosto muito de ler e pesquisar, divido aqui no blog com você para que também possa conhecer um pouco a respeito, lembrando que esses mitos, até hoje, ainda nos traz ensinamentos que são aplicáveis no modo de comportamento dos seres humanos e que nos permite fazer relações com a forma dos antigos gregos explicarem ou elaborarem as origens do Universo.
Já fiz alguns posts por aqui sobre o assunto, mas esse Os 11primeiros deuses da mitologia grega é interessante para você ter uma ideia de onde tudo isso começou.
Os poetas gregos Hesíodo e Homero foram grandes transmissores, através de suas narrativas sobre a mitologia grega. Através deles foram sendo transmitidas de geração em geração esse conhecimento da mitologia grega.
Além dos deuses, os antigos gregos também tinham os seus heróis. “Uma diferença essencial entre as lendas dos heróis e a mitologia propriamente dita, entre os mitos dos deuses e os dos heróis, frequentemente ligados entre si, ou que, pelo menos, lhes tocam as raias, consiste em que os últimos se mostram, alguns mais e outros menos, entrelaçados com a história, com os acontecimentos, não de um tempo primevo que está fora do tempo, mas do tempo histórico, e que lhe toca as fronteiras tão intimamente como se já fossem história propriamente dita e não mitologia”. p. 13.
As cidades na Grécia que mais reuniram lendas sobre Heróis são as duas: Micenas e Tebas e Cadmo foi um dos heróis mais reverenciado por deuses e os homens.
http://blogdamaricalegari.com.br/2016/12/22/cadmo-e-harmonia-e-a-fundacao-de-tebas/
Concórdia é uma antiga Deusa romana que personifica a união, o acordo no casamento e na sociedade, a harmonia e a paz dos lares.
Ela faz parte dos 169 Deuses originais do Estado Romano, também conhecidos como os di indigetes, seus nomes e características são claramente indicados pelos seus títulos, atribuídos pelos primeiros sacerdotes, e pelos festivais que preenchiam o calendário romano. Por isso seu mito se mistura com sua equivalente grega, a Deusa Harmonia.
Por ser filha de Vênus, Concórdia zelava pela harmonia nas relações amorosas entre os casais e, pelo fato de seu pai ser Ares ela presidia a harmonia nas guerras. Ela foi casada com Cadmo e com ele teve quatro filhas Ino, Sêmele, Agave e Autonoe e um filho, Polidoro.
Durante o período Imperial, ela foi reverenciada como Concórdia Augusta no culto dos imperadores romanos além de ser comum inscrições dedicatórias a ela, em nome dos imperadores e membros da família imperial. Ela era cultuada com a protetora da harmonia, especialmente matrimonial, da casa do Imperador.
Na arte, Concórdia é retratada sentada, vestindo um longo manto e segurando uma patera (bacia sacrificial), uma cornucópia (símbolo de prosperidade), ou um caduceu (símbolo da paz). Ela, muitas vezes, é mostrada entre duas outras figuras, como dois membros da família imperial apertando suas mãos. Ela é associada a outras divindades femininas, como a Pax (Deusa da paz) e Salus (Deusa da saúde, limpeza e sanidade), ou Securitas (Deusa da segurança e estabilidade social) e Fortuna (Deusa da sorte). Emparelhado “Segurança e Sorte” também poderia ser representada por Hércules e Mercúrio.
A Deusa Concórdia também era invocada junto com Jano, Salus e Pax, em 30 de março. Era invocada também nas festas familiares da Caristia, e em 1 de abril pelas mulheres casadas junto de Fortuna e Vênus.
O templo mais antigo de Concórdia foi construído em 367 AEC por Marcus Furius Camillus, e ficava no Fórum Romano. Outros templos e santuários foram dedicados a esta Deusa tais como um pequeno santuário de bronze de erguido pelo jurista Gnaeus Flavius ​​em 304 AEC, mas teve que ser destruído quando o templo principal foi ampliado pelo consul Lucius Opimius em 121 AEC. Também houve outro templo construído quando Roma ainda era uma cidadela, com vista para o principal templo da Concórdia abaixo.
Curiosidades
Ainda hoje na Itália, Concórdia é um nome pessoal muito comum.
Concórdia é uma palavra derivada dos radicais latinos “con” (cum) que significa “união”, juntamente com “cor”, “cordis” que significa “coração”.
Orações
Concórdia, radiante Concordia, reside para sempre neste casamento, e assim, devidamente junta em matrimónio, que possa Vênus abençoar este casal com crianças. (pelo poeta romano Marcus Valerius Martialis, livro IV, nº13.7-8)
Grande e duradoura Concordia, obrigado você [marido e mulher] por uma cadeia ininterrupta e próxima de união de coração com coração.
(Estácio, Silvae 5 1 43 ff:)
Epítetos
Concórdia Augusta
Deusas com atributos semelhantes:
Mitologia Grega: Harmonia, Hera
Parentesco:
Filha de Vênus e Ares.
Casada com Cadmo
Mãe de Ino, Sêmele, Agave e Autonoe e Polidoro
Guia rápido de Correspondências:
Invoque Concórdia para: harmonia em relacionamentos, união, acordo no casamento, na sociedade, harmonia e para paz dos lares
Animais: serpente
Cores: branco
Face da Deusa: Mãe
Datas comemorativas: 16 de janeiro (dia de re-dedicação de um templo erguido em sua homenagem), 5 e 6 de fevereiro (aniversário do templo de Concórdia erguido por Lucius Manlius), 30 de março (invocada juntamente com Jano, Salus e Pax), 1 de abril (nas festas familiares da Caristia) e 12 de junho (dia que foi erguido uma ara – pedra de altar – em homenagem a Deusa no Porticus Liviae), 22 de julho (consagrado à Deusa Concórdia).
Símbolos: cornucópia, bacia, caduceu, tocha dupla.

Dicas de magia com Harmonia: quando precisamos de paz, ou ate mesmo fechar algum acordo (seja com empresas, ou com algo de relacionamento) podemos chamar Harmonia, e depois eixarmos uma oferenda de ovos, leite ou vinho para ela em um altar, ou ofertar na natureza. Também pode se deixar essas mesmas oferendas na natureza (no caso da bebida, verter no chão mesmo, ou dar para algum animal beber [no caso o leite], enquanto verte ele no chão agradeça a Harmonia por ter te ajudado).
Que sejam prósperos.
Raffi Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário