19 fevereiro 2015

Os reis do oceano

Os reis do oceano

Vamos falar de um casal, um casal grego!
Os reis do oceano grego, são Poseidon e Anfitrite, a poucos mitos relacionados a eles, vou falar à única que me lembro:
Anfitrite é uma nereida (ninfa do mar), apesar de ser uma ninfa acabou se tornando deusa das águas calmas depois de seu casamento com Poseidon Na mitologia grega, Anfitrite é filha da ninfa Dóris e de Nereu, também era irmã da deusa Tétis e, portanto, tia de Aquiles... Na mitologia romana, é conhecida como Salácia.
Certa vez, quando se divertia com suas companheiras foi vista por Netuno que, maravilhado pela sua deslumbrante beleza, tentou raptá-la, mas ela se recusou a unir-se ao deus, escapou e refugiou-se nas profundezas do oceano, em um lugar onde só sua mãe, Dóris, sabia onde estava. O deus dos oceanos não desistiu de sua paixão e continuou com suas investidas. Mandou um Delfim (um golfinho) procurá-la e ela foi encontrada ao pé do monte Atlas e, convencida, ela cedeu e casou com Poseidon, que a tornou rainha dos oceanos.
Dessa feliz união, nasceu um rebento de corpo de homem e cauda de peixe, Tritão, que se tornou mensageiro e zeloso servidor dos pais, e com sua música produzida com búzios como instrumento, apaziguava a agitação dos mares para que a carruagem paterna pudesse percorrer em segurança seus domínios. Diz-se também que sua descendência foi marcada pelo nascimento de muitas ninfas marinhas, mas também de monstros e gigantes, inclusive mãe dos Ciclopes.
Nas esculturas, ela frequentemente aparece sentada próxima a Poseidon em uma carruagem puxada por Tritões. Representada portando um tridente, símbolo de sua soberania sobre os mares. Assim como Hera, Anfitrite também sofre com as traições de seu marido, mas não tinha a mesma maldade de Hera, junto com Poseidon ela foi mãe de Tritão e Roda, às vezes ela é associada com focas e golfinhos. Seu nome significa: Aquela que é amiga dos golfinhos.
Sendo assim, Poseidon e Anfitrite são os principais deuses marítimos na Grécia, Poseidon é um dos 12 olimpianos sentando a esquerda de Zeus, seu irmão, porem são inúmeros casos de brigas entre eles, agora vamos às associações (separadamente):

Poseidon:
É deus: dos mares, tempestades, terremotos, e cavalos.
Cores: azul marinho, verde mar, cores que representam os mares.
Animais: cavalos, animais marinhos.
Oferendas: conchas, água do mar (não água com sal, água do mar mesmo) representações de tridente.
Velas: branca, ou nos tons de mar.
Anfitrite:
É deusa: dos mares calmos, da paz.
Cores: azul marinho, azul bebe.
Animais: golfinhos.
Oferendas: conchas, algas, e tridente.
Vela: branca, azul clara.

Bem espero que tenham gostado, se ficou duvida, ou algo que não coloquei comenta (ou mande por email) que eu responderei com o maior prazer! Ate à próxima, que os deuses lhe abençoe!


Raffi Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário