14 junho 2018

A erva sagrada: Babosa!

A erva sagrada: Babosa!

O que é a Babosa (Aloe Vera)?
A Babosa, também conhecida como Caraguatá, Erva Babosa, Babosa de Botica, Babosa de Jardim ou Aloe Vera – o segundo nome mais conhecido – é uma planta conhecida por suas propriedades medicinais e cosméticas, que servem para tratar vários tipos de doenças e, ainda, cuidar da beleza da pele e cabelos.
Ela é muito conhecida por seus efeitos calmantes, cicatrizantes e anti-inflamatórios, anestésico, anti-térmico, dentre outros, que podem ser muito úteis para a saúde humana, atuando na prevenção e tratamento de várias enfermidades.
A Babosa pode ser utilizada a partir do seu gel – ou baba, como as pessoas preferem chamar – e em forma de suco. O modo como você vai usá-la vai depender do tipo de tratamento que vai iniciar e qual o seu objetivo.
A planta, além de agir contra os males que atingem o nosso corpo, também é uma forte aliada da beleza. Ela é reconhecida por hidratar a pele e cabelos, sendo, de acordo com as lendas, o segredo da beleza de Cleópatra, a rainha do Antigo Egito.
Para que serve a Babosa (Aloe Vera)?
Como dissemos acima, o uso da Babosa está associado à uma série de finalidades, sejam elas medicinais ou cosméticas. Há uma diversidade de estudos que indicam as suas propriedades para tratar e prevenir doenças, além de embelezar e dar saúde à pele e aos cabelos.
Abaixo, você vai conferir os principais usos da Babosa e quais os benefícios que ela traz para o corpo humano:
1 – Babosa hidrata a pele
Essa é uma das principais funções da planta. A Babosa pode prevenir ou tratar diversos malefícios que acometem a nossa pele, isso por causa do seu efeito acelerador e regenerativo das células da derma. Ela atua como um hidratante natural ao deixar a pele mais bonita e prevenir o envelhecimento.
2 – Babosa trata a acne
A Aloe Vera é muito utilizada para acalmar e acelerar a cura de uma grande diversidade de problemas de pele, como acne, erupções cutâneas, feridas, cortes e arranhões, picadas de insetos e hera venenosa.
3 – Babosa trata queimaduras
Ainda dentro dos benefícios da planta para a pele, a Babosa pode tratar, prevenir e curar queimaduras solares. Por este motivo, ela é encontrada como ingrediente principal nos principais cremes e loções para tratar queimaduras, inclusive em protetores solares, já que ela também ajuda no combate aos efeitos dos raios UV.
4 – Babosa reduz a celulite
É mais um dos benefícios da Babosa no que diz respeito ao âmbito dermatológico. Aliada a uma dieta firme e exercícios físicos, a planta pode ajudar a reduzir os furinhos indesejados na pele.
5 – Babosa melhora a saúde digestiva
Devido à presença dos ácidos graxos encontrados na planta, há uma redução do inchaço e irritação no estômago, intestino delgado e cólon. Ainda, as suas propriedades anti-ácidas auxiliam e previnem a indigestão e seus nutrientes compensam deficiências nutricionais do corpo.
Além disso, a Babosa pode aumentar a produção de linfócitos T e melhorar a imunidade do organismo, ajudando-o na capacidade de combater infecções.
6 – Babosa alivia prisão de ventre
A Aloe Vera pode ajudar na prisão de ventre ou constipações intestinais, graças às suas propriedades laxantes. A ação se deve ao látex encontrado no gel da planta, que é conhecido por colocar o intestino em movimento.
Neste caso, a planta serve como um purgante e induz a diarreia. Desta forma, ela ajuda a aliviar o trânsito intestinal e evitar a prisão de ventre.
7 – Babosa alivia problemas bucais
A polpa da Babosa é um excelente ativo medicinal e permite aliviar feridas, como aftas, gengivite e estomatites.
8 – Babosa protege os cabelos
Assim como na nossa pele, a Babosa atua na proteção dos cabelos, na forma de um protetor solar, cuidando do couro cabeludo contra os raios UV, ou os protegendo contra os danos cotidianos como o clima seco, o vento, a chuva, a secura, a oleosidade, tornando os cabelos mais brilhantes e sedosos.
9 – Babosa contra a queda de cabelo
Dentro dos benefícios para o cabelo, a Babosa é amplamente utilizada contra a queda dos fios. O seu uso pode reduzir e até evitar a queda, graças ao seu poder de fortalecimento da raiz capilar.
10 – Babosa ajuda a eliminar caspas
Ainda falando dos benefícios da planta para os nossos cabelos, a Aloe Vera ajuda a eliminar as caspas e outras seborréias que atingem o couro cabeludo. Para isso, é preciso lavar os cabelos com o gel (baba) da Babosa ou investir em produtos que contenham a planta dentre seus ingredientes.
11 – Babosa como relaxante para o corpo
A babosa tem propriedades anestesiantes que relaxam os músculos da cabeça. Por isso, é muito utilizada na hora de lavar os cabelos. Ao levar a Babosa aos cabelos, é só massageá-los, assim como o couro cabeludo, para obter um efeito desestressante.
12 – Babosa emagrece
Devido às suas propriedades depurativas, a Babosa pode ajudar na perda de peso, mas apenas se estiver aliada a uma dieta balanceada e à prática de exercícios físicos. Em geral, é utilizado o suco da planta para este fim. Misturado ao limão, pode trazer efeitos ainda mais benéficos, graças à alta concentração de substâncias antioxidantes.
13 – Babosa trata câncer de pele
Apesar de não haver estudos científicos que comprovem o uso da Babosa para este fim, há relatos de que a planta já mostrou efeitos positivos relacionados à cura do câncer de pele. Algumas pesquisas mostram a presença de propriedades anti-cancerígenas na Aloe Vera.
14 – Babosa baixa a febre
A Aloe Vera possui efeito antitérmico, nos casos de febre quando é ministrada uma compressa.
15 – Babosa combate dores musculares
A Babosa tem função anestésica, quando a compressa é submetida a dores musculares, anti-inflamatória e cicatrizante, sendo somente administrada a compressa no local da enfermidade. Ela pode aliviar também dores ósseas, enxaqueca, artrite e reumatismo.
16 – Babosa trata gripes e resfriados
Devido às suas propriedades antibióticas, a Babosa pode tratar gripes, resfriados, rinite, bronquite e asma.
17 – Babosa como energético para o corpo
A planta possui propriedades energéticas e é capaz de diminuir o estresse, a depressão, a anemia, além de controlar a diabetes e evitar problemas de má memória.
18 – Babosa aumenta o apetite sexual
Por ser uma fonte rica de energia, a Babosa também pode aumentar o apetite sexual.
19 – Babosa controla o colesterol
Devido à sua função ativadora da circulação sanguínea, a Aloe Vera remove o excesso de gordura das artérias e ajuda a controlar os níveis de colesterol.
20 – Babosa contra pedras nos rins
Graças à sua ação desintoxicante, a planta elimina as toxinas e ativa as funções dos rins e fígado.
Como usar a Babosa (Aloe Vera)?
O uso da planta pode ser feito de várias formas, seja através do seu gel (baba), suco, pó ou em produtos fabricados com a presença da planta. O modo como você vai ingerir a Babosa vai depender da sua finalidade, conforme os benefícios que nós mostramos anteriormente nesse artigo.
O gel – ou baba, como dizem por aí – é extraído da folha da Aloe Vera e é comumente para tratar doenças da pele, como acnes e queimaduras. Neste último caso, também são bem utilizados os cremes feitos a partir da Aloe Vera.
O suco é mais usado em casos de problemas digestivos ou para emagrecer, por exemplo, no qual a ingestão oral proporciona melhor efeito ao ir diretamente para o sangue.
Enfim, são várias as formas que você pode escolher para desfrutar dos benefícios da Babosa. Para saber como utilizar, tenha em mente qual o seu objetivo e o que quer tratar ou prevenir.
Aqui nesse artigo, você vai conhecer separadamente as propriedades do suco e do gel da Babosa. Veja:
Gel (baba) da Babosa
O gel pode ser usado em forma de compressa ou aplicado diretamente na enfermidade. Conheça as suas propriedades e seus usos:
Antitérmica: geralmente, são utilizadas compressas feitas com o gel para ajudar a baixar a febre.
Anestésica: a compressa feita com o gel pode aliviar as dores musculares e ósseas, reumatismo e enxaqueca.
Anti-inflamatória: o gel pode combater inflamações, agindo como a cortisona no organismo, mas sem os efeitos colaterais da substância.
Cicatrizante: o gel extraído da folha dessa planta penetra nas três camadas da pele, facilitando a cicatrização de queimaduras e esfolados.
Receita
Ingredientes:
1 folha de Babosa (Aloe Vera)
1 copo de água
Como preparar:
Abra a folha, retire o gel e misture no liquidificador na proporção de 1 colher de gel para 1 copo de água. Agora, é só aplicar na região a ser tratada.
O suco da Babosa (Aloe Vera) é mais utilizado em casos em que é preciso combater males internos. Veja as suas principais propriedades e os seus usos:
Antibiótico: o suco combate gripes, resfriados, rinite, bronquite e asma.
Digestivo: o suco da Aloe Vera auxilia na digestão, evita azia e gases.
Energético: o suco serve para revigorar o apetite sexual, combater o estresse, a depressão, a anemia, e controlar o diabetes e a má memória.
Ativador da circulação sanguínea: utilize o suco para remover o excesso de gordura das artérias.
Desintoxicante: elimina as toxinas e ativa as funções dos rins e fígado.
Receita
Ingredientes:
2 folhas de Babosa (cortadas e sem os espinhos)
1 litro de água
1 colher de mel
1 maçã (ou suco de limão, no caso de quem quer emagrecer)
Como preparar:
Abra duas folhas da Babosa – tem que ser do gênero Barbadensis Miller, que é a indicada para consumo humano – e retire sua polpa.
Misture no liquidificador, adoçado com mel e 1 maçã, na proporção de 100g da polpa para 1 litro de água. Beber várias vezes durante o dia.
Efeitos colaterais da Babosa (Aloe Vera)
Mesmo sendo extremamente benéfica para a saúde, a Babosa deve ser ingerida de forma moderada, sempre observando os efeitos dela na pele, cabelos ou outro sintoma que você possa vir a sentir com o uso da planta.
De um modo geral, os efeitos colaterais da Aloe Vera no corpo incluem dor abdominal, diarreia, inflamação dos rins, ressecamento da pele, desmaio, hipotensão e nefrite.
Por isso, evite usá-la em excesso e procure um médico se sentir algum destes sintomas ou outro efeito negativo relacionado ao consumo da planta.
Contraindicações da Babosa (Aloe Vera)
Não há contraindicações quanto ao uso externo da Babosa. Porém, é importante ficar atenta ao utilizá-la de modo interno.
A Aloe Vera é contraindicada para crianças, grávidas e durante a amamentação, assim como em pacientes com inflamações no útero ou ovários, hemorroidas, fissuras anais, pedras na bexiga, varizes, apendicite, prostatite, cistite, desinterias e nefrite.
Onde comprar Babosa (Aloe Vera)?
A Babosa pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e algumas feiras livres e mercados. Ainda, você consegue comprar a Aloe Vera pela internet, nas lojas virtuais de produtos naturais.
No entanto, se você tiver tempo, espaço e disponibilidade para cuidar de um jardim, saiba que você pode plantá-la em casa e usufruir de suas propriedades.
uso magico:

BABOSA (Aloe vera)
Planeta: Lua
Elemento: Água
Poderes: proteção e sorte.
Usos mágicos: acredita-se que manter uma babosa em casa, sobretudo no jardim, protege a residência de energias negativas.
ALOE VERA
Nome científico: Aloe vera

Nome popular: Aloé, Aloés-de-curaçau, Babosa, Erva-babosa e Aloés

Planeta regente: Lua
Elemento: Água
Os elementais desta planta são repletos de doçura e beleza, se assemelham a bebês recém nascidos. eles podem executar tarefas mágicas se você possui e cuida desta planta em sua casa ou jardim.
Atributos mágicos: Beleza, proteção, sucesso, sorte e paz.
Erva com enorme potencial e qualidades de cura, ótimo para tratar feridas e manter a pele saudável.
Pode ser aplicado diretamente da planta ou na forma do gel para queimaduras, ajuda a combater uma variedade das bactérias que causam geralmente infecções em feridas da pele.
É também um excelente aditivo para sabonetes e cremes como condicionador.
Você pode armazenar o gel contido no interior da folha em um saco plástico dentro do refrigerador, e assim sempre que precisar poderá usar mais facilmente.
Para repelir energias negativas de sua casa ou trabalho, plante Aloe Vera em um vaso e deixe-o em sua janela, é um poderoso aliado contra inveja.
Em noite de lua minguante, extraia um pouco da seiva de uma de suas lindas folhas, passe este fluido energético em batentes de portas e janelas, isso afastará maus espíritos e energia densa.
Lembre-se de sempre que utilizar qualquer planta para finalidades mágicas, peça permissão para corta-la e agradeça sua ajuda.
Esta planta tem uma história muito curiosa e sensacional. Segundo historiadores, Alexandre o Grande conquistou a ilha de Suqutrah (Socrota) em continente africano, afim de adquirir provisões suficientes da planta, que por suas propriedades medicinais, poderia curar os ferimentos dos soldados após cada batalha.  Eita planta poderosa!
Babosa (aloe vera) Regente: Lua
Usada em feitiços amorosos de reconciliação. Plantada no jardim, é garantia de proteção contra influências nefastas e prevenção de acidentes domésticos.
Que sejam prósperos.
Raffi Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário